Projeto de lei exige regulamentação do profissional de TI

JBoy, me perdoe, mas seus exemplos são péssimos.

By the way, quem quiser entrar em contato com o deputado Bonifácio de Andrada, deve acessar a página de contato dele:
http://www.camara.gov.br/BonifaciodeAndrada/contato.html

Seria legal que enviassem para ele alguns emails explicando os prós e os contras de uma eventual regulamentação da profissão. Mas que de preferência essa explicação seja baseada no mundo real, e não no mundo ideal onde tudo funcionaria linda e perfeitamente bem e todos seriam honestos e generosos.
De preferência também, seria legal evitar emails de ataques ao deputado, que nesse caso vai perceber que são um bando de moleques querendo fazer barulho e vai simplesmente ignorar qualquer explicação mais cabível.

Eu acho que a profissão de “político” deveria ser regulamentada. Obrigando um curso universitário de Política.
Eles tem o poder de f*der com a vida de muito mais pessoas ao mesmo tempo do que um médico, advogado ou profissional de informática.
Isso também evitaria candidatos que querem passar óleo de peroba na cara dos outros, construir aerotrens e outras aberrações.
Concordo que o presidente Cientista Social não foi bom, mas o analfabeto metalúrgico está sendo pior.

[quote=JBoy__]Nunca falei na falta de capacidade desse tipo de profissional.
E SEI, que existem profissionais muito bem quistos em informática que vieram de outras áreas.

O que eu falo de regulamentação é:

  • Se eu quiser mudar de informática para medicina não posso. Por que o contrário será válido ? Todo o meu esforço e conhecimento de faculdade não valeram de nada ?

  • Profissões que, não estou desqualificando nenhuma delas, não exigam tanto da ciência da computação em si, e não vou cita-las, podem muito bem SIM sem feitas com cursos técnicos.

  • Auto-didatismo, a meu ver, somente é valído para pessoas que se enquadram nos requisitos que citei. É correto tomar remédio sem prescrição médica ? Você levanta uma casa sem aconselhamento apropriado ?

  • Homeopatia é muito lindo, muito maravilhoso até a hora que alguém tá quase morrendo. Quero ver neguinho morrendo de AIDS se não vai voltar pra o velho coquetel… Conversa fiada.

  • Experiencia SIM. Trabalhadores com mais de 5 anos devem ter uma prova de regulamentação na área ou algo que faça. (Duvido muito que isso realmente seja implementado)

Realmente legislação aqui no brasil é um absurdo.

E na Europa é SIM pedido diploma. Não seja diplomado pra você chegar lá com sua certificalção SCJP pra ver que tipo de trabalho você pega.
[/quote]

Concordo com oq vc disse.

Falou muito bem agora. :wink:

Apenas, por favor, tomem o cuidado para não generalizar; Nem todo garoto recém formado é um completo idiota que pensa ser o melhor programador do mundo, e nem todo analista veterano é um kra sem ensino superior injuriado achando que não sobreviver no mercado.

Eu me formei há um ano; Trabalho com Java há 3 anos e meio. Sim, já comecei o curso de Sistemas de Informação com conhecimentos em programação. Na faculdade, aprendi muitas coisas importantes, que usava sem conhecer, ou que dava pouca importância antes de fazer o curso. Definitivamente, sou um profissional melhor agora, do que antes.

Mas, como já foi dito aí, só o curso não me assegura nada. Vou fazer a prova da SCJP no final do ano, e vou continuar até alcançar as certificações maiories.

Por outro lado, tem o seguinte: eu trabalho com Java EE, desde desenvolvimento de componentes JSF até a análise de soluções integradas com SE e ME, EJBs o tempo todo. Nada disso eu vi na faculdade. E eu reconheço, é provável que tenha gente trabalhando com isso e que não sente falta de um curso superior nesse sentido.

Talvez regulamentar a profissão nos mesmos moldes da medicina, engenharia, etc, seja um erro. Ainda assim, alguma forma de organização precisa haver. Ser responsável pelos dados e pelos processos automatizados de uma empresa é coisa séria. Talvez não seja evidente nos grandes centros, mas no interior do país, tem muito picareta sem experiência de mercado levando uns trocados pra fazer serviço mal feito, por um preço baixo, prostituindo o mercado. O tão falado bom senso do mercado ainda não existe por aqui…

Com tudo o que eu sei fazer, minha melhor chance foi o emprego que peguei no Japão, para onde espero ir no final do ano. Por aqui, meu salário é ínfimo, e eu ganho muito menos que esses “picaretas” que mencionei, sem titulação, sem experiência, sem nada.

Rodrigo

O conhecimento que se adquire na faculdade tem que valer por si só.
Se vc precisa de um diploma para poder validar o seu conhecimento, então de que vale o conhecimento q foi adquirido.
É a mesma coisa que vc ter um selo de qualidade de um produto e os produtos forem estragados. E terem produtos bom sem selos que não podem ser vendidos.

No caso da homeopatia vc não me entendeu, eu disse justamente o contrário.
è algo institutido mas que não é valido.

Na questão de experiencia de trabalho de 5 anos, tem o problema que depois
da lei niguém mais vai conseguir trabalho, e sem conseguir trabalho não tem como conseguir os 5 anos de experiencia.

[quote=JBoy__]Nunca falei na falta de capacidade desse tipo de profissional.
E SEI, que existem profissionais muito bem quistos em informática que vieram de outras áreas.

O que eu falo de regulamentação é:

  • Se eu quiser mudar de informática para medicina não posso. Por que o contrário será válido ? Todo o meu esforço e conhecimento de faculdade não valeram de nada ?

  • Profissões que, não estou desqualificando nenhuma delas, não exigam tanto da ciência da computação em si, e não vou cita-las, podem muito bem SIM sem feitas com cursos técnicos.

  • Auto-didatismo, a meu ver, somente é valído para pessoas que se enquadram nos requisitos que citei. É correto tomar remédio sem prescrição médica ? Você levanta uma casa sem aconselhamento apropriado ?

  • Homeopatia é muito lindo, muito maravilhoso até a hora que alguém tá quase morrendo. Quero ver neguinho morrendo de AIDS se não vai voltar pra o velho coquetel… Conversa fiada.

  • Experiencia SIM. Trabalhadores com mais de 5 anos devem ter uma prova de regulamentação na área ou algo que faça. (Duvido muito que isso realmente seja implementado)

Realmente legislação aqui no brasil é um absurdo.

E na Europa é SIM pedido diploma. Não seja diplomado pra você chegar lá com sua certificalção SCJP pra ver que tipo de trabalho você pega.
[/quote]

  • Você pode até não concordar com o que eu digo desde que tenha algo para contra-dizer senão pra mim não é válido.

Poblema de experiencia pode ser facilmente contornado com o modelo americano/europeu que implemente um tipo de internship…

Estágio supervisionado ?! Isso não funciona de PICA… Tem que ser trabalho fora da faculdade por 6 meses dentro de alguma empresa… Integração empresa/faculdade

bem… vou trabalhar… pq pode ser que nao regulamentem e um rapaz com “campanha scjp” pode vir e tomar meu lugar pq ele nao precisa “perder tempo” na faculdade…

ao invés de se pensar em qualificar a populacão, não, é mais fácil pensar que profissional sem qualidade pra enxugar a demanda de mercado que precisa de peão pra trabalhar com java…

vamo ver exemplo da córeia do sul e da china, que tá trazendo de volta os professores pela FALTA DE GENTE QUALIFICADA.

falou pessoal :slight_smile:

[quote=cassio]Acho que o grande problema, que faz com que tenha um monte de malandro fingindo que sabe é que muitas empresas não sabem absolutamente nada de informática. Resultado: processo de seleção incapaz de verificar se o candidato realmente sabe alguma coisa.
Um diploma não quer dizer nada. Estou no 4º ano do curso de Computação Científica e na minha sala tem cara que programa driver pra linux e tem cara que não sabe escrever um Hello World (e tbm não sabe nada REAL sobre redes, projeto de software, ou qualquer outra coisa ligada à computação). E no fim, mesmo que aos trancos e barrancos, com uma DP aqui, outra ali, esse segundo cara acaba se formando também…
As empresas vêm esse tipo de cara, com um diploma na mão e pensam: “Esse cara estudou 5 anos, deve entender muito!”. Pronto, tá feita a merda. Acho que é essa mentalidade que alimenta os malandros. Em muitos casos não existe análise pra contratar.

Sobre usar o que aprende na faculdade… Da faculdade acho que só uso o básico que aprendi de C e estrutura de dados… porque de resto tive que aprender tudo sozinho, com livros e muitas horas na frente da máquina :stuck_out_tongue:
A faculdade te dá no máximo uma BASE. Se um cara se forma achando que tudo o que ele vai precisar para trabalhar é o que aprendeu na faculdade, é porque esse cara não sabe nem porque estudou 4 ou 5 anos…

Acho que uma lei dessas só vai atrapalhar. Conheço gente que entende MUITO, mas MUITO mesmo, que não tem faculdade e nem técnico. Aprendeu sozinho e programa desde novinho… Um cara desses vai ficar desempregado?! Regularizar imposto, só pra isso mesmo que essa lei serve…[/quote]

Sei bem como que é, pois estou no 8º período de SI e na minha turma tem cada um, olha só o que tenho que ouvir: “Depois de formado REDE pra mim só a de DORMIR”, “Huuummm PROGRAMA só na ZONA”, “Estou no último ano e NÃO APRENDI NADA”, na hora que ouço isso quero morrer e rezar para não haver a regulamentação. Mas também tem muita gente boa “GRAÇAS A DEUS” que serão ótimos profissionais.

Tenho 2 amigos em Londres, 1 é projetista java e o outro arquiteto… nenhum tem curso superior

[quote=eric_jf]O conhecimento que se adquire na faculdade tem que valer por si só.
Se vc precisa de um diploma para poder validar o seu conhecimento, então de que vale o conhecimento q foi adquirido.
É a mesma coisa que vc ter um selo de qualidade de um produto e os produtos forem estragados. E terem produtos bom sem selos que não podem ser vendidos.

No caso da homeopatia vc não me entendeu, eu disse justamente o contrário.
è algo institutido mas que não é valido.

Na questão de experiencia de trabalho de 5 anos, tem o problema que depois
da lei niguém mais vai conseguir trabalho, e sem conseguir trabalho não tem como conseguir os 5 anos de experiencia.

[/quote]

Leia meu ultimo post. E quem sai da faculdade e nao consegue emprego pq nao tem experiencia?? Tipo, o cara se mata 5 anos da vida dele enquanto um cara preguiçoso faz um cursinho de 1 ano tecnico soh de programação e tira o emprego do outro??
Enquanto a mentalidade do povo for essa, de que uma faculdade nao vale nada, continuaremos ser simples fantoches para os paises desenvolvidos. Infelizmente nao é apenas aqui no GUJ q pensam assim, mas no Brasil inteiro, estudo nao vale nada mesmo, felizes sejam os ignorantes.

Pra mim, a coisa mais importante que existe é a Educação, enquanto os politicos nao educarem o povo, nós nao sairemos desta lama em q o pais se encontra.

[quote=JBoy__]pessoal que ta se doendo dessa maneira possivelmente não tem curso na área de informática…
[/quote]

o contrario tmb vale não? :lol:

qualo escopo para essa prova p/ TI? opoerador de computador é TI? vai basear os cargos nos papeis do RUP??

e precisa de graduação p/ saber isso???

não vi ninguem desqualificar, somente dizer que não é o mais importante.

[quote=JBoy__]
senão eu ia pegar um livro de direito tributario e me danava a estudar…
pronto… sou “adevogado” tributarista…
falou[/quote]

e por que não??? vale a capacidade e conhecimento de cada um… como ja foi citado na thread funciona assim em outros paises.
vc viu o filme “Agarra me se puder”??? o cara estudou e passou na prova p/ ser advogado(se me lembro bem…).

novamente, o mercado vai filtrar o bom do mal profissional, isso não é argumento.

[]'s

- Se eu quiser mudar de informática para medicina não posso. Por que o contrário será válido ? Todo o meu esforço e conhecimento de faculdade não valeram de nada ?

Eu acho que tem que acontecer o contrario, para se atuar como médico não precisar de diploma, mas sim de conhecimento sobre medicina. A faculdade não garante o conhecimento. Claro que precisamos de uma sociedade esclarecida.

[quote=JBoy__]- Você pode até não concordar com o que eu digo desde que tenha algo para contra-dizer senão pra mim não é válido.

Poblema de experiencia pode ser facilmente contornado com o modelo americano/europeu que implemente um tipo de internship…

Estágio supervisionado ?! Isso não funciona de PICA… Tem que ser trabalho fora da faculdade por 6 meses dentro de alguma empresa… Integração empresa/faculdade[/quote]

Existe um curso superiro em gestão de cidades. :smiley:

Galera pontos importantes:

  1. Primeiro de tudo, chingar um pouco esse “deputado” dep.bonifaciodeandrada@camara.gov.br , e falar para ele aprovar diploma obrigatório para deputado ou presidente do brasil(Ou será que não existe?!?!?)

  2. A informática principalmente na programação a evolução é constante não adianta querer regulamentar que de 5 em 5 anos uma “leva” de profissionais estaram preparados. HAuauahu seria como na época dos videogames por exemplo… um ATARI da vida durou 10 anos heheh depois vinha o nitendinho mais uns 8 anos… e etc…

Sendo que em 1(hum) dia para outro já existe conceitos, tecnologias, modos de fazer algo diferentes…

Ou seja querer colocar “rédias”(Aquelas colocadas em cavalos e éguas), simplesmente vai fuder com o mercado de tecnologia do qual não haverá evolução… =D e teremos universitários de terno e gravata falando para usar XYZ porque ele viu no segundo ano de faculdade dele e o professor garante que funciona a solução!

Digamos GNU/Linux, FIREFOX e toda a rapa de software livre(Ou existe faculdade pra linux e afins!??!?!), a Mico$soft com seus funcionarios certificados e universitários não tão apanhando la?

  1. Comparar areá de informatica com Médicos, Advogados são coisas totalmente diferentes… seria a mesma coisa comparar ARROZ com MARRÃO… um tem que ficar “aldente”… e o outro “soltinho”

  2. Tomemos cuidado com a generalização… pelo fato que tambem é necessário o conhecimento de faculdade realmente… porque ABRE a visão para várias possibilidades como também é necessário um bom profissional de mercado… aquele que não fica fazendo pequenos projetos para um professor de faculdade… ou seja apanha no mercado e tem a solução que o mercado propõem

PS: mandei esse texto para nosso querido deputado!

[quote=JBoy__]ao invés de se pensar em qualificar a populacão, não, é mais fácil pensar que profissional sem qualidade pra enxugar a demanda de mercado que precisa de peão pra trabalhar com java…
[/quote]

Que estereotipação mais inepta, quem não é graduado não é qualificado então?
Eu parto de comprovações empíricas. O último arquiteto que trabalhou aqui não era graduado, e dava aula de análise a outros 3 analistas formados. E também daqui, grande parte do pessoal bem fera do fórum não é graduada.
Não que a graduação não seja importante, mas não creio que seja indispensavelmente necessária em alguns casos.

[quote=JBoy__]bem… vou trabalhar… pq pode ser que nao regulamentem e um rapaz com “campanha scjp” pode vir e tomar meu lugar pq ele nao precisa “perder tempo” na faculdade…
[/quote]

Nussa, e alguém com conhecimento em IA, compiladores, padrões de projeto, adm, cálculo, etc; com medo de perder o lugar ara um rapaz de campanha scjp? Há algo estranho aí.

Eu sou contra a regulamentação, pois creio que neste meio de TI há outras formas de uma pessoa se qualificar além de uma faculdade. Não sou graduado(estou no meio da graduação indeciso entre continuar ou parar), e conheço bastante gente graduada que tá longe da qualificação que o mercado precisa.

[quote=cado][quote=eric_jf]O conhecimento que se adquire na faculdade tem que valer por si só.
Se vc precisa de um diploma para poder validar o seu conhecimento, então de que vale o conhecimento q foi adquirido.
É a mesma coisa que vc ter um selo de qualidade de um produto e os produtos forem estragados. E terem produtos bom sem selos que não podem ser vendidos.

No caso da homeopatia vc não me entendeu, eu disse justamente o contrário.
è algo institutido mas que não é valido.

Na questão de experiencia de trabalho de 5 anos, tem o problema que depois
da lei niguém mais vai conseguir trabalho, e sem conseguir trabalho não tem como conseguir os 5 anos de experiencia.

[/quote]

Leia meu ultimo post. E quem sai da faculdade e nao consegue emprego pq nao tem experiencia?? Tipo, o cara se mata 5 anos da vida dele enquanto um cara preguiçoso faz um cursinho de 1 ano tecnico soh de programação e tira o emprego do outro??
Enquanto a mentalidade do povo for essa, de que uma faculdade nao vale nada, continuaremos ser simples fantoches para os paises desenvolvidos. Infelizmente nao é apenas aqui no GUJ q pensam assim, mas no Brasil inteiro, estudo nao vale nada mesmo, felizes sejam os ignorantes.

Pra mim, a coisa mais importante que existe é a Educação, enquanto os politicos nao educarem o povo, nós nao sairemos desta lama em q o pais se encontra.[/quote]

Estudo vale sim, MUITO. Tanto acho isso que estou na faculdade. Mas é o básico… Sobre o cara sair da faculdade e não arrumar emprego… esse é o mal dos “acadêmicos”… teoria 90%, prática 10%, e olhe lá… Pra resolver esse problema existem estágios… Sei que não existe estágio pra todo mundo e que muita empresa pega o cara que faz ciências da computação ou algum curso do tipo e pòe pra trocar pente de memória de máquina velha, mas as vagas boas estão ai tbm e vai de cada um se destacar pra conseguir uma delas… Acho que o cara já está competindo no mercado desde o dia em que entra na faculdade, vai de cada se preparar mais ou menos…

Boa iniciativa, javaman00, mas você deveria ter tido o cuidado de escrever em português correto… :-<

Aliás, dando uma olhada na page do Bonifácio, notei que ele não tem nenhum contato e/ou conhecimento da área de TI.
Não sei até que ponto é sensato alguém sem conhecimento nenhum da realidade do meio, querer propor algo que interfira no seu curso.
Vou mandar um e-mail para saber quais os argumentos para tal regulamentação, por parte do elemento.

Agora é minha vez :slight_smile:

Sou contra da maneira que esta sendo feita, mas sou [b]a fovor de regulamentar[b] sim.

Alguém poderia me dizer por que informática não pode ser comparada com nenhum outra profissão?

ah, falar que porque muda a cada 6 meses é idiotisse né (não estou me referindo pessoalmente ao comentário de ninguém).

Como já foi citado, por que todo mundo pode trabalhar com informática a hroa que bem quiser e um profissional de informática não pode trabalhar em qualquer outra área?

Por que pessoas que investem 4, 5 anos da vida se capacitando merecem ter o mesmo tratamento de qualquer filhinho de papai que ganhou um computador de natal da avó e agora é profissional de TI?

Faculdade garante qualidade pro profissional?
não… mas dana-se, to mesmo jeito que em todas as outras proffisões do mundo existem os bons e os ruins, mas ambos são devidamente capacidados.

Muitas faculdades?
continuem acreditando então que não existe seleção prévia por instituição, ou alguém acredita que de 300 CV com perfis semelhantes, ninguém vai tender a escolher unicamp, usp, federais, estaduas, fatecs, cefets etc da vida? pelo amor né… ninguém nunca conversou com pessoas de RH na vida não?

repito… da maneira que esta sendo feita, precisa ser revido, não ser feito nas coxas apenas por fazer.

Talves realmente em outros países isso nunca tenha, porque neles não moram a maior população de picaretas do planeta.

Minha opnião é com relação as empresas. Por exemplo, quando um Engenheiro é responsável por um empreendimento o CREA do cara vai estar lá na placa certo? A responsabilidade técnica é DELE.

Agora provavelmente isso também vai acontecer com a regulamentação da profissão de Informatica. E isso é interessante para as empresas.

Eu acredito que esse compromisso que o profissional terá com a regulamentação é importante, valoriza a profissão. Legalmente falando, se você HOJE desenvolve um software e faz uma cagada qualquer, você não pode ser acionado legalmente como responsável da besteira feita.

Agora com a regulamentação acredito que este cenário vai mudar.

Existe também diversas funções que um conselho regional tem que exercer como definir tempo de horas trabalhadas, salubridade, salário etc. Teoricamente é dever delo CR formalizar essas coisas.

Um abraço!

Glaucio Guerra