Projeto de software para finanças pessoais

Pessoal,

To fazendo um projetinho de um software para controle financeiro pessoal, será feito em Swing, e posteiormente pretendo disponibilizar font-ends para palm e celular.

Depois de olhar o MS Money, Habil Pessoal e Professional, Bônu$e mais alguns, decidi fazer o meu próprio, porque nenhum me atendia, ou pelo menos tinham 10x mais recursos do que eu acho que uma pessoa possa precisar para organizar de maneira simples e rápida suas finanças.

Queria saber od pessoal do guj que recursos vcs acham interessante para um software financeiro, mas mantendo o foco na simplicidade.

Ex. Uma pessoa que em casa vai organizar seu dinheirinho, não precisa ter 50 opções de relatórios, mas claro que alguns simples são úteis.

Dêem suas opniões, e se alguém quiser colaborar/participar, depois eu posto o server para baixar os fontes via svn.

Valeu!

Excel eh a melhor ferramenta existente.

Rafael

Olá

Meu requisito mínimo é o de sempre:

Rodar camada de negócios no seu servidor sendo acessado via https de onde quer que você esteja no mundo.

[]s
Luca

Vixi, seria legal um programa bem funcional. Seria mais legal ainda se fosse Web 2.0, acho que ainda não existe uma aplicação financeira web.

Bom, mas de qualquer forma, seria legal uma agenda automática, quero dizer, eu cadastro minha despesa e especifico a data. Ao ligar o computador, ou abrir o programa, aparece uma lista do que tem que pagar (argh!). Mas não um formulário enchedor de saco que eu tenho que ir no menu e abrir e pesquisar o que eu tenho que pagar, e sim, uma listinha apenas com a descrição da despesa, em que não me atrapalha em nada, que eu não precise fechar. Se eu quiser ver a ficha da despesa, ao lado da descrição vai ter um íconezinho pra isso, se quiser imprimir relatório, vai ter um inconezinho pra isso.

É chato aquele menuzão com todos os relatórios, é legal tudo funcional e bonitinho. Por exemplo, nessa descrição com o iconezinho, ao clicar no de imprimir, aparece um relatório em branco e em cima do mesmo um combo que eu seleciono ou filtro o que eu quero pra aparecer. Ou seja, se quero que apareça o relatório de todas as despesas, tem uma opção fácil pra isso, senão, tem outras pra outras coisas e assim vai. Cansei de programas não-funcionais que tem tudo pronto aos moldes do desenvolvedor. Tente fazer uma coisa que possibilita a gente ser livre. Estou adotando isso em minhas aplicações desktop, e acho que os clientes estão mais soltos e livres. :roll:

[]s.

Tem o do Banco do Brasil, exclusivo para os clientes (é claro…). Eu comecei a usar e depois de tempo desisti. Não tenho paciência de ficar cadastrando quanto eu gastei comprando chiclete e pipoca na venda em frente ao escritório. :roll:

Esse é o ponto da questão. Todo mundo quer ter as finanças organizadas, mas é muito chato ter que ficar usando esses softwares. O do Banco do Brasil pelo menos já coloca lá os lançamentos feitos na sua conta, é só dizer a descrição de como você gastou.

Se quer fazer algo simples, não precisa ir muito longe de um sistema com 2 tabelinhas: lançamentos e categorias. E pronto.

[quote=ZehOliveira] Não tenho paciência de ficar cadastrando quanto eu gastei comprando chiclete e pipoca na venda em frente ao escritório. :roll:

Esse é o ponto da questão. Todo mundo quer ter as finanças organizadas, mas é muito chato ter que ficar usando esses softwares. [/quote]

Eh chato? Eh. Eh util? Com certeza.

Ter o controle de suas financas - ou nao - na ponta do lapis faz uma enorme diferenca entre chegar no final do mes com um belo saldo positivo ou chegar surrando o cheque especial.

Rafael

[quote=“ZehOliveira”]Esse é o ponto da questão. Todo mundo quer ter as finanças organizadas, mas é muito chato ter que ficar usando esses softwares. O do Banco do Brasil pelo menos já coloca lá os lançamentos feitos na sua conta, é só dizer a descrição de como você gastou.[/quote]Eu cheguei a fazer algo parecido, com Excel. Copiava o tabelão do meu extrato e jogava numa planilha, aí ia detalhando cada entrada, ou as mais relevantes. Só que eu não me disciplinei e parei de usar.

[quote=“agsilva”]…acho que ainda não existe uma aplicação financeira web.[/quote]Aposto que em bem pouco tempo o Google vai estar divulgando algo a respeito.

Existem otimas planilhas online - e, vale ressaltar, o Google Spreadsheets eh das mais simples -, que resolvem por completo a situacao de controle financeiro, para quem deseja acessar o mesmo de qualquer lugar do planeta.

Como podem ver, defendo as planilhas eletronicas para tal meio, uma vez que sao facilmente adaptaveis para qualquer tipo de situacao e formatacao.

Rafael

[quote=Rafael Steil]Existem otimas planilhas online - e, vale ressaltar, o Google Spreadsheets eh das mais simples -, que resolvem por completo a situacao de controle financeiro, para quem deseja acessar o mesmo de qualquer lugar do planeta.

Como podem ver, defendo as planilhas eletronicas para tal meio, uma vez que sao facilmente adaptaveis para qualquer tipo de situacao e formatacao.

Rafael[/quote]
quem é doido de colocar suas planilhas financeiras no Google ?

E por que não. Qual é o problema? A não ser que você tenha coisas que te comprometa legalmente, mas acho que não é o caso. Se os caras já tem meu email, minhas conversas e minhas pesquisas, por que não minhas finanças? :stuck_out_tongue:

[]s.

Quer dizer que umas colunas com uns numeros aleatorios nao pode, mas os emails pode? :wink:

Rafael

Eu gosto de planilha, mas não sei usar direito as funções do excel hehe… e acho mais fácil eu implementar os requisitos e java do que no excel.

Não vou fazer a principio para web por um simples motivo, não vejo a menor utilidade em obrigar a pessoa a estar conectada para usar esse aplicativo.

Valeu pelas dicas, já estou tendo muitas idéias aqui heheh… podem continuar por favor.
:smiley:

PS: que sau planilha, se puder falar que calculos e recursos colocam em suas planilhas eu tbm agradeço.

Eu já vejo o contrário, pela razão de a pessoa poder cadastrar/consultar em qualquer lugar que esteja. Porque por exemplo eu estou o dia todo no trabalho, vou precisar ter o software aqui e em casa ou guardar todas as contas durante o dia pra quando chegar em casa coloca na planilha.

De qualquer forma, eu também preciso de algo desse tipo, já vi que ficar guardando contas na cabeça não faz muito bem para minha conta bancária.

[quote=Fabrício Cozer Martins][quote=Rafael Steil]Existem otimas planilhas online - e, vale ressaltar, o Google Spreadsheets eh das mais simples -, que resolvem por completo a situacao de controle financeiro, para quem deseja acessar o mesmo de qualquer lugar do planeta.

Rafael[/quote]
quem é doido de colocar suas planilhas financeiras no Google ? [/quote]

Eu estava pensando exatamente a mesma coisa, é mais uma opção de google reter suas informações, ainda mais se for financeiras!

Agora falando sério, eu já tinha pensando em arquitetar algo do tipo a mais ou menos 2 meses atrás, quando precisei ter mais controle com o pouco salário do mês, só que não tava muito afim de levar a idéia pra frente, cheguei a desenvolver algumas telas bestas em swing, mas nada de concreto ainda.

No caso se for desenvolver, talvez seja melhor utilizar a web, já que assim poderá acessar de forma simples e fácil a qualquer lugar.

Porém onde hospedar?

Permita-me uma ideia revolucionaria: que tal hospedar num hosting? :slight_smile:

[quote=Grinvon]Agora falando sério, eu já tinha pensando em arquitetar algo do tipo a mais ou menos 2 meses atrás, quando precisei ter mais controle com o pouco salário do mês, só que não tava muito afim de levar a idéia pra frente, cheguei a desenvolver algumas telas bestas em swing, mas nada de concreto ainda.

No caso se for desenvolver, talvez seja melhor utilizar a web, já que assim poderá acessar de forma simples e fácil a qualquer lugar.[/quote]
Cara se tiver interesse em ajudar em algo, não precisa nem codificar, vc que ve, estou aberto a todo tipo de ajuda, mas como falei, a princípio não será web, porque não quero obrigar ninguém estar conectado pra usar o software.

Qauqluer coisa só dar um toque, assim que tiver mais alguma coisa real feita, vou colocar no javaforge ou no google code, ainda não vi direito como funciona isso lá no google.

[quote=Luiz Aguiar][quote=Grinvon]Agora falando sério, eu já tinha pensando em arquitetar algo do tipo a mais ou menos 2 meses atrás, quando precisei ter mais controle com o pouco salário do mês, só que não tava muito afim de levar a idéia pra frente, cheguei a desenvolver algumas telas bestas em swing, mas nada de concreto ainda.

No caso se for desenvolver, talvez seja melhor utilizar a web, já que assim poderá acessar de forma simples e fácil a qualquer lugar.[/quote]
Cara se tiver interesse em ajudar em algo, não precisa nem codificar, vc que ve, estou aberto a todo tipo de ajuda, mas como falei, a princípio não será web, porque não quero obrigar ninguém estar conectado pra usar o software.

Qauqluer coisa só dar um toque, assim que tiver mais alguma coisa real feita, vou colocar no javaforge ou no google code, ainda não vi direito como funciona isso lá no google.[/quote]

Tranquilo, podemos debater sim. Você tem gmail? Aqui no trabalho o gtalk é permitido, inocencio.oliveira@gmail.com

Vou te mandar um email ok… aqui no meu o talk é bloqueado :frowning:

Fala Grivon. Permita que eu crie uma brincadeirinha encima de sua resposta aqui, nada de ataque, apenas uma brincadeirinha. Lá vai…

_
Quanta paranóia. Quem vai se interessar por um programador como eu? Não tenho informações valiosas, meus emails, em sua maioria, são negócios com clientes, newsletters, etc. Não tenho contas a pagar que interessam governos.

Medo do Google? Hospeda uma aplicaçãozinha pra vc num hosting. Só tem um problema. Os hostings vão ter suas informações, assim como o Google teria. Ah, vamos ficar com as informações no SO? Não, não dá. A não ser que vc transforme seu pc num pequenino servidor pessoal que fique ligado diariamente. Mas aí temos que protegê-lo a sete chaves, com tudo quanto é segurança, pra modo de que ninguém possa capturar minhas informações. Ah, dexa pra lá. Então, pra termos certeza de que ninguém vai ver/ter nossas valiosíssimas informações, voltemos ao papel, as cartas, pq não? Ixi, não dá. Os Correios poderão ter nossas informações. Tá, a partir de hoje, só conversas pessoais, de pessoa pra pessoa, frente a frente. :roll: