Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

De autoria do deputado Bonifácio Andrada, projeto quer garantir que apenas os profissionais graduados em universidades, cursos técnicos ou com mais de cinco anos na área atuem no ramo.

Será que agora sai? :slight_smile:

Tomara.

Antes de entrar na discussão que sempre permeia a regulamentação, acho que deveríamos garantir esse direito básico… Tem muito malandro ganhando bem, posando de “profissional de TI”, engabelando os leigos e prostituindo o mercado dos bons profissionais…

A principio sou contra essa proibição de quem não tem curso superior.
O que deveria ser feito é um Conselho regulatorio em que todos pudessem entrar, e caso alguem agisse de má fé, ele entraria num tipo de lista.

E os autodidatas, quem fez um curso simples (não acadêmico)? Vão ficar na mão? Me parece que isso é para tirar dinheiro!

A primeira lei de regulamentação da profissão da informática aconteceu em 1981, foi aprovada por unanimidade pelo congresso, mas graças a deus foi barrada no senado.

Sinceramente, nunca na história desse pais vai existir tal regulamentação!

Concordo com o java_addicted, profissionais ruins logo caem, e também não quero nem pensar em contribuir com mais algum novo imposto ou taxa.
Abs[]

Eu acho isso uma grande de uma B*#$4… msmo porque no brasil que ah tanta dificuldade de emprego isso só irá aumentar a dificuldade no ramo de informática…

E mais…

Além do mais… tem muito cara bom na area sem FACULDADE… que bota muito neguinho de 4,5,6 anos de faculdade no chão… fico imaginando como será o mercado brasileiro com essa lei… TUDO estaguinado… e sem evolução tecnologica… porque o cara vai precisar de 5 anos em alguma coisa :stuck_out_tongue:

DEPUTADOS IDIOTAS PROCURA CRIAR EMPREGOS E NAO DIMINUIR !!!

Essa lei ai só pode ter sido o filhinho do deputado que com sua faculdade não deve conseguir emprego a uns 10.000 reais???

Cada coisa que vejo…

Outra coisa tambem… isso pra mim é ditadura… e não ira pegar legal… soh aceita essa lei quem é ganansioso ou coisa do tipo…

e em alguns ramos em TI como o JAVA mesmo… um empresa tem como se certificar que o cara é bom… por isso existe as certificações… SCJP SCWD e etc…

Tomará, mas isto é impossível de sair !!!
Só se os profissionais que se interessarem financiarem alguma campanha politica !!!hehehe

[quote=javaman00]
Além do mais… tem muito cara bom na area sem FACULDADE… que bota muito neguinho de 4,5,6 anos de faculdade no chão… [/quote]

Os kras assim, geralmente tem mais de 5 anos de experiência, o que a lei abriga. E assim como tem caras bons sem faculdade, tem cada asno magistrado… :wink:

E concordo que o mercado regula, não disse que ele não faz isso… Mas até o mercado se dar conta de que alguém não presta, já levamos prejuízo. Certamente conhecem histórias sobre algum “consultor” de “TI” que veio prometendo melhorias de processo, etc… com salário muito maior que o seu… e que precisou da sua ajuda o tempo todo para fazer o que você já fazia antes.

Veja bem o que eu disse… antes de discutir taxa, imposto, etc… É um DIREITO que você tem… Eu estudei, ralei na faculdade, sou bom no que eu faço… Porque tenho de dividir espaço com moleques de 15 anos que mal conseguiram instalar o Linux e se acham “profissionais de TI”?!? Por favor…

Se você comprar um bisturi, e sair cortando todo mundo, é exercício ilegal da profissão. Compra um notebook, um terninho, e vai falar de PHP pra alguém… pronto! Profissional de TI! Bah!

Claro que a comparação é tosca, mas vocês entenderam o espírito. O buraco é mais embaixo, vai além de um desconto no salário.

Rodrigo

Olá

Paguei o CREA durante 35 anos (mais ou menos 180/ano) e ele nunca fez nada por mim e nem para impedir que muitos exerçam funções de engenheiro sem diploma.

No caso de TI a coisa é muito mais complicada pois agora parece que tem faculdade enfatizando o ensino de linguagem de programação e framework MVC ao invés de ensinar o cara a desenvolver sistemas e gerenciar projetos. Pelo menos na faculdade de engenharia, no meu tempo, a gente aprendia bastante teoria e isto nos diferenciava do construtor sem diploma.

[]s
Luca

Eu tinho o Crea tbm…

A unica coisa legal eh q você ganha uma identidade diferente (que por si só jah prova que você tem nivel supeior)

Eu tinha um horário diferenciado (6hrs por dia) e um negócio chamado salário mínimo profissional diferenciado (o minimo eh de 6 salários minimos).

O problema é que a empresa tem que querer te contratar numa categoria onde o crea valha de alguma coisa. É mais provavel eles te contratarem como auxiliar administrativo :S

VELO

E tem outro problema, o que é área de informatica??
O cara que dá aula de editor de texto, planilha eletronica, etc.
Vai precizar de diploma?

Não gosto de ser extremista.

Tudo tem os dois lados, gostaria de perguntar aqui, se alguem contrataria um Advogado sem o registro do OAB.

Concordo que acabar com todos os profissionais sem diploma seria “FODA”, mas uma regulamentação acalmaria os profissionais “fajutos”, e valorizaria pessoas que realmente tem a capacidade.

[quote=julianoeustaquio]Não gosto de ser extremista.

Tudo tem os dois lados, gostaria de perguntar aqui, se alguem contrataria um Advogado sem o registro do OAB.

Concordo que acabar com todos os profissionais sem diploma seria “FODA”, mas uma regulamentação acalmaria os profissionais “fajutos”, e valorizaria pessoas que realmente tem a capacidade.[/quote]

Isso mesmo, é nesse sentido que eu gostaria de ver a regulamentação. Sem ufanismo, e sem medidas extremas que possam prejudicar bons profissionais. Sua necessidade é urgente, mas não deve vir para criar problemas, ao invés de resolvê-los.

E concordo com o comentário sobre a tendência das universidades… realmente lamentável. :frowning:

Outro uso da regulamentação é definir, de uma vez por todas, os profissionais de desenvolvimento de software sob um “namespace” :wink: Por anos, áreas como administração e engenharia têm exercido domínio sobre TI, na minha opinião injustamente.

[quote=ranophoenix]
De autoria do deputado Bonifácio Andrada, projeto quer garantir que apenas os profissionais graduados em universidades, cursos técnicos ou com mais de cinco anos na área atuem no ramo.

Será que agora sai? :)[/quote]
Sou novo no fórum mas gostaria de dar minha opnião:
Será que o mercado já não regula isso por si próprio ? Eu sou contra a regulamentação porque:
1 - Possuo registro de entidade de classe (CREA) e a única coisa que fizeram por mim foi mandar o boleto anualmente para minha casa para eu pagar.
2 - Isso é criar reserva de mercado. Ou seja, o mercado ficará como está, so que agora vamos ter um novo ator que assina os serviços. Ou seja, como um contador, um despachante e outros tantos.
Sou contra a regulamentação, informática é uma área que atende um panorama muito grande de aplicações.
Quer dizer que a partir da regulamentação da lei, Engenheiros, técnicos e matemáticos não poderão mais trabalhar em informática ?
No mundo inteiro isso não existe, porque existiria aqui agora ?

[quote=Luca]Olá

Paguei o CREA durante 35 anos (mais ou menos 180/ano) e ele nunca fez nada por mim e nem para impedir que muitos exerçam funções de engenheiro sem diploma.

No caso de TI a coisa é muito mais complicada pois agora parece que tem faculdade enfatizando o ensino de linguagem de programação e framework MVC ao invés de ensinar o cara a desenvolver sistemas e gerenciar projetos. Pelo menos na faculdade de engenharia, no meu tempo, a gente aprendia bastante teoria e isto nos diferenciava do construtor sem diploma.

[]s
Luca

[/quote]
Estou no mesmo pé que você, também concordo, quem quiser que tire certificados, o mundo já está dando mais valor para isso.

[quote=eric_jf]E tem outro problema, o que é área de informatica??
O cara que dá aula de editor de texto, planilha eletronica, etc.
Vai precizar de diploma?
[/quote]

falou e disse!

Thiago Gregório

SCJP - Sun Certified Java Programmer
SCAJ - Sun Certified Associate for Java

la vamos nos novamente, mas …
Eu acho que regulamentar vai ser a pior merda que ja fizeram, pelos seguintes motivos (sem nenhuma ordem de importancia)

  • Não é regulamentado em nenhum lugar do mundo
  • Fazer sites é trabalhar com TI? dependendo do site um publicitario faz muito melhor do que qualquer programador que eu conheço.
  • WebDesign é TI?
  • como é que eles vão regulamentar uma coisa que muda a cada seis meses?
    ** Hoje quais sub profissões existiriam?
    *** Programador
    *** Web Designer
    *** Testador
    *** Analista de Sistemas
    *** Arquiteto
    *** Projetista
    *** E quem não trabalha com RUP?

bom, isto foi só pra começar, mas é estupidez completa querer fazer isto.

  • agora para arrumar gerra aqui: lógico que não são todos, mas mais da metade dos profissionais que conheço com uma faculdade de informática são profissionais mediocres, simplesmente pelo fato de eles acharem que podem trabalhar só com o que aprenderam na faculdade.
  • sim, existem também profissionais mediocres que não fizeram uma faculdade
    *não, não ach oque a faculdade de informatica seja completamente inútil, mas acho ela completamente dispensável para muita gente, na verdade acho ela dispensavel para a grande maioria.

oncordo com julianoeustaquio .

Acho que tudo tem os dois lados , mas ca entre nois , existe muitos caras ai que acabara de sair de um cursinho de 2 anos numa faculdade vagabunda , cobrando 200 conto por uma atualizacao web ai , e nao falo so no codigo XHTML nao , falo tambem em java

Acho que as empresas deveriam valorizar mais os bons funcionarios , pois eles sim ficam horas sem dormimr para nao ganhar bem e ainda lotar o bolso do dono da empresa e seus acessores

Acho que deveria existir cadeira eletrica hehe isso sim