Projeto de sistemas usando uma CASE?

18 respostas
rigolin

Olá Doutores,

gostaria de saber se os Senhores foram estimulados ou forçados a utilizar alguma ferramenta CASE em algum projeto de sistemas na universidade… acho que esta não é a abordagem ideal… afinal o cara tem que saber “como fazer” e não “como utilizar uma CASE”… tenho um professor aqui na UFMT que insiste em utilizar uma CASE proprietária… blah! Gostaria de saber como são desenvolvidos os projetos nas grandes universidades… o professor indica a ferramenta?

18 Respostas

B

Aqui na univ. federal de viçosa, nó aprendamos a programar sem ferramenta nenhuma, ou melhor só o emacs. Nas matérias de projetos os professores não indicam ferramenta nenhuma. O máximo que fazem é dizer alguns que eles conhecem. Tipo: “vocês podem usar o argoUML que é legal, mas também tem o Poseidon, o Rose”. Ou seja, a escolha é totalmente nossa

danieldestro

O nosso professor de Eng. de Software (PUC-SP), na época, só pedia os diagramas em UML, mas não especificava qual a ferramenta.

r_linux

Na Univesidade Mackenzie nos é empurrado o SA(System Archtect)… mas vou entregar meu trabalho final em ArgoUML… hehehe… o professor de Engenharia disse que tem que ser em SA… mas já falei pro de Analise que trabalho bom tem que ser feito em ferramenta boa :slight_smile:
:roll:

louds

Curioso r_linux, nossas materias que precisam de ferramenta CASE, pra fazer UML sempre, o professor ‘pediu’ que todos usem o poseidon.

PS: Ambos fazemos mackenzie, porem cursos diferentes.

Ironlynx

Na minha tb posso usar qquer um,devo utilizar o ArgoUML…

ViniciusPG

Bom Cara… no nosso caso… o CEFET-PR UNED PG fornecem a ferramenta Rational Rose… nos laboratórios… mas acredito que não é obrigatório apresentar um projeto utilizando a mesmo ferramenta disponivel… mas sim aquela que aluno se identifica…
blz? :wink:

r_linux

“louds”:
Curioso r_linux, nossas materias que precisam de ferramenta CASE, pra fazer UML sempre, o professor ‘pediu’ que todos usem o poseidon.

PS: Ambos fazemos mackenzie, porem cursos diferentes.

Mas no seu curso com certeza vcs usam o Linux certo ???
No meu… os caras são mais pro lado Profissional… então… eles querem o que eles usam no mercado ai… por isso ainda acho que Professor é Professor… Profissional é Profissional…
Pode até ser que algum Profissional seja bom Professor… mas não é o caso dos Profissionais que lecionam no meu curso. :frowning:

louds

Linux? Onde? Se você considerar que existem meia duzia de professores, se muito, que sabem oque é linux, não da para esperar muito do curso ne? Eu tive duas matérias onde o uso do linux era incentivado, o resto foi the microsoft way…

r_linux

É uma tristeza isso… o Diretor da FCI é muito voltado a mercado… tinha que colocar uns caras mais Academicos…
Achei engraçado o Prof. de IA… que chegou no 1o. dia de aula… já falando…
“Então… o trabalho vai ser feito em Linux pq acabou a brincadeira e agora a coisa é séria. Chega de SO de brinquedo…” hahaha… foi engraçado… :lol:

Daniel_Quirino_Olive

É uma tristeza isso… o Diretor da FCI é muito voltado a mercado… tinha que colocar uns caras mais Academicos…
“Então… o trabalho vai ser feito em Linux pq acabou a brincadeira e agora a coisa é séria. Chega de SO de brinquedo…” hahaha… foi engraçado… :lol:
Troca-se
Aluno do ICMC aceita troca de alguns de seus professores. Aceita-se cascas de bananas ou palitos de dentes usados.

louds

“r_linux”:

O problema do diretor não é ele ser voltado ao mercado, mas que ele não mexe a bunda gorda dele para nada que não seja estritamente necessaria para a manutenção do cargo dele.

r_linux

A sim… com certeza…
…vc já tentou conversar algo com ele ??? :roll:

Daniel…
…aqui nem trocamos, já estamos na fase de deixar que o professor fique em casa curtindo a vida e nós pagamos as aulas para batermos papo, brincar de aviãzinho, truco… bater uma bola… hahahah :lol: :shock: :smiley: :wink: :roll:

louds

Tinha uma época que eu discutia muito com ele, mas fiquei de saco cheio e desencanei

“r_linux”:

Daniel…
…aqui nem trocamos, já estamos na fase de deixar que o professor fique em casa curtindo a vida e nós pagamos as aulas para batermos papo, brincar de aviãzinho, truco… bater uma bola… hahahah :lol: :shock: :smiley: :wink: :roll:

Realmente Daniel, já temos muitos professores que mal servem como peso de papel, não precisamos de mais…

cv1

Acho que o r_linux tem algum problema emocional serio. Ou parkinson :smiley:

Daniel_Quirino_Olive

“louds”:
“r_linux”:

A sim… com certeza…
…vc já tentou conversar algo com ele ??? :roll:

Tinha uma época que eu discutia muito com ele, mas fiquei de saco cheio e desencanei

“r_linux”:

Daniel…

Realmente Daniel, já temos muitos professores que mal servem como peso de papel, não precisamos de mais…

Não é disso que eu estou reclamando. Mas, no ICMC os professores são extremamente acadêmicos, pouco práticos. Talvez pelo fato de o ICMC fazer parte de uma instituição muito conservadora (USP) e, ainda por cima, estar meio longe de algum grande centro comercial (como Sào Paulo) agrave este o estilo de ensino do povo do ICMC.

r_linux

Isso é para eu mostra meu completo deboche quando falo sobre a organização do meu curso… :smiley: :shock:

r_linux

Eles tem bastante conteudo em suas aulas ???
Eles dão material que realmente deixa claro o que é determinado assunto ???
Eles sabem o que estão falando ???
Eles tem noção que o curso é da area de Computação&Informatica ???

Se preencher metade dos requisitos acime… então eu gostaria de trocar pelos prof do FCI Mackenzie :slight_smile:
Só falar com os diretores… :shock:

danieldestro

Uma vez, simplesmente mandamos uma professora da PUC pra UTI.

Ela dava aulas de Geometria Analítica. Já tava meio velha e de saco cheio.
Chegava na classe fumando (nada pior), pegava o livro e mandava ler e estudar. Não dava exercícios nem nada.

Toda aula era assim. Até que um dia ela chegou de Menopausa (pq TPM já não tinha mais), e perguntou da matéria pro povo. Como ninguém sabia e nem queria responder àquela figura antipática, ela mandou tirarmos uma folha e fazer uma prova. Ela passou o exercícios e todos combinaram de entregar em branco.

Quando um amigo meu (Japonês Loco) entregou em branco ela falou:

Bando de vagabundos que não estudam.

O cara já emendou:

Vagabunda é você que não sabe dar aula, não quer mais. Tá sem saco aposenta, vai pra casa.

Depois dessa eu juntei um povo e organizamos um abaixo assinado do curso todo.

Acabaram tirando ela. Sei que uns dias depois ela tava na UTI precisando de sangue e tal.

Criado 23 de novembro de 2003
Ultima resposta 25 de nov. de 2003
Respostas 18
Participantes 9