Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

[quote=julianoeustaquio]Não gosto de ser extremista.

Tudo tem os dois lados, gostaria de perguntar aqui, se alguem contrataria um Advogado sem o registro do OAB.

Concordo que acabar com todos os profissionais sem diploma seria “FODA”, mas uma regulamentação acalmaria os profissionais “fajutos”, e valorizaria pessoas que realmente tem a capacidade.[/quote]
no brasil eu não contrataria o tal advogado por que ele não pode advogar sem a carteira da OAB
nos EUA eu contrataria, pois ele pode fazer uma prova e se tornar um advogado pratico, e a partir disto tem o direito de advogar.

agora, advocacia e informatica não tem nada a ver uma coisa com a outra …
advocacia precisa de burocracia pois a burocracia é o unico motivo de a advocacia existir …

agora querer regulamentar informatica não faz sentido nenhum.
só por que eu tenho uma faculdade de informatica eu posso ser um analista? que besteira, eu sei que seria um péssimo analista.
e conheço muita gente que não tem faculdade que é um excelente analista.

a mesma coisa com programadores, conheço muita gente que tem informatica que mal e mal aprendeu uma linguagem, e isto não é ser programador, isto é ser macaquinho de escrever código …

ou seja, uma faculdade não te habilita a desenvolver sistemas …

velha discussão, mas vamos la de novo…
resumidamente:
Normalmente(não sempre), quem defende a regulamentação é o cara que achou que ia se formar prontinho p/ mercado e ia sair ganhando dinheiro, mas quando chegou no mercado viu que as coisas não são bem assim. E não aceita que o cara que não é graduado se de bem.
Na TI vale muito mais o know how, é um mercado que evolui muito rapido e vc tem que se atualizar sempre.
Claro, graduação é importante, mas não é diferencial.

E por favor, não comparem nossa profissão com outras, tipo advogado, medico e afins, como “vc deixaria uma advogado defender vc sem OAB?”

Area de TI é BEM diferente/maior/abrangente.

Flw!

[]'s

Acho que o grande problema, que faz com que tenha um monte de malandro fingindo que sabe é que muitas empresas não sabem absolutamente nada de informática. Resultado: processo de seleção incapaz de verificar se o candidato realmente sabe alguma coisa.
Um diploma não quer dizer nada. Estou no 4º ano do curso de Computação Científica e na minha sala tem cara que programa driver pra linux e tem cara que não sabe escrever um Hello World (e tbm não sabe nada REAL sobre redes, projeto de software, ou qualquer outra coisa ligada à computação). E no fim, mesmo que aos trancos e barrancos, com uma DP aqui, outra ali, esse segundo cara acaba se formando também…
As empresas vêm esse tipo de cara, com um diploma na mão e pensam: “Esse cara estudou 5 anos, deve entender muito!”. Pronto, tá feita a merda. Acho que é essa mentalidade que alimenta os malandros. Em muitos casos não existe análise pra contratar.

Sobre usar o que aprende na faculdade… Da faculdade acho que só uso o básico que aprendi de C e estrutura de dados… porque de resto tive que aprender tudo sozinho, com livros e muitas horas na frente da máquina :stuck_out_tongue:
A faculdade te dá no máximo uma BASE. Se um cara se forma achando que tudo o que ele vai precisar para trabalhar é o que aprendeu na faculdade, é porque esse cara não sabe nem porque estudou 4 ou 5 anos…

Acho que uma lei dessas só vai atrapalhar. Conheço gente que entende MUITO, mas MUITO mesmo, que não tem faculdade e nem técnico. Aprendeu sozinho e programa desde novinho… Um cara desses vai ficar desempregado?! Regularizar imposto, só pra isso mesmo que essa lei serve…

Alguém pode postar um link com essa notícia? Uma referência? Procurei um pouco e não achei nada, nem no site do deputado referido: http://www.camara.gov.br/BonifaciodeAndrada/index.html

Aliás, não era o Eduardo Paes que estava conduzindo isso? Ele passou o bastão pro Bonifácio por ser candidato?

Como o urubatan citou, aqueles que defendem o modelo podem me explicar porque ele daria certo nesta terra onde plantando tudo dá se:

(1) ele não é utilizado nos estados unidos
(2) nem na índia
(3) a ACM já desistiu deste tipo de coisa

Por que brasileiro quer criar coisas mesmo sabendo que não funcionam? Uma década de atraso na reserva de mercado não foi o suficiente, precisamos de mais?

Opa…

Como tudo na vida tem seus prós e contras.

Eu ainda estou indeciso com esta situação “Regulamentar ou Não-Regulamentar”. Mas estou tendendo mais para a regulamentação com ela acho que muitos pseudos “profissionais” em TI sairão do mercado assim dando caminho e parando de banalizar um profissional em TI de verdade.
Mas infelizmente “perderemos” muitos profissionais que não tem graduação e que dão um show de conhecimento e profissionalismo em muitos graduados aí.

:wink:

boa… jgbt

acho essa parada de comparar a area de TI com outras é uma grande burrice… muito diferente…

oque existe sim na area de TI deveria ser para cargos como… ANALISTA PROJETISTA BLAH BLAH… essse ai sim deveria ter um bom diploma :twisted:

mais é aquela coisa… mesmo nós “pioes” com “certificados do mercado” que são “cursos centrados” como a caelum por exemplo… podemos chegar la sem problemas… :twisted: por um caminho mais alto em sentido de conhecimentos.

Oque estão querendo fazer eu lhe digo bem oque é!!!.. é ganhar controle nessa area para se retirar mais impostos!!!

Principalmente dos PJ’S vai vendo… :twisted:

PS: isso até quando eles obrigarem os impostos a ficar igualzinho no CLT rs.

pessoal que ta se doendo dessa maneira possivelmente não tem curso na área de informática…

se medicina, engenharia e até direito. com a prova da oab tem, por que não informática ?

tirar certificação não é solução não… tem que saber padrão de projeto, compiladores, I.A., administração, cálculo…

absurdo, a meu ver, é justamente isso… desqualificar o estudante da área… senão eu ia pegar um livro de direito tributario e me danava a estudar…
pronto… sou “adevogado” tributarista…

falou

[quote=obattousai]Opa…

Como tudo na vida tem seus prós e contras.

Eu ainda estou indeciso com esta situação “Regulamentar ou Não-Regulamentar”. Mas estou tendendo mais para a regulamentação com ela acho que muitos pseudos “profissionais” em TI sairam do mercado assim dando caminho e parando de banalizar um profissionais em TI de verdade.
Mas infelizmente “perderemos” muitos profissionais que não tem graduação e que dão um show de conhecimento e profissionailismo em muitos graduados aí.

:wink: [/quote]

Pessoal,

tudo na vida tem seus pós e contras.
Tem muita gente que diz que é tecnico em informatica, q soh pq sabe tirar uma memoria de um computador e trocar umas placas diz q entende tudo e ainda por cima enganam o coitado do cliente q nao sabe nem pq serve o processador. Mas ser mau carater nao quer dizer q o cara nao é formado tbm.

Eu gostaria de ver a area de informatica como é a do contador por exemplo, que é obrigatorio toda empresa ter um. Imagina como seria bom, toda empresa que ser informatizada tem que ter gente especializada, nao importa se o cara fez curso numa faculdade ou como tecnico, mas deveria ter sim. Pq senao vai uma cara q faz matematica e coloca um hub aqui outro ali, liga os computadores e diz q fez uma rede.

Tem muita coisa ruim que poderiam acontecer se aprovarem e tbm pode ter muita coisa boa, mas tbm depende de nós (que somos da area) lutar para que seja mais coisas boas do que ruim.

[quote=obattousai]…
Mas estou tendendo mais para a regulamentação com ela acho que muitos pseudos “profissionais” em TI sairam do mercado assim dando caminho e parando de banalizar um profissionais em TI de verdade…[/quote]
Vc acredita mesmo que isso irá acontecer com a regulamentação? Se em profissões regulamentadas há séculos existem os burladores aos montes (vide os que exercem medicina sem diploma), quem dirá uma profissão tão abrangente como TI.
E mesmo assim, seria muito fácil para uma empresa manter uma equipe, por exemplo, de 10 pessoas, sendo que 9 não têm o “CRTI” e o único que tem fica lá só pra “assinar” o projeto, coisa que por sinal é o que já acontece em trocentas outras profissões por aí.

Eu sou formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora e sou contra.
Não é só porque os outros cursos tem q a area de informatica precisa ter, e nem sei se as outras areas precisão ter, o que não cabe essa discuça aqui.
Passa por um faculde não garante qualidade, e não ter faculdade também não quer dizer que não tenha qualidade.

[quote=JBoy__]pessoal que ta se doendo dessa maneira possivelmente não tem curso na área de informática…

se medicina, engenharia e até direito. com a prova da oab tem, por que não informática ?

tirar certificação não é solução não… tem que saber padrão de projeto, compiladores, I.A., administração, cálculo…

absurdo, a meu ver, é justamente isso… desqualificar o estudante da área… senão eu ia pegar um livro de direito tributario e me danava a estudar…
pronto… sou “adevogado” tributarista…

falou[/quote]

beleza…

vou escutar vc na hora que vc precisar de um “pajé” ou de um acupunturista pra curar sua doença…

Bom… ai vai minha opnião !

Regulamentar a área de informática não vai dar certo mesmo… se formos comparar com outras áreas… como medicina, advocacia, engenharia e outras…

Essas áreas não mudam de um dia pra outro, então fica fácil vc estipular um padrão de ensino… que eh isso que as faculdades fazem… em qlqr lugar do Brazil que vc for fazer advogacia, o conteúdo do curso eh o mesmo… e vem sendo o mesmo a anos…

Agora, estipular um padrão de ensino em informártica ?? Uma coisa que muda de água pro vinho em pouco tempo… não tem como funcionar…

O mercado eh que deve padronizar os profissionais e não o governo (e esse gopverno que temosm fala sério… os caras soh querem criar mais um imposto pra ganhar mais dimdim… que se %$¨&¨ o profissional)

Claro que vc fica puto da vida quando vem um carinha que fez cursinhos de 2 anos, onde o foco foi soh linguagem… e o cara manja nada de metodologia, modelagem ou mesmo de orientação a objetos…

Ai vc pega um nego desse desenvolvendo e ganhando uma baita grana pra fazer merda… mas de quem eh a culpa ??

Dele ? Do governo ?? Sua ??? ou da empresa que contratou o cara soh pq ele desenvolve rápido… mesmo que saia aqueles programas porcos que ngm consegue dar manutenção a não ser ele mesmo…

Existem empresas que exigem um curso superior na área de informática p te contratar…

soh que para muitas outras, um cara que tem ensino superior e ficou ouvindo conceitos durante 4 anos sai mais caro caro do que um cara que leu um livro “Aprenda JAVA em 21 dias” hehe…

Esse assunto eh muito complicado… mas com o tmepo… o próprio mercado e os profissionais de verdade vão definir isso…

fui !

Site com a matéria completa:

http://computerworld.uol.com.br/gestao/2006/09/13/idgnoticia.2006-09-13.0477423378/IDGNoticia_view

Site com o projeto de Lei:

http://www2.camara.gov.br/proposicoes/loadFrame.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/prop_lista.asp?fMode=1&btnPesquisar=OK&Ano=2006&Numero=7109&sigla=PL

[quote=JBoy__]pessoal que ta se doendo dessa maneira possivelmente não tem curso na área de informática…

se medicina, engenharia e até direito. com a prova da oab tem, por que não informática ?

tirar certificação não é solução não… tem que saber padrão de projeto, compiladores, I.A., administração, cálculo…

absurdo, a meu ver, é justamente isso… desqualificar o estudante da área… senão eu ia pegar um livro de direito tributario e me danava a estudar…
pronto… sou “adevogado” tributarista…

falou[/quote]
Só para comentar:
Tenho curso superior em Sistemas de Informação pela PUC-Campinas.
Tenho mais de 5 anos na área de Sistemas.
Portanto me enquadro nas duas condições.
Estou me preparando para SCJP e PMP.
E sou contra a regulamentação, porque só vai criar Trainees “Assinadores” de projeto.
Nunca vi ninguém saindo da faculdade que não tivesse curiosidade ou experiência na área ser capaz de participar de um projeto (e isso não é só em informática, mas como engenharia também).
No mercado nacional, faltam de 15 a 20 mil profissionais pela demanda que existe. Porque então o pessoal recém-formado chia tanto pela regulamentação ? Existem 15 mil vagas disponíveis.
Isso mostra como nossos legisladores não tem o que fazer. Deveriam estar discutindo CAPACITAÇÃO e não REGULAMENTAÇÃO.

Hoje em qualquer profissao oq vale é a experiencia, o problema que ninguem nasce com essa experiencia, e o mercado da-lhe dispensar alguem que pode ser o cara mais inteligente do mundo pq nao tem experiencia.

Eu ultimamente estou tendo esta dificuldade, quero entrar na area de programação mas soh tenho experiencia em manutenção. Dai meu amigo q conseguiu um estagio em desenvolvimento e estuda comigo consegue facil emprego em desenvolvimento, mesmo eu ensinando ele muitas coisas.

Entao pessoal, pra que regulamentar se na verdade a experiencia vale mais??

goto previous post

Vc está distorcendo o que eu disse,
Uma coisa é o saber de uma área, que pode adiquirido tanto por uma faculdade, por auto-didatitismo, grupo de estudos entre outras coisas.
Eu conheço um monte de historias de gente formada que já fez cada coisa que vc não acredita.
Para vc ver, homeopatia não é provado ciêntificamente e é aceito pelos conselhos
de medicina.

[quote=JBoy__]beleza…

vou escutar vc na hora que vc precisar de um “pajé” ou de um acupunturista pra curar sua doença…[/quote]

Nunca falei na falta de capacidade desse tipo de profissional.
E SEI, que existem profissionais muito bem quistos em informática que vieram de outras áreas.

O que eu falo de regulamentação é:

  • Se eu quiser mudar de informática para medicina não posso. Por que o contrário será válido ? Todo o meu esforço e conhecimento de faculdade não valeram de nada ?

  • Profissões que, não estou desqualificando nenhuma delas, não exigam tanto da ciência da computação em si, e não vou cita-las, podem muito bem SIM sem feitas com cursos técnicos.

  • Auto-didatismo, a meu ver, somente é valído para pessoas que se enquadram nos requisitos que citei. É correto tomar remédio sem prescrição médica ? Você levanta uma casa sem aconselhamento apropriado ?

  • Homeopatia é muito lindo, muito maravilhoso até a hora que alguém tá quase morrendo. Quero ver neguinho morrendo de AIDS se não vai voltar pra o velho coquetel… Conversa fiada.

  • Experiencia SIM. Trabalhadores com mais de 5 anos devem ter uma prova de regulamentação na área ou algo que faça. (Duvido muito que isso realmente seja implementado)

Realmente legislação aqui no brasil é um absurdo.

E na Europa é SIM pedido diploma. Não seja diplomado pra você chegar lá com sua certificalção SCJP pra ver que tipo de trabalho você pega.

[quote=MarcioTavares][quote=obattousai]…
Mas estou tendendo mais para a regulamentação com ela acho que muitos pseudos “profissionais” em TI sairão do mercado assim dando caminho e parando de banalizar um profissionais em TI de verdade…[/quote]
Vc acredita mesmo que isso irá acontecer com a regulamentação? Se em profissões regulamentadas há séculos existem os burladores aos montes (vide os que exercem medicina sem diploma), quem dirá uma profissão tão abrangente como TI.
E mesmo assim, seria muito fácil para uma empresa manter uma equipe, por exemplo, de 10 pessoas, sendo que 9 não têm o “CRTI” e o único que tem fica lá só pra “assinar” o projeto, coisa que por sinal é o que já acontece em trocentas outras profissões por aí.
[/quote]

Realmente é uma questão muito delicada as vezes fico pensando na situação: não é justo eu tirar a oportunidade de uma pessoa que trabalha com manutenção só pq eu tenho (mesmo que só no final do ano. rs) diploma, pois não saco nada de hardware. :roll:
A área de informática como muitos já disseram aqui é muito abrangente e fica muito difícil controlar.