[quote=pcalcado][quote=felipecruz]
a realidade pra 90% dos casos… o mercado nao ensina…
o livro da estante é jsp em 21 dias…
não tem como vc negar essa situação…
[/quote]
E tem como você negar que a maioria das pessoas numa faculdade fazem prova, passam e esquecem? Isso se fazem prova direito, nas facudlades aprticulares do RJ toda lsita de discussão de alunos (não só de tecnologia) são centrais de distribuição de gabaritos.[/quote]
claro que não posso negar…
mas imagina se daqui uns anos, quem quiser trabalhar com TI nao fizer mais faculdade…
vamos ficar na merda no mercado de TI, e com uma imagem ruim… so com programadores de jsp… (forma de expressao… hehe)
concordo! conhecimento se encontra em qualquer canto … mas profissional qualificado so vindo da facudade meu caro. Não vejo ninguem que já sabe dirgir reclamando de ter que fazer auto-escola para tirar habilitação.
Pode ate ser verdade (você tem acesso aos dados do poscomp ou provão do mec?!). Mas ai é de cada um escolher em qual faculdade vai estudar. Particulamente minha faculdade é muito boa poderia escolher varias mas escolhi a que ao meu ver não era “mediocre”.
Se para termos uma ““profissão”” basta que peguemos um livro e em 20, 30 dias aprendermos alguma coisa e dizermos que somos “profissionais” então o mundo vai virar uma bagunça…para eu ser advogado vou ler todos os códigos (civis, trabalhistas, penal), estudar um tempo e dizer…“quero defender seu caso”…médico…vou no cemitério pegar meia dúzia de cadaveres, abri-los e daqui uns 6 meses posso operar pessoas…Pelo amor de Deus…estamos falando de uma profissão regulamentada, séria e executada por profissionais que seguiram o caminho normal imposto pela sociedade mundial desde o seculo XVII (mais ou menos)…nossa profissão NÃO pode ser diferente…tem que ser regulamentada…eu não posso aceitar que digam que faculdade só serve pra dar papel, se faculdade só ensina coisas que não utilizamos se EU FIZ e não concordo com isso…a faculdade SIM ensina coisas que utilizamos e SIM mexer com informatica não é diferente de advogar, exercer a medicina, etc…quero ser um profissional regulamentado…quem não pode fazer curso superior? lamento…temos hj em dia PROUNI, FIES e as faculdades publicas…quem não quer fazer? Azar o da pessoa…vai ficar pra tras pq hj em dia muitos lugares fazer a separação: com ou sem faculdade…isso não é moda ou tendencia…é o curso natual das coisas.
O que penso é que faltam pessoas com vontade de aprender a aprender
Muitos não sabem estudar, senso crítico me parece que está virando raridade =/
Profissionais ruins são os que causam imagem ruim, não acho que uma boa imagem para o mercado seja só porque tem isso ou aquilo de cursos, faculdade aqui ou acolá, etc etc…os resultados de um determinado trabalho contam mais
Comparado a quem? India? China? EUA? Inglaterra? Alemanha? Quais destes países exigem este tipo de regulamentação?
Já que você colocou a mim e aos outros que o paulo e outras pessoas citaram como desqualificados você pode mencionar pessoas qualificadas para que possamos ter exemplos?
Ou ainda embasar este argumento com algum fato? Claro que pode ser só sua opinião pessoal, daí não existiriam fatos, por favor informe se for o caso.
Quanto ao resto de advogados, jornalistas e etc., por favor, usem argumentos novos ou pelo menos comente as outras dezenas de páginas onde já discutimos estes argumentos. Colcoar a mesma coisa a cada duas páginas não ajuda a manter o debate sadio.
Então…
um amigo meu ficou lendo o Código Penal durante 4 anos…defendeu um caso e ganhou…quem disse que ele não é melhor que um outro amigo meu que ralou 5 anos na faculdade, fez estagios, etc e hoje é um ‘profissional’ registrado e apto para trabalhar?
eu nao vou comparar… eu tenho a minha opiniao sobre o que eu acho melhor pro meu pais…
pelo menos, os paises citados, geram tecnologia… nos nem isso
o google veio de uma faculdade…
muita coisa foi produzida por academicos…
se o brasil tivesse um numero maior de academicos talvez nos produzissemos mais… acho que a faculdade passa isso pro aluno… uma cultura de produção tecnologica… coisa que muita gente so com o mercado nao tem…
eu dou outro exemplo, do meu pai que nao fez faculdade de marketing e era gerente nacional do departamento de TV da Sony Music… exceção…
Ok, esta é a sua opinião então, sem fatos, aapenas opinião.
Espero que verifique melhor a ‘qualificação’ de pessoas quando ler um artigo ou receber uma resposta. Ah, e nem passe perto daquele tal de Hibernate, já que foi feito por alguém que não cursou ciência da computação. JBoss então, nem pensar. Aliás, corra! Lembrei que este fórum foi implementado por alguém sem qualificação, pode desabar a qualquer momento!
Cada um escolher em qual faculdade vai estudar? Quantas vagas existem? Então quantos futuros profissionais terão acesso a essas faculdades? A quantidade de profissionais formados por essas faculdades irá suprir a demanda do mercado? Me desculpe, mas sejamos realistas…
Hoje eu trabalho como desenvolvedor em uma equipe de pesquisas do ITA - uma das mais conceituadas universidades do país. Conheço pessoas extremamente qualificadas aqui. Mas poucos tem acesso à essa realidade. Quem dera a maioria das faculdades do país fassem assim.
Em resumo:
:arrow: Boas faculdades podem formar bons e maus profissionais
:arrow: Existem profissionais que não possuem faculdades que são melhores e outros que não são melhores do que os que possuem faculdade
:arrow: A maioria das faculdades é, sim, mediocre
:arrow: Uma pequena parcela da população tem acesso as instituições de qualidade
Faculdade é importante, mas não é necessariamente indispensável.
glaucio você saiu aqui de recife para campinas atraz de um mestrado e vai dizer que isso não conta o suficiente =(
que mudança ein?! :shock: [/quote]
Olá Daniel,
O mercado é focado. É fato que na universidade você aprende coisas valiosas, mas muitas delas são usadas de maneira marginal apenas.
Universidade é bom porque aglomera pessoas inteligentes e/ou socialmente bem resolvidas. Foruns de discussão e outros meios virtuais também têm essa mesma finalidade.
E sinceramente, creio que um mestrado em computação quântica aplicado à geometria molecular não vai agregar em nada para o conhecimento profissional no mercado de trabalho. Iria agregar em um nicho muito mais específico, o que no brasil parece mais um conto de fadas.
fiz um quote de um dos maiores filosofos de nossa epoca dizendo oque ele achada desse assunto. Se ele não é um fato pra você só jesus descendo a terra e falando no fantastico né?!
… para falarmos apenas das competências adquiridas durante as experiências sociais e profissionais dos indivíduos, não geram hoje nenhuma qualificação. …
concordo! mas qualificado mesmo so quem faz faculdade! Manda rubinho dirigir sem CNH por ai pra ve se ele não leva multa.