Projeto de Grande porte, o que usar? JSF? e o consumo de memória?(Ainda com dúvida)

5 respostas
cesarcneto

Pessoal,

Na empresa em que trabalho estamos criando um projeto que, nos primeiros meses, esperamos ter uma demanda de pelo menos 10.000 - 100.000 usuários on-line.

E estou com muitas dúvidas a respeito de usar ou não frameworks, pois, além de ter que aprender a usar algum não sei qual deles(frameworks) têm uma curva de aprendizado onde eu perca tempo estudando mas compense na velocidade de desenvolvimento e etc.

Vocês têm alguma sugestão? Lenvando em consideração esta preocupação da curva de aprendizado?

Obs: Prentendo usar hibernate também, ao invés de JDBC puro.

Outra pergunta é, devo utilizar JSF?
Venho fazendo alguns estudos com ele a uns três dias e já consegui configurar e utilizar porém, pela característica que percebi do JSF, todos os beans que eu for criar serão de escopo request ou session. E por isso acredito que será exigir muito do servidor, devido a demando mencionada acima, criar tantos objetos na session ou no request…

O que vocês acham, gostaria de todo o tipo de sugestão.

ps:Tentei utilizar o JSF-Spring para integrar os dois frameworks mas não obtive sucesso ainda…

Desde já muito obrigado!

5 Respostas

urubatan

os que forem de request não tem stress …
agora se começarem a colocar coisa demais no session com esta quantidade de usuários o troço vai por agua a baixo :smiley:

cesarcneto

urubatan:
os que forem de request não tem stress …
agora se começarem a colocar coisa demais no session com esta quantidade de usuários o troço vai por agua a baixo :D

Mas no JSF há alguma maneira de definir que um Bean só irá ser criado caso o usuário esteja acessando a página que eu utilizo este Bean???

Tipo assim, o Bean ManterUsuarioController só existirá se o usuário da minha página estiver acessando o formulário de cadastro de usuários…

Porque senão, ainda assim, para cada request vou estar criando uma certa quantidade de Bean… E isso acredito que afetará o desempenho da aplicação não é!!!

Ainda estou esperando sugestões sobre os frameworks e talz…
Aindei fazendo uns testes com VRaptor e, de cara, funfou e achei super tranquilo de usar. O que vocês acham???

urubatan

este é o comportamento padrão …
os beans no JSF por padrão são lazy, ou seja, são inicializados no primeiro uso dentro de seu escopo …

C

Se você quer curva de aprendizado baixa, muita flexibidade e alta produtividade no desenvolvimento sugiro o Mentawai.

www.mentaframework.org

R

Bah kra, usei JSF há um tempo, não sei como tá agora, mas na época, digo que não é um bom framework. Muita gambiarra. Se vc não conhece, e vai ter que ir desenvolvendo e aprendendo, levará muito mais tempo. Não acho o JSF uma boa opção.

Ah, e contrata um “Arquiteto de Software” pra fazer um bom planejamento. Se vc tem essa dúvida, é sinal de que precisa disso…

flw

Criado 16 de março de 2007
Ultima resposta 16 de mar. de 2007
Respostas 5
Participantes 4