Projeto Final Ajuda

Ola pessoa, tudo bem com vocês? Espero que sim ^^

Gostaria da ajuda de vocês, estou perto de terminar meu curso de técnico em informatica!
Tenho que fazer um sistema para apresentar no projeto final.
Quero fazer meu projeto em java!
Mas nao tenho idéia do que fazer, e também não estou muito bem em java, mas estou me esforçando bastante, pois
gostei muito dessa linguagem, acho fantastica!
Tivemos PHP, fizemos um minusculo projeto em PHP, que fazia conexao com banco de dados!
Possui usuario e senha para ter acesso ao banco de dados! Depois de validar usuario, poderia excluir , alterar, incluir, pessoas no banco.
Agora estamos estudando JAVA, mas como as pessoas da minha sala tem muita dificuldade em logica, suspenderam as aulas de JAVA e voltaram para logica 1, logica 2 e logica 3.
Ja tem um ano e 4 meses que estamos fazendo o curso, e tem gente que nao sabe nem declarar e inicializar uma váriavel.
Pois bem, a situação da sala é triste!
Entao agora eu me lasquei porque terei que fazer meu projeto sozinho.
Estou querendo fazer em JAVA.

1° pergunta : Qual a primeiro passo para si fazer um projeto em java?

Essa pergunta inclui: tenho que primeiro pensar em o que fazer, depois fazer o levantemento de requisistos?
fazer modelo conceitual, fazer modelo fisico etc?

Quero saber todas as etapas?

obrigado

Sua pergunta está um pouco confusa, mas tentarei responder. Veja bem, primeiramente você precisará de um ambiente preparado para o desenvolvimento. Ou seja, basicamente você precisará do JDK (Java Development Kit), o Kit de Desenvolvimento Java. Você pode encontra-lo aqui:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Com isso você já terá um compilador e uma máquina virtual em mãos. Essa máquina virtual chama-se JVM (Java Virtual Machine), os programas escritos em Java rodam encima desta máquina virtual, o que garante a portabilidade nesta linguagem.

Com isso você já consegue programar, basta usar um edtior de textos, como o Vi, ou o Notepad. Bom fora isso, também há os ambientes de desenvolvimento, as chamadas IDEs, que facilitam demais o trabalho do programador. Para Java, as mais usadas são NetBeans, e Eclipse. Existem outras como JCreator, Gel, e etc. Mas não são tão usadas quando as anteriormente citadas.

Java é algo muito extenso, estou respondendo esta pergunta supondo que você esteja se referindo à J2SE. Você pode tirar idéias para projetos visitando o SourceForge, que é um hospedeiro de projetos Open-Source, vale a pena visitar. Bem, creio que seja isso.

Oi,

Análise de sistema, estudo do problema, análise de requisitos, recursos e custo, elaborar o projeto e contrato. Pelo menos quando fiz o meu foi assim…
Elabora projeto de Banco de dados, identificar entidades, atributos, relacionamentos.
Feito isso é só começar, se tiver alguma duvida, poste novamente… :wink:

cara seu curso é técnico, duvido muito que tenham te passado essas coisas de analise

coloque a mão na massa direto, faça com software de vendas em swing com mysql, um bem simples

-Cadastro de Vendedores

-Cadastro de itens

-Cadastro de itens de pedido

• Tela de Vendas

etc…

[quote=Andre Rosa][quote=ziulluiz]

1° pergunta : Qual a primeiro passo para si fazer um projeto em java?

Essa pergunta inclui: tenho que primeiro pensar em o que fazer, depois fazer o levantemento de requisistos?
fazer modelo conceitual, fazer modelo fisico etc?

[/quote]

Sua pergunta está um pouco confusa, mas tentarei responder. Veja bem, primeiramente você precisará de um ambiente preparado para o desenvolvimento. Ou seja, basicamente você precisará do JDK (Java Development Kit), o Kit de Desenvolvimento Java. Você pode encontra-lo aqui:

http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Com isso você já terá um compilador e uma máquina virtual em mãos. Essa máquina virtual chama-se JVM (Java Virtual Machine), os programas escritos em Java rodam encima desta máquina virtual, o que garante a portabilidade nesta linguagem.

Com isso você já consegue programar, basta usar um edtior de textos, como o Vi, ou o Notepad. Bom fora isso, também há os ambientes de desenvolvimento, as chamadas IDEs, que facilitam demais o trabalho do programador. Para Java, as mais usadas são NetBeans, e Eclipse. Existem outras como JCreator, Gel, e etc. Mas não são tão usadas quando as anteriormente citadas.

Java é algo muito extenso, estou respondendo esta pergunta supondo que você esteja se referindo à J2SE. Você pode tirar idéias para projetos visitando o SourceForge, que é um hospedeiro de projetos Open-Source, vale a pena visitar. Bem, creio que seja isso. [/quote]

Ola André Rosa, obrigado por responder minhas perguntas!
Mas eu fiz perguntas confusas, quando fiz as pergutas, me refiro a documentação necessária, tipo, levantamento de requisistos!

O que tenho que pensar primeiro, questoes de ir na empresa, fazer um levantamento de requisitos, necessidades, depois, fazer documentações, diagramas etc!

Estou confuso nessa parte inicial, não na parte de codificação!

Esperto ter sido mais claro dessa vez

Obrigado

[quote=douglaskd]cara seu curso é técnico, duvido muito que tenham te passado essas coisas de analise

coloque a mão na massa direto, faça com software de vendas em swing com mysql, um bem simples

-Cadastro de Vendedores

-Cadastro de itens

-Cadastro de itens de pedido

• Tela de Vendas

etc…[/quote]

Ola amigo douglaskd,

Meu curso é técnico , o problema é o seguinte, o curso tem duração de 2 anos, ja estamos em 1 ano e 5 meses.

Ae vem a questão do problema, a turma de 30 alunos, ja foram embora 20 alunos, motivo, eles nao estavam sabendo o conceito de variável.

Conceito de que quando voce declara uma variavel o computador pede para a memoria reservar um espaço para algum tipo de dado para posteriormente usar esse dado!

Para você ver , como ta a situação!

Estavamos estudando JAVA, suspenderam as aulas e voltaram e lógica 1, 2 e 3, agora que estamos terminando lógica 3, para logo em seguida voltar para JAVA!

Questões de documentação, diagramas, etc, vimos isso tão rapido, que putz, ta osso mano.

Eu, primeiramente, definiria o que sei fazer. PHP, ótimo. Aprender java e desenvolver um projeto ao mesmo tempo é meio que loucura.
Depois, o que irei fazer. Tem alguma empresa que irá permitir que eu entre e conheça a rotina que preciso?
Depois, irei analisar os requisitos. Usuários, telas do sistema, rotinas, limitações atuais, o que poderia melhorar (performance, intuitividade, etc). Isto pode ser feito conversando com usuários, acompanhando suas tarefas, etc.
Aí eu iniciaria a definição de escopo. O que meu projeto pode melhorar para o que existe. Ele é viável (custo X benefício).
Com o escopo pronto, defino a arquitetura e qual o modelo de construção.
Design dos diagramas (UML 2 é tranquila). O que pega são as especificações de caso de uso. Haja paciência. Se elas forem bem feitas, tudo sai bem facilmente.
Só depois, programar. E seguindo o que defini como arquitetura e design.

Enfim, acho que é isso.

[quote=drsmachado]Eu, primeiramente, definiria o que sei fazer. PHP, ótimo. Aprender java e desenvolver um projeto ao mesmo tempo é meio que loucura.
Depois, o que irei fazer. Tem alguma empresa que irá permitir que eu entre e conheça a rotina que preciso?
Depois, irei analisar os requisitos. Usuários, telas do sistema, rotinas, limitações atuais, o que poderia melhorar (performance, intuitividade, etc). Isto pode ser feito conversando com usuários, acompanhando suas tarefas, etc.
Aí eu iniciaria a definição de escopo. O que meu projeto pode melhorar para o que existe. Ele é viável (custo X benefício).
Com o escopo pronto, defino a arquitetura e qual o modelo de construção.
Design dos diagramas (UML 2 é tranquila). O que pega são as especificações de caso de uso. Haja paciência. Se elas forem bem feitas, tudo sai bem facilmente.
Só depois, programar. E seguindo o que defini como arquitetura e design.

Enfim, acho que é isso.[/quote]

Ola amigo drsmachado, obrigado pelas repostas é exatamente isso que estou querendo saber!

Acho que irei fazer em PHP, porque tipo, fizemos um pequenino sisteminha, digo pequenino porqu ele tinha funcionalidades de cadastrar usuario, excluir, consultar e outras
funcionalidades!
Só que tipo, minha turma ta osso mano, entao o professor fica segurando quem tem um pouco mais de facilidade e tempo de estudar, por conta das outras pessoas que
nao tem tempo para estudar, e consequêntimente tem um rendimento inferior aos que tem tempo!

Consequencia disso? em java até agora aprendi o que é método, passagem de parametros em métodos, aprendi entrada de dados , processamento e saida de dados, isso
em porblemas faceis do tipo,
calcule a area de um retangulo e mostre o resultado na tela!

Resultado, tou lascado, nao vimos orientação a objetos, tem como eu fazer projeto mesmo que simples em java? criado tabelas, etc?
faltando 3 meses?

Talves si eu me matar 24 horas por dia.

[quote=Anime]Oi,

Análise de sistema, estudo do problema, análise de requisitos, recursos e custo, elaborar o projeto e contrato. Pelo menos quando fiz o meu foi assim…
Elabora projeto de Banco de dados, identificar entidades, atributos, relacionamentos.
Feito isso é só começar, se tiver alguma duvida, poste novamente… :wink:
[/quote]

Obrigado pela resposta, essas sao minhas duvidas, mas nao sei quais programas usar para fazer diagramas, nao sei quais diagramas tenho que fazer
af to quase chorando kkkkkkkkkkkk

Na verdade, faz em PHP e vai estudando java por conta.
Gerencia horários para os dois e boa sorte.

[quote=ziulluiz]

Obrigado pela resposta, essas sao minhas duvidas, mas nao sei quais programas usar para fazer diagramas, nao sei quais diagramas tenho que fazer
af to quase chorando kkkkkkkkkkkk[/quote]

Diagramas: Use o Astah Community, gratuito e simples.
Programar: Bem, se não puder comprar a licença do Adobe CreativeSuite 4 ou 5 (não disse nada sobre cracks, hein?), o Eclipse for PHP é muito bom. Senão Aptana Studio.
Ambiente: Xampp ou EasyPHP.

Se vai para java:
Web: Eclipse + tomcat + MySQL.
Desktop: Netbeans + MySQL.

O que decidir, PHP ou Java, avisa aí, vamos tentar ajudar.

[quote=drsmachado]Na verdade, faz em PHP e vai estudando java por conta.
Gerencia horários para os dois e boa sorte.[/quote]

Pode cre, vou fazer em PHP!

Se quiser mais aventura, faz em PHP OO ainda!!!
E com ajax!!!

[quote=drsmachado][quote=ziulluiz]

af to quase chorando kkkkkkkkkkkk[/quote]

Diagramas: Use o Astah Community, gratuito e simples.
Programar: Bem, se não puder comprar a licença do Adobe CreativeSuite 4 ou 5 (não disse nada sobre cracks, hein?), o Eclipse for PHP é muito bom. Senão Aptana Studio.
Ambiente: Xampp ou EasyPHP.

Se vai para java:
Web: Eclipse + tomcat + MySQL.
Desktop: Netbeans + MySQL.

O que decidir, PHP ou Java, avisa aí, vamos tentar ajudar.[/quote]

Blz, só que tipo, tou em duvida, acho que tanto em PHP ou em Java, terei que fazer, mas nao usando orientação a objetos, porque terei mais dificuldades
nao pegamos aula de orietação a objetos, agora que estavamos etrando em java, e começando a falar em orientacao a objetos, só que a turma nao si esforça
nego nao consegue resolver um exercicio simples e ja desmotiva por completo. Ae vão no cordenador do curso, chorar. Com isso faz o curso voltar em logica novamente
aff

[quote=drsmachado]Se quiser mais aventura, faz em PHP OO ainda!!!
E com ajax!!![/quote]

BLZ, mas olha o que respondi kkkkkkkkkkk

Blz, só que tipo, tou em duvida, acho que tanto em PHP ou em Java, terei que fazer, mas nao usando orientação a objetos, porque terei mais dificuldades
nao pegamos aula de orietação a objetos, agora que estavamos etrando em java, e começando a falar em orientacao a objetos, só que a turma nao si esforça
nego nao consegue resolver um exercicio simples e ja desmotiva por completo. Ae vão no cordenador do curso, chorar. Com isso faz o curso voltar em logica novamente
aff

Terei condições de fazer sem OO, estavamos começando OO, mas voltou pra logica, turma nerdeeeee

[quote=ziulluiz][quote=drsmachado]Se quiser mais aventura, faz em PHP OO ainda!!!
E com ajax!!![/quote]

BLZ, mas olha o que respondi kkkkkkkkkkk

aff

Terei condições de fazer sem OO, estavamos começando OO, mas voltou pra logica, turma nerdeeeee [/quote]

pode fechar topico, as respostas foram suficientes, e supriram minhas duvidas,
obrigado a todos que responderam