Projeto de Sistema WEB

5 respostas
W

blz, pessoal

olha só aqui na empresa temos um sistema que foi desenvolvido
em Delphi 7 com Banco de Dados FireBird.
Mas a empresa está crescendo(ainda bem), e ja temos duas filiais

só que todo dia e um tal de Importa/Exporta atualizações do BD,
p/ as filiais.

Conversando com a diretoria, sugeri então desenvolver novamente
o sistema mas utilizando Java em ambiente WEB.

O sistema é utilizado por + ou - 40 funcionários.

Gostaria de Utilizar o Padrão MVC, mas estou consfuso
em relação a separar regras de negocios e Front-End.

Quais ferramentas e metodologias vocês indicariam.

Obrigado.

5 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Primeiro de tudo tem que saber JAVA :wink:
Segundo é estudar como funciona JSP e Servlet
A partir dai é estudar e selecionar as frameworks que se encaixa melhor no seu projeto, podendo ser elas (Struts, Webwork para MVC), (Hibernate, JDO, Prevayler para Persistência), JUnit obrigatório, talves um containner IoC como Spring, PicoContainner, etc. Velocity para camada de View, Um servidor de aplicação como JBoss ou um WebContainner como Tomcat ou Jetty (depende do seu caso), e por ae vai

rmlang

Faça a transição gradativamente.
Comece com o mais importante.
O ambiente web impoe muitas limitações e vc pode precisar de recursos que não existem ou podem dar muito trabalho para fazer.
Com uma pequena experiência que tive, notei que o desenvolvimento Web é mais demorado que o normal.
E vc tem que estar disposto a aprender muita coisa, se ainda não estiver preparado para este ambiente.
Parece que a Borland está promentendo muita coisa nova no Delphi para .net, juntamente com a Microsoft, mas vc vai ficar restrito a estes fornecedores.
Mas vc tem que ver a realidade da sua empresa.

[]'s

Robert

kuchma

Concordo.

Eu diria para comecar analisando os itens que oferecem mais riscos. O usuario esta acostumado com uma interface de software desktop Windows e voce quer mudar a interface para HTML? Veja se a nova interface vai atender ao usuario. Voce vai trocar de banco de dados? Veja se o novo banco de dados vai suportar o que voce precisa. Voce quer desenvolver o novo software em camadas distribuidas? Veja como ficarao os tempos de latencia e como contornar isso. E por ai vai.

Ha controversias. :smiley:

O que eh “ambiente web”?

Isso eh verdade. Mas qual seriam as outras alternativas em termos de “ambiente” - precisamos definir melhor o que eh “ambiente”. :smiley:

rmlang:
Parece que a Borland está promentendo muita coisa nova no Delphi para .net, juntamente com a Microsoft, mas vc vai ficar restrito a estes fornecedores.
Mas vc tem que ver a realidade da sua empresa.

Concordo tambem. Mas ja que vai refazer mesmo e havera um custo em termos de aprendizado (seja Java, seja .NET), isso nao eh vantagem para nenhuma das opcoes (claro, pode ser que o Delphi .NET seja toootalmente transparente para os usuarios do Delphi atual, mas nao sei nao).

Marcio Kuchma

Diogenes

rmlang:
Com uma pequena experiência que tive, notei que o desenvolvimento Web é mais demorado que o normal.

Nao acho não Robert…

Creio q a curva de aprendizado inicialmente talvez seja alta de acordo com o nivel de conhecimento do desenvolvedor java sobre itens como protocolo http, jsp, servlets, etc…mas com esses conceitos bem em mente, junto com a utilização das ferramentas certas o seu trabalho se torna bem mais produtivo em uma escala muito menor de tempo…

velo

Eu estou participando simultaneamente de uma discução muito parecida em outro forum.
http://siqueira.no-ip.com:8080/message/listOfMessageLayout.jsp?idtopic=82&nametopic=WebStart+X+Browser

Talvez você possa aproveitar alguma ideia de lah.

VELO

Criado 25 de novembro de 2004
Ultima resposta 26 de nov. de 2004
Respostas 5
Participantes 6