Qual o projeto que implementou?Que linguagem usou?
Quando foi a formatura?Em que faculdade?
Vale também para os mestres e doutores do guj.
E quem não fez faculdade, que projeto faria?
Projeto de TCC que vocês fizeram na epoca da faculdade (Quem cursou claro)
27 Respostas
Eu fiz um TCC sobre computação distribuída. Tinha um título pomposo, algo como “Comparação de algoritmos de escalonamento de grids computacionais”, se não me engano. Foi muito bom pra aprender, mas não teve muito uso além disso.
Usei Java cliente/servidor (Socket/Multithreading) e SWT pra interface gráfica. Me formei em 2003 na Federal de Santa Catarina (UFSC)
Eu fiz um SIAP(Sistema de Informações Acadêmicas Prevalente), usando Prevayler+Servlets+XStream em 2004,me formando no Mc Donald´s de Nikiti.(Apesar da apresentação do projeto ter sido no Rio)
Popete, iai meu filho tudo bem?
Penso em fazer algo envolvendo SOA e WebServices em Java.
Prentendo não atrasar mais meu curso e me formar em 2008.2
Universidade Católica do Salvador.
Abraços
eu fiz um Correlacionador Digital usando FPGA… tudo em C msm…
O meu foi um pouco mais modesto…
Fiz um sisteminha de auxilio de entrada e saida de mercadorias para PDAs com o SuperWaba…
pelo menos foi algo prático (e implantado)
Fiz um SSO (Single sign on) usando Struts e Hibernate para a apresentação e uma tentativa de JCA (na epoca não existia ou não era conhecido) para a ação em diversas plataformas. Inicialmente era apenas Domino, RACF, LDAP e uma implementação de referencia para sistemas onde o controle de acesso era local.
Este projeto foi implementado em 3 empresas já e hoje é um produto de prateleira da minha empresa.
Cara trbalhei no meu TCC com Redes Neurais Artificiais para detecção e classificação de características da economia Ragional. Utilizei um MLP para isso. Foi no fim do ano passado, pela FATEC.
O meu tema foi ‘Sistemas de Informações Geográficas na Agricultura’.
Os agricultores podiam acompanhar como estava a infestação de pragas em todas regiões do Brasil, e a partir disso, tomar as precauções necessárias.
Na época fazia estágio na Embrapa e, apesar de ganhar quase nada, ter pessado por uma empresa de pesquisa nessa fase do meu curso foi muito valioso.
Estou fazendo um robô autonomo p/ troca de Backup no meu TCC, o único TCC técnico de Sistemas de Informação do IMES huahuahuahua :lol:
Fiz um comparativo de desempenho entre o MySQL e o PostgreSQL. Usei Java + POA para implementar os testes. Me formei ano passado na FURG. Como foi um projeto com um enfoque mais teórico, não usei muito código.
Eu pretendo me formar semestre que vem (2008.1) e devo fazer algo na area de sistemas distribuídos provavelmene na área de geoprocessamento.
Universidade Catolica de Salvaodr.
Alguem da galera fez mestrado?Doutorado?
No meu TCC, portei um sistema estrutuado para orientadoa objeto, usei apenas java como linguagem para os atributos e metodos, não cheguei a implementar, apenas entreguei os modelos de classes.
Popete, iai meu filho tudo bem?Penso em fazer algo envolvendo SOA e WebServices em Java.
Universidade Católica do Salvador.Abraços
opa estamos no mesmo barco… estou fazendo ja meu pre-projeto sobre SOA e WebServices usando a tecnologia Java… to delimitando mais ainda o tema :d
Popete, iai meu filho tudo bem?Penso em fazer algo envolvendo SOA e WebServices em Java.
Universidade Católica do Salvador.Abraços
opa estamos no mesmo barco… estou fazendo ja meu pre-projeto sobre SOA e WebServices usando a tecnologia Java… to delimitando mais ainda o tema :d
Conclusao do curso 2008.2 - Sistemas de informação
Olá,
meu TCC foi com o seguinte tema: “A ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS DESENVOLVIDOS PELAS LINGUAGENS JAVA E C# UTILIZANDO AS PLATAFORMAS SDK E .NET” no qual realizei a apresentação em Julho 2007 na FATEC - GARÇA SP.
Inclusive já teve um tópico aqui no GUJ no qual comentei sobre ela.
Abraços
Fiz uma biblioteca para retirada de frames de um arquivo de vídeo e que fazia algumas operações relacionadas a vídeo. Ex: Contagem fps, extrair o ritmo visual.
Fiz em C# usando DirectX, porque biblioteca java multimídia é uma porcaria… \o/
Eu fiz um sistema em palm que capturava dados de um GPS no padrão SIRF. Depois, ele transmitia esses dados para um PC.
Daí, esse PC eu processava os dados e gerava um relatório no formato RINEX.
Parece complicado, mas no fundo é um software de captura de dados e um parser… :S
E no meu técnico (que teve um trabalho beeeem mais trabalhoso), fiz um sistema para auxiliar professores em aula. Dava para cadastrar aulas, tinha um banco de dados de questões, montava uma prova diferente por aluno, etc. Bem bacaninha…
E agora na minha pós estou tentando a fazer um jogo RTS, estilo Warcraft… mas acho que vai dar trabalho demais para nota de menos. :shock:
Olá…
O meu TCC foi um sistema de automação comercial, que foi mal organizado pois tivemos idéias melhores e na época foi dito como a palavra final de um “integrante” de meu trabalho e ainda foi questionado um projeto melhor pelo professor orientador por um projeto mais interessante mas este não quis mantendo de pé e antes do começo pedi para desligar-me deste grupo enquanto o professor enfatizou que eu “dar uma chance” para o grupo, na verdade “deveria” estar rodando, infelismente foi um trabalho frustado!
Sobre o java neste assunto foi que antes do inicio da programação deparei com o netbeans 3 e insisti para que fosse desenvolvido, mas preferiam não arriscar em uma nova linguagem no qual seguiram a risca na faculdade(a faculdade está ali é para aprender coisas novas?) e alegaram falta de prazo.
Mas teve outro porém, ouve uma infeliz falta de consideração dos demais integrantes do grupo em relação para que ficassemos parado durante 6 meses pois estavamos esperando uma resposta do professor :roll: e nisso ficamos com apenas 3 meses para construir um sistema e terminar nossa documentação! saiu tudo errado, pois empenhamos mais na documentação que fizemos até o novo prazo(ufa! conseguimos… epa! pera lá!) mas faltava o sistema que estava seriamente abandonado, tentamos fazer quase o impossível e sem orientação a construção do mesmo e não foi com sucesso, entregando apenas a documentação 
PS: Aliás eu perdi este sistema, quando estava fazendo o backup e este foi esquecido perdendo-o.
PS 2: Um tempo estava na surdina da noite e resolvi portar este documento de doc(argh!) para latex, e consegui mas ainda não consegui postar a figuras deste 
No meu TCC estudei AOSD - (desenvolvimento de software orientado por aspectos) , e realizei upgrade de um sistema em O.O para A.O.P
Eu implantei um sistema acadêmico que tinha módulo de RH, entre outros. Como só foi passado Java no último período da faculdade e o curso só até Applets (argh!!) eu desenvolvi em VB mesmo.
Eu me formei no final de 2002 no Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE) no Rio de Janeiro.
Meu trabalho de Conclusão foi:
“BDTC uma Biblioteca Digital para Trabalhos de Conclusão utilizando Ontologias e Metadados” 2006/01…
Meu TCC foi “Segurança aplicada ao desenvolvimento de sites de Comercio eletrônico” em 2000, na época o trabalho foi mais direcionado para segurança dos servidores
Meu TCC foi sobre a arquitetura de plugins do eclipse. Onde estudei, nao precisava necessariamente implementar um projeto, mas discorrer sobre uma temática e demonstrar alguns exemplos.
Meus projetos acadêmicos (todos em cima de Pesquisa Operacional e Matemática Aplicada) foram mais relevantes do que meu TCC. Fim de curso estava tão chapado de trabalho que meu TCC foi para fazer e dizer “bye bye” para a graduação.
T+
O meu foi em 2001 - “Inteligência artificial para plataformas de e-business” - Crosseling de produtos, funcionava como uma plataforma de Merchandising , que descobria via navegação do usuário seu perfil de consumo, e tentava vender algo de acordo com essa percepção.
Tinha uma tentativa de uso de redes neurais, para “aprender” sobre o usuário.
Eu fiz administração de empresas, então meu trabalho foi mais direcionado a àrea. Mas a hipotese era “A Tecnologia hoje permite um gerenciamento amigável da Informação?”. O que tentei avaliar é se o “business man” tem poder sobre suas informações ou se ele depende de um time de TI e qual o nível dessa dependência.
Na época eu gostaria de ter sido levado mais a sério na minha universidade. Isso foi no ano de 1999, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.
Bom eu fiz um sistema para controle de academias de ginástica + avaliação física (Anamnese, Composição Corporal, Risco Coronáriano e etc), tive que ler alguns livros de educação física, mas deu tudo certo. Utilizei Delphi 6 e Oracle 8i. Na minha faculdade o projeto final compreendia um ano e 4 notas; Efetiviamente tivemos melhor aproveitamento na parte de documentação, foram geradas ± 900 páginas; lembro que fiquei 28 horas trabalhando direto, somente para ajustar formatação do trabalho, indice e etc; Mas compensou, tiramos 9. Os PF eram em duplas onde estudei.