Projeto de Genreciamento Escolar

Ola pessoal, estou precisando da opnião e ajuda de vc’s, estou fazendo um sistema em java SE Desktop, de Gerenciamento Escolar…esse programa tera que ter em seu banco de dados com 36 escolas cadastradas, sendo que cada escola tem que ter dados dos, Alunos, professores, responsaveis, turmas, disciplinas, merenda e muito mais…vou fazer uma database para cada escola…essas escolas estarão interligadas, e o banco ficara em um servidor linux…esse programa sera usado constatemente, por todas as escolas…com isso serão varias conexões com o banco de dados ao mesmo tempo…estou usando o postgresql 8.
Em java EE sei que existe o pool de conexões, mas em desktop existe alguma manera de gerenciar essas conexões…pois estou com medo de dar pau no banco por conta de muitas conexões abertas, ou o programa ficar lento…lembrando que são 36 databases, com tabelas enormes…principalmente a de alunos…

por favor me ajudem…preciso de um pool, ou de alguma coisa pra gerenciar isso…ou o java SE desktop e o postgresql suporta essas conexões ao msm tempo?

cara,

uma boa ideia seria usar hibernate para sua camada de persitencia, com isso vc pode usar C3PO, para configurar o pool de conexões.
da uma olhada nesse link, como configura-lo

t+

No caso de uma aplicação desktop não teria muito sentido isto se você pretende expor a esta aplicação o banco de dados. Para vc usar um pool de forma eficiente você teria que implementar uma camada intermediária para o acesso a estes dados tipo uma webservices, EJB ou qualquer outra coisa que vc goste mesmo dentro da Java EE.
Eu pessoalmente não gosto muito e portanto não faço aplicações desktop mais acho que no seu caso seria ou vc colocar uma camada extra ou deixar sem pool mesmo.