Projeto de monografia utilizando java

Bom dia a todos. Sou usuário do J2SE faz algum tempo e estou querendo tirar algumas duvidas com os nobres colegas. Estou preparando uma monografia baseada em um site voltado para area hospitalar. Porém nunca trabalhei com java em web. Como sou inexperiente no assunto eis as minhas perguntas :

• quais as ferramentas java que posso utilizar para criar a página(só lembro do jsp) tanto do lado cliente quanto do servidor?
  • quais livros vocês podem recomendar para este meu projeto?
  • existe alguma maneira de criar este site e acessá-lo no celular. Se sim, o J2ME seria o suficiente?

Desde já agradeço todas as informações que os nobres colegas possam me dar.

Olá

Para desenvolver a plataforma cliente/servidor, como você deseja, você vai utilizar da plataforma JEE.
Seu servidor pode ser algum webcontainer que suporte JSP (tomcat, glassfish, jetty e etc).

Uma apostila boa é a da Caelum, FJ21 - disponivel para download. Ela é bem interessante, ela ensina como começar a desenvolver páginas.
Sugiro que você estude e pesquisa alguns frameworks, tais como Struts, JSF, VRaphtor etc… tem uma variedade enorme de framework para parte de apresentação.
Para parte de negocio, tem outros: Hibernate, toplink ou até o velho JDBC.

Com relação a desenvolver no celular (dispositivo movel) precisa ser mais claro, qual público irá atingir.
Se é o público que tem smartphone? ou tem o celular comum (V3 da vida).

Caso for smartphone, o html (jsp) normal já basta, tem o ajuste de tela… mas de resto é igualzinho a um sistema web para browser.
Caso não for, tem que estudar melhor qual será a sua estrutura, como você irá fazer essa comunicação;… dça mais trabalho.

Espero ter ajudado
Flwessss

Ajudou e muito, Thiago. Valeu pela força. Acho que vou deixar a parte do celular para uma próxima. O tempo está curto. E livros, você acha que consigo tudo na net por download ou é melhor comprar algum?