Projeto Final - Rio de Janeiro

Vou levar a sua discussão adiante então…

Eu faço SI, e tem gente que chega no penúçtimo ano (onde estou) sem saber programar um sistema completo.

As disciplinas da Universidade trazem o básico de programação… estrutura de comandos, de dados etc… mas nem sempre te mostram como criar um sistema completo…

Tenho bem mais de 4 cadeiras de programação, mas uma aprende o if/else, na outra estrutura de dados… as coisas separadas o pessoal vai passando apertadíssimo…

Quero ver fazer tudo funcionar junto…

Realmente os trabalhos com quem sabe ajudam a empurrar pra frente…

O pessoal sai sabendo fazer if/else, for etc… mas não um sistema completo.

[quote=J2Alex]

O que mais existe é analista falando besteira, simplesmente porque não tem uma expriência prática em programação… não precisa ser um expert em programação… mas um mínimo de vivência prática na área acho muito importante.

Eu poderia dar argumentos mais concretos… mas estou com preguiça agora.[/quote]

Concordo, mas ninguém aqui falou da qualidade, mas pela sua resposta vc concorda conosco que é possível sair da faculdade voltado para análise sem saber programar…

Que a qualidade é duvidosa, não havia sido discutido… mas realmente é o que acontece

Um arquiteto projetista pode nunca ter que trabalhar com isso, mas tem cadeira de resistência de materiais, advogado trabalhista tem direito penal, um médico pode virar pediatra, mas cadeiras em cadiologia e cirurgia eles têm, por que alguém que vai fazer um sistema não teria alguma cadeira de programação (nem que fosse 1)? Não me agrada a idéia de trabalhar com um analista que não sabe nem como se programa um sistema muito mais simples do que o que ele concebe.

Até!

Não é à toa que o PROJETO FINAL é desenvolver um programa…

Olhem, acredito que a formação provida pelas universidades aos alunos, é defeituosa sim, quanto aos cursos de computação. Concordo com o que J2Alex falou ( e ae cara blz? ) Pórém, a universidade é somente parte da formação, e tem como obrigação (MEC) prover bases sólidas para posterior aprimoração do aluno. Resumindo, não adianta o cara ter aula de java (como eu ouvia normalmente na faculdade) se foi reprovado em algoritmos!

A função da Universidade é prover base sólida, daí para frente é por conta do profissional. Por isso temos tantos problemas com analistas…

Só a critério de exemplificação, me formei em TI com ênfase em Gestão de Negócios. tive disciplinas como Algoritmos, LP1, LP2, LP de Banco de Dados. Há de concordar que não são poucas disciplinas… Porém NG consegue fazer direito um programinha que acessa o BD!!!

Terceirizar parte do projeto final, em qualquer instituição séria, resulta em jubilamento do aluno. Espero que a moderação do GUJ esteja ligada e tome uma atitude em relação a esse tópico. Acho absurdo um usuário fazer este tipo de oferta e outros usuários cogitarem a possibilidade de aceitá-la.

Terminei minha graduação em SI ano passado na Unirio e tive várias cadeiras obrigatórias em programação. Obviamente, tem alunos que preferem priorizar outras áreas, mas esses alunos costumam escolher projetos finais que envolvem pouca ou nenhuma programação.

abraços,

O negócio mesmo é NÃO DEPENDER da universidade. :idea: :idea: :idea:

paulohrl,

O peerless colocou muito bem… se o projeto final do cara é desenvolver um projeto, ele teve o embasamento pra isso na faculdade (ou melhor, a faculdade lhe ofereceu esse embasamento…). Portanto, é um absurdo que ele venha aqui oferecer dinheiro pra alguém fazer o trabalho dele.

Vai ser mais um analista daqueles que eu citei… triste isso para a nossa profissão.

Mesmo que o cara não goste de Desenvolver…
Mesmo que o cara não saiba Desenvolver…

Mas agora fazer um PCC nesta área e não ter conhecimentos suficientes para tal?!
O Cara é malandro e quer tirar vantagem com isso… mostrar que sabe algo que não sabe (depois de formado…) :roll:

[quote=J2Alex]paulohrl,

O peerless colocou muito bem… se o projeto final do cara é desenvolver um projeto, ele teve o embasamento pra isso na faculdade (ou melhor, a faculdade lhe ofereceu esse embasamento…). Portanto, é um absurdo que ele venha aqui oferecer dinheiro pra alguém fazer o trabalho dele.

Vai ser mais um analista daqueles que eu citei… triste isso para a nossa profissão.[/quote]

Cara… ele ter escolhido fazer um programa como TCC pode ser falha dele… eu duvido que a Unioversidade chegou e disse que o TCC deveria ser um programa completo… Isso foi opção errada dele talvez, que deveria ter escolhido um TCC em uma área que ele entende mais…

Talvez ele manje de análise e esteja querendo abraçar o mundo, fazendo além da análise a implementação e não está apto a isso.

Mas que existem alunos que se formam sem saber programar existem… é só isso que estou dizendo, e não defendendo que isso é o correto. Prestem atenção nisso para não me julgarem mal.

Lembrando que todos tem base oara um monte de coisas na faculdade, mas cada um escolhe seguir e aprender bem uma(s) ou outra(s).

Primeiro de tudo…
Hoje as cadeiras universitarias para todas as Universidades devem ser as mesmas.

Para o curso de Ciencia da Computação 4 anos e meio (Só a parte que envolve programação).

1ª fase -> Algoritmos.
2ª fase -> Programação 1 / Logica de programação.
3ª fase -> Programação 2.
4ª fase -> Estrutura de Dados (Pilha, Fila etc…)
5ª fase -> Inteligencia Artificil (Envolve Estrutaramento de dados, e programação)
6ª fase -> Linguagens formais e Automatos.
7ª fase -> Compiladores 1.
8ª fase -> Compliadores 2.
9ª fase -> Conclusão.

Bom, até a 3 fase do curso, a universidade mostra o basico… ou seja… conceitos de COMO
programar.

Já na 4 fase (Materia considerada pior da computação), já se aprende algo mais complexo.

5 fase, chegando nesta fase… a universidade é obrigada a definir o que a classe vai seguir
daqui pra frente até a ultima fase… entre as areas:

  • Automação.
  • Internet.
  • Redes.
  • Programação.
  • Eletronica
    etc…

Concluindo, é claro que a universidade nos mostra o basico de tudo, basta agora você dar
“a cara pra bater” e ir a luta, estudando e pesquisando. Concordo com as pessoas que falaram
isso.

Mas, simplesmente não concordo na parte de Desenvolver um projeto… não necessariamente
é necessario programação. pode ser eletronica… pode ser… sei lá, varias outras coisas…

Agora, como ele chegou até o final sem conhecer programação já é com ele né hehehe…

Tchauzin!

Em Sistemas de Informação seu projeto final DEVERÁ ser um PROJETO RELACIONADO AO QUE SE APRENDEU DURANTE O CURSO, o qual segue um SOFTWARE e sua respectiva análise cientifica…

[por isso acho que ele ñ teve lá mt direito de escolha]

As cadeiras não t~em que ser as mesmas, as ementas é que devem incluir um mínimo de assuntos. Mas como quem avalia isso é a faculdade temos pessoas que não sabem programar.

Engenharia de Produção, Adminsitraçõa… tantas profissões melhores apra um ‘analista’ que não programa.

Faço minhas as suas palavras… :lol:

Galera, vcs tao crucificando o cara! Ele num falou mais nada sobre o sistema, nem devera dessa forma!

[quote=absolution]
Galera, vcs tao crucificando o cara! Ele num falou mais nada sobre o sistema, nem devera dessa forma![/quote]

Talvez criou juízo ou vergonha na cara :lol: