Em parceira do Luiz Aguiar, grinvon e farribeiro discutida neste post, se concebe o projeto durango que tende inicialmente a ser um sistema desktop simples para o usuário final, projeto hospedado no java.net
O projeto está aberto para receber recusos e idéias, ainda que está em fase de aprovação mas não sendo possível providenciaremos novas formas de disponibilização
Espero mais recurso ao projeto, agradecendo antecipadamente
Editado
Nos Documents & Files existe o diagrama feito no ArgoUML
Your account does not have the “Project Page - View” permission needed for you to access the page you requested in the durango project (view your permissions). Either ask the project administrator for more permission, or log in using a different account.
[/quote]
[/quote]
está logado?
Editado
pois só tem por enquanto o acesso quem estiver logado pois ainda não explorei completamente do layout do java.net
PS: Dei alguns escorregão :roll: para colocar os files no CVS, na terceira acertei
[quote=Luiz Aguiar]Isso mesmo cara… a intenção é ser mais simples e intuitivo que o quicken, money, habil e tantos outros.
Todos os tipo de contribuições, mesmo com idéas e reclamações, serão muito bem vindas.[/quote]
Então ai vai uma sugestão: use muito o quicken/money antes de desenvolver algo do gênero :lol:
Não é a toa que eles funcionam do jeito que são … é bem difícil fazer um software de controle financeiro que atenda N perfis de forma mais amigável do que o Money/Quicken.
Eu uso o Money (sim, comprado) e sinto falta de localização para o Brasil e essa é a única desculpa que eu teria pra usar um outro software. (essa localização e facilidade de customização podem ser um diferencial no projeto se vcs quiserem e o resto ser igual ao Money/Quicken)
Discutimos sobre isto mas não tinhamos marcado um repositório para depositar o projeto, um era a favor outro era contra… mas nós precisavamos de um repositório para fazer já os primeiros depositos de código e diagramas, fiz um projetinho no java.net
O programa Quicken realmente desconheço mas será desktop conforme o combinado!
[quote=smota]Então ai vai uma sugestão: use muito o quicken/money antes de desenvolver algo do gênero :lol:
Não é a toa que eles funcionam do jeito que são … é bem difícil fazer um software de controle financeiro que atenda N perfis de forma mais amigável do que o Money/Quicken.
Eu uso o Money (sim, comprado) e sinto falta de localização para o Brasil e essa é a única desculpa que eu teria pra usar um outro software. (essa localização e facilidade de customização podem ser um diferencial no projeto se vcs quiserem e o resto ser igual ao Money/Quicken)
[/quote]
Então Samuel, usei o Money alguns meses, até conseguia me virar nele, só que mesmo pra mim, que tenho facilidade em lidar com todo tipo de software e tenho um conhecimento financeiro razoável, eu acho o Money pouco intuitivo e fácil.
Imagine vc, um cara de não sabe nada de informática, e só sabe o que é entrada e saída, o fluxo de caixa básico, pra ele usar softwares como o Money e o Quicken, ele precisa entender muito do funcionamento do software e é exatamente o contrário que tenho como proposta, fazer algo que funcione como uma pessoa comum pense, em contas a pagar/receber, nos cheques que vão cair por alguns meses consecutivos, ou seja, fazer um controle simples e fácil do seu orçamento. Claro que terá os recursos básicos de administração financeira, exitem idéia para importação de extratos bancários, contas de investimentos, ações, porém vejo isso como um diferencial a ser incluído, após as funcionalidade básicas/fundamentais já estejam 100%.
Eu sei que para competir comercialmente com esses software citados, uma grande gama de recursos extras e talves até inovadores seria necessário, mas esse não é o foco do projeto, e sim levar uma solução muito simples e eficiente para a pessoa comum organizar seu orçamento.
E valeu pela dica, por favor, fique à vontade pra estar sempre opinando.
Vou ficar de olho nesse projeto, um diferencial pra mim seria se ele funcionasse na web, acredito que já discutiram isso e talvez discordem, no entando, poderiam direcionar o projeto de uma forma que se algum louco (like me) um dia quiser transformá-lo em uma webapp não teria que reescrever muita coisa. :lol:
[quote=eduardo_lopes]Vou ficar de olho nesse projeto, um diferencial pra mim seria se ele funcionasse na web, acredito que já discutiram isso e talvez discordem, no entando, poderiam direcionar o projeto de uma forma que se algum louco (like me) um dia quiser transformá-lo em uma webapp não teria que reescrever muita coisa. :lol:
No mais, parabéns, e vamos tentar contribuir.
[/quote]
Bem gostei da idéia de ser webapp, acho que ai sim seria inovador… por exemplo eu em casa deixo o programa rodando e depois no trabalho ou pelo celular posso gerir os dados via web, ai sim seria muito mais útil, e acho que atingiria um público alvo muito maior. Se quiserem local é local mas se quiserem me todo lugar fica fácil.
Pode se usar o H2 como base de dados, andei fazendo uns testes e esta muito boa para usar embebida em aplicações java. E para webserver, não é por nada não mas o Netuno se encaixa perfeitamente nestes casos, dado que o intuito do webserver é mesmo este, simples integração com aplicações java, até se pode compilar com o GCJ ou com o JBuilder um executavel nativo, e fica tudo num executavel só tudo junto db/webserver/application, sem os jars facilitando o uso de usuários muito leigos.
Se quiserem avançar para o ambiente web, posso colaborar com o vosso projeto. Que assim fica muito mais interessante, e acho que seria uma forte aposta, e sucesso garantido, e inovador.
Até o Money99 ele era intuitivo. Depois colocaram um monte de coisa que mais confunde do que ajuda (acho que eles caíram nesse erro). Veja se consegue o Money99 pra dar uma olhada.
É exatamente o que falei… não encher de trambolho pra não dificultar a usabilidade da aplicação.
Meu pensamento inicial, era de criar um core do sistema, e em cima dele, desenvolver os front-ends que quiserem… desktop, web e mobile(celular e palm).
Não penso em exclusividade web, pois não temos como obrigar o usuário a se manter conectado. Se derem uma olhada na thread inivial que eu criei eu falo mais sobre isso. Principalmente no interiror as pessoas não usam ainda banda larga, tem muita gente que conecta apenas pra acessar email e ler poucas coisas, por que não permitir que essas pessoas tenham acesso 100% aos recursos do software então?
Creio que o mais próximo do ideal seria um base comportilhada/distribuida, assim vc poderia fazer os lançamentos em casa (desktop), e no meu dia atualizar os dados pelo seu palm ou celular, acessar via web na faculdade à noite e quando retornar pra casa e quiser lançar mais alguma coisa, basta fazer uma sincronia dos dados.
É o que eu pensei a príncipio, sei que podem ter soluções melhores, ideias novas, estamos abertos à todas sugestões.
Só um dado interessante, tenho feito uma pesquisa com pessoas comuns, não nerds como nós e nem pessoas da área de TI, e a grande maioria das pessoas (perguntei já pra quase umas 30, homens/mulheres, capitais/interior de diferentes estados) não usam sistemas nenhum web, tirando é claro webmail, orkut, fotolog e coisas do gênero de entretenimento.
Rodar em ambiente web não quer dizer que tens q estar conectado a internet. Imagina algo como o Google Desktop, que roda um webserver local…
Seria a mesma idéia, um webserver local, mas se vc tiver fora de casa e o seu computador estiver ligado e conectado a net basta entrar no ip e boa, já tens o teu programa… saka?
Algo muito simples, ambiente amigavel, além que poderá ficar com toda a simplicidade de uma aplicação web, e fora um design mais amigavel.
Sinceramente não vejo barreira alguma. Mas pronto vcs que decidem e sabem o que é o melhor pro vosso projeto, mas mesmo assim gostava de me oferecer para neste caso se quiserem eu me disponibilizo a fazer a versão web do vosso programa, que rodará em localhost no cliente. Que tal? Assim há para todos os gostos :lol:
Concordo em ser web, uma vez que já tentei por várias vezes usar softwares semelhantes, mas como não anoto as pequenas coisas que gasto na fora de casa, acabo ficando com as finanças no soft desatualizadas, assim acabo desmoptivando de usar. Sendo web/cel sempre que gastasse poderia atualizar, isso seria FANTASTICO.
[quote=eduveks]Rodar em ambiente web não quer dizer que tens q estar conectado a internet. Imagina algo como o Google Desktop, que roda um webserver local…
Seria a mesma idéia, um webserver local, mas se vc tiver fora de casa e o seu computador estiver ligado e conectado a net basta entrar no ip e boa, já tens o teu programa… saka?
Algo muito simples, ambiente amigavel, além que poderá ficar com toda a simplicidade de uma aplicação web, e fora um design mais amigavel.
[/quote]
Sua ajuda seré bem vinda sim… poderá ter uma parte mesmo, mas não vejo pe rodar local sem ser interface swing, muito mais amigável.
Se cadastra lá na página do projeto, sério, pode contribuir conosco.
Vc já pensou em falar pra uma dona de casa se conectar ao ip da máquina dela?
Ja disse, quero pensar o máximo no usuário comum, sem noção de computador, que só usa msn e email em casa.