Projeto Final - Rio de Janeiro

35 respostas
F

Pessoal,

Sou graduando de Sistemas de Informação e estamos para apresentar nosso projeto final de graduação.
O problema que não tenho conhecimento de programação.
Apenas me foquei no levantamento de requisitos do sistema.

Aqui vai minha proposta.
Alguém faria a implementação deste sistema, nós pagaríamos!
Precisa ser do Rio de Janeiro!

Se algué estiver interessado, entre em contato.

Obrigado!

35 Respostas

peerless

O que o sistema terá de fazer?

PS.: PQ obrigatoriedade da pessoa ser do Rio ?

lina

Eu sou do Rio de Janeiro x)

Mas atualmente estou na California!
pode ser eu?!

Tchauzin!

P

A pessoa tem de ser do Rio? Em desenvolvimento num rola esse tipo de barreira.

Fala melhor do que se trata o sistema pra dar uma idéia pro pessoal…

Bom… acredito que essa implementação deva ser feita em Java certo?

Especifica melhor a proposta cara, o pessoal pode te ajudar

Até

peerless

E bah meuu , terminar o curso de SI e não saber programar…

tu andou dando propina pros teus Profs né? :twisted:

aheuheuheuhue

eltonk

Chega a ser lamentável encontrar pessoas se formando e não sabem o mínimo de programação…

Imaginem um Médico se formando mas não entende nada de anatomia… :cry:
Um Engenheiro civíl se formando mas não conhece cálculo das tensões no solo. :oops:

A faculdade não está aí para dar “cursinho” de como programar, mas sim mostrar o caminho das pedras para que se possa chegar onde quer. Mas se mesmo assim tu não consegue chegar lá, rasgue o teu diploma :roll:

Abraços…

Paulinha_NEXT

discordo completamente,

Se a pessoa eh formada focada em Analise de Sistemas ele tem que conhecer as possibilidades de cada linguagem entre outros atributos, e nao programar em si. Hj em dia com a grande expansao das fábricas de software eh necessario maior especializacao e nao generalizacao, cada um no seu lugar!

Mas seria legal o cara ralar um pouco tb… estou no segundo semestre e jah frequento o guj para me iniciar na programacao.

lina

Existem varias areas ao se formar em algo que está ligado há computação,
não necessariamente precisa ser programação

rsrs…

P

Concordo com parte do pessoal ai…

O cara pode estar se formando focado na área de Análise, Redes, Gerenciamento etc… sem necessariamente ter interesse em programar…

Mas que é necessário ter pelo menos uma noção de programação, isso é, mas ninguém disse que o cara ai não sabe fazer um hello world, ele apenas não programa o suficiente para fazer um sistema completo…

Cabe a nós ajudar ou não, mas não julgar a pessoa.

Rubem_Azenha

Até onde eu sei, curso de Sistemas de Informação aborda ou deveria abordar programação!

P

Eu faço SI e não é só isso que é abordado no curso não. A maioria das disciplinas tem teoria para ser utilizada em análise e programação entra só como parte prática, mas em diversas faculdades essa parte prática não é nem de longe o principal foco

Adriano_Almeida

Aborda… mas não é o foco principal.

Se vc quer um curso que tenha mais programação vá pra Ciências da Computação.

Ferryman

Eai pessoal,

Tudo bem, concordo que programar pode não ser um pré requisito para ser um analista, mas então, como um profissional que nao viu nada de programação entra no mercado de trabalho?
Vocês conhecem alguem que começou a trabalhar como analista de sistemas sem ter nada de experiencia?
Acredito que programação é a porta de entrada para o mercado de trabalho. A maioria das pessoas que conheço (ou todas) começaram programando e a partir da programação, depois de um pouco de experiencia decidiram um rumo para a carreira (Analista, Arquiteto etc etc etc).

Por esse motivo acredito que pelo menos uma base de programação é essencial.

Um problema muito grave que vejo nas faculdades por aí são os professores que dão aula sem nunca ter trabalhado na area. O cara é puramente academico, porque nao arrumou um estagio quando estava na faculdade, então ele saiu da faculdade e fez mestrado e ainda assim ficou dificil entrar na area por falta de experiencia.

Hoje ele é professor na area de TI sem ter nenhuma experiencia e só sabe como funciona tudo na teoria.

Quem perde com isso são os alunos que precisam adquirir conhecimentos de pessoas realmente conhecem o mercado, se não a história se repete, e o aluno que tem aula com esse tipo de professor sai da facul sem trabalhar, faz mestrado e vira professor tambem.

Bom essa é minha opinião,

Abraço a todos

P

Concordo em parte com o Ferryman, mas muitos alunos que tem aula com esses professores, se realmente estiverem afim de ter contato com a coisa como realmentre é, procura um estágio e segue em frente. Os mais desinteressados acabam mesmo nesse caminho que ele citou

peerless

Errado!

Eu faço SI, estou no 4º período, e posso garantir que ninguém chega no 2º periodo se não sabe programar, IMAGINE NO ultimo (8º)!

Ou a faculdade é fraca, ou passou colando (e muito bem, por sinal) …!

P

Eu faço SI e estou no quinto período… tem gente no terceiro ano, comigo, que não sabe programar nada além de um hello world e no maximo controlar uns if/else.

Tem esse tipo de gente sim.

Vão levando as outras matérias… algumas de programação rola DP, outras, vão passando na média… com ajuda dos trabalhos práticos que fzem em grupo com quem programa melhor… e assim vai…

Posso garantir que existe isso

eltonk

Senhores(as)…

Como citado anteriormente e aqui reescrevo, há áreas que são focadas sim! Redes, Banco de Dados e Desenvolvimento são as principais entre outras.
Mas como eu citei no meu post anterior, UMA UNIVERSIDADE MOSTRA O CAMINHO DAS PEDRAS… e este caminho é algo amplo em todas as áreas…
Se a tua finalidade é Banco de Dados, VOCÊ direciona os teus estudos e conhecimentos para esta área. Mas não deixa de ter o caminho para que se algum dia o conceito de Banco de Dados vire @deprecaded, você tenha condições de virar um Gerente de Redes.

A questão que eu levantei é essa! Quem realmente se dedicou e passou por méritos próprios as 10 (ou 8) fases de uma UNIVERSIDADE, deve e com toda certeza tem a capacidade de hora ser programador, hora ser dba, hora ser analísta de redes…

Então, Paulinha NEXT, você concordou com a minha afirmação, e não “discordou completamente”, quando tu cita: “ele tem que conhecer as possibilidades de cada linguagem entre outros atributos”, tu reafirma o meu dito quanto ao “caminho das pedras”

:wink:

P

Até ai eu concordo… o cara sai da faculdade com uma noção básica de tudo, sendo que o próprio esforço pode faze-lo crescer em uma área, ja que ja tem base… mas é possível sair da faculdade com só o básico de uma área, o que deve ser o caso do cara que começou o post… ele não se interessa por aprofundar os conhecimentos em programação…

eltonk

Querem apimentar mais a discução??

Qualquer curso de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação (entre outras em TI) tem pelo menos 3 ou 4 cadeiras de programação (sem contar engenharia de software, análise de algoritmos e compiladores).

Tendo em vista que a frase anterior é verdadeira (me provem que um curso não tem pelo menos as 3 cadeiras de programação), nasce a pergunta:

Como alguém passa por todas as cadeiras de programação sem saber programar?!

Chutando o balde de vez… Ou o cara é esperto e os outros levam nas costas (Idiotas estes), ou a universidade não passa de um grande migué! :roll:

J2Alex

Paulinha NEXT:
discordo completamente,

Se a pessoa eh formada focada em Analise de Sistemas ele tem que conhecer as possibilidades de cada linguagem entre outros atributos, e nao programar em si. Hj em dia com a grande expansao das fábricas de software eh necessario maior especializacao e nao generalizacao, cada um no seu lugar!

Mas seria legal o cara ralar um pouco tb… estou no segundo semestre e jah frequento o guj para me iniciar na programacao.

Discordo completamente de vc… :lol:

O que mais existe é analista falando besteira, simplesmente porque não tem uma expriência prática em programação… não precisa ser um expert em programação… mas um mínimo de vivência prática na área acho muito importante.

Eu poderia dar argumentos mais concretos… mas estou com preguiça agora.

P

Vou levar a sua discussão adiante então…

Eu faço SI, e tem gente que chega no penúçtimo ano (onde estou) sem saber programar um sistema completo.

As disciplinas da Universidade trazem o básico de programação… estrutura de comandos, de dados etc… mas nem sempre te mostram como criar um sistema completo…

Tenho bem mais de 4 cadeiras de programação, mas uma aprende o if/else, na outra estrutura de dados… as coisas separadas o pessoal vai passando apertadíssimo…

Quero ver fazer tudo funcionar junto…

Realmente os trabalhos com quem sabe ajudam a empurrar pra frente…

O pessoal sai sabendo fazer if/else, for etc… mas não um sistema completo.

P

J2Alex:

O que mais existe é analista falando besteira, simplesmente porque não tem uma expriência prática em programação… não precisa ser um expert em programação… mas um mínimo de vivência prática na área acho muito importante.

Eu poderia dar argumentos mais concretos… mas estou com preguiça agora.

Concordo, mas ninguém aqui falou da qualidade, mas pela sua resposta vc concorda conosco que é possível sair da faculdade voltado para análise sem saber programar…

Que a qualidade é duvidosa, não havia sido discutido… mas realmente é o que acontece

maquiavelbona

Um arquiteto projetista pode nunca ter que trabalhar com isso, mas tem cadeira de resistência de materiais, advogado trabalhista tem direito penal, um médico pode virar pediatra, mas cadeiras em cadiologia e cirurgia eles têm, por que alguém que vai fazer um sistema não teria alguma cadeira de programação (nem que fosse 1)? Não me agrada a idéia de trabalhar com um analista que não sabe nem como se programa um sistema muito mais simples do que o que ele concebe.

Até!

peerless

Não é à toa que o PROJETO FINAL é desenvolver um programa…

T

Olhem, acredito que a formação provida pelas universidades aos alunos, é defeituosa sim, quanto aos cursos de computação. Concordo com o que J2Alex falou ( e ae cara blz? ) Pórém, a universidade é somente parte da formação, e tem como obrigação (MEC) prover bases sólidas para posterior aprimoração do aluno. Resumindo, não adianta o cara ter aula de java (como eu ouvia normalmente na faculdade) se foi reprovado em algoritmos!

A função da Universidade é prover base sólida, daí para frente é por conta do profissional. Por isso temos tantos problemas com analistas…

Só a critério de exemplificação, me formei em TI com ênfase em Gestão de Negócios. tive disciplinas como Algoritmos, LP1, LP2, LP de Banco de Dados. Há de concordar que não são poucas disciplinas… Porém NG consegue fazer direito um programinha que acessa o BD!!!

bonfarj

Terceirizar parte do projeto final, em qualquer instituição séria, resulta em jubilamento do aluno. Espero que a moderação do GUJ esteja ligada e tome uma atitude em relação a esse tópico. Acho absurdo um usuário fazer este tipo de oferta e outros usuários cogitarem a possibilidade de aceitá-la.

Terminei minha graduação em SI ano passado na Unirio e tive várias cadeiras obrigatórias em programação. Obviamente, tem alunos que preferem priorizar outras áreas, mas esses alunos costumam escolher projetos finais que envolvem pouca ou nenhuma programação.

abraços,

T

O negócio mesmo é NÃO DEPENDER da universidade. :idea: :idea: :idea:

J2Alex

paulohrl,

O peerless colocou muito bem… se o projeto final do cara é desenvolver um projeto, ele teve o embasamento pra isso na faculdade (ou melhor, a faculdade lhe ofereceu esse embasamento…). Portanto, é um absurdo que ele venha aqui oferecer dinheiro pra alguém fazer o trabalho dele.

Vai ser mais um analista daqueles que eu citei… triste isso para a nossa profissão.

eltonk

Mesmo que o cara não goste de Desenvolver…
Mesmo que o cara não saiba Desenvolver…

Mas agora fazer um PCC nesta área e não ter conhecimentos suficientes para tal?!
O Cara é malandro e quer tirar vantagem com isso… mostrar que sabe algo que não sabe (depois de formado…) :roll:

P

J2Alex:
paulohrl,

O peerless colocou muito bem… se o projeto final do cara é desenvolver um projeto, ele teve o embasamento pra isso na faculdade (ou melhor, a faculdade lhe ofereceu esse embasamento…). Portanto, é um absurdo que ele venha aqui oferecer dinheiro pra alguém fazer o trabalho dele.

Vai ser mais um analista daqueles que eu citei… triste isso para a nossa profissão.

Cara… ele ter escolhido fazer um programa como TCC pode ser falha dele… eu duvido que a Unioversidade chegou e disse que o TCC deveria ser um programa completo… Isso foi opção errada dele talvez, que deveria ter escolhido um TCC em uma área que ele entende mais…

Talvez ele manje de análise e esteja querendo abraçar o mundo, fazendo além da análise a implementação e não está apto a isso.

Mas que existem alunos que se formam sem saber programar existem… é só isso que estou dizendo, e não defendendo que isso é o correto. Prestem atenção nisso para não me julgarem mal.

Lembrando que todos tem base oara um monte de coisas na faculdade, mas cada um escolhe seguir e aprender bem uma(s) ou outra(s).

lina

Primeiro de tudo…
Hoje as cadeiras universitarias para todas as Universidades devem ser as mesmas.

Para o curso de Ciencia da Computação 4 anos e meio (Só a parte que envolve programação).

1ª fase -> Algoritmos.
2ª fase -> Programação 1 / Logica de programação.
3ª fase -> Programação 2.
4ª fase -> Estrutura de Dados (Pilha, Fila etc…)
5ª fase -> Inteligencia Artificil (Envolve Estrutaramento de dados, e programação)
6ª fase -> Linguagens formais e Automatos.
7ª fase -> Compiladores 1.
8ª fase -> Compliadores 2.
9ª fase -> Conclusão.

Bom, até a 3 fase do curso, a universidade mostra o basico… ou seja… conceitos de COMO
programar.

Já na 4 fase (Materia considerada pior da computação), já se aprende algo mais complexo.

5 fase, chegando nesta fase… a universidade é obrigada a definir o que a classe vai seguir
daqui pra frente até a ultima fase… entre as areas:

• Automação.
  • Internet.
  • Redes.
  • Programação.
  • Eletronica
    etc…

Concluindo, é claro que a universidade nos mostra o basico de tudo, basta agora você dar
“a cara pra bater” e ir a luta, estudando e pesquisando. Concordo com as pessoas que falaram
isso.

Mas, simplesmente não concordo na parte de Desenvolver um projeto… não necessariamente
é necessario programação. pode ser eletronica… pode ser… sei lá, varias outras coisas…

Agora, como ele chegou até o final sem conhecer programação já é com ele né hehehe…

Tchauzin!

peerless

Em Sistemas de Informação seu projeto final DEVERÁ ser um PROJETO RELACIONADO AO QUE SE APRENDEU DURANTE O CURSO, o qual segue um SOFTWARE e sua respectiva análise cientifica…

[por isso acho que ele ñ teve lá mt direito de escolha]

pcalcado

As cadeiras não t~em que ser as mesmas, as ementas é que devem incluir um mínimo de assuntos. Mas como quem avalia isso é a faculdade temos pessoas que não sabem programar.

Engenharia de Produção, Adminsitraçõa… tantas profissões melhores apra um ‘analista’ que não programa.

J2Alex

Faço minhas as suas palavras… :lol:

A

Galera, vcs tao crucificando o cara! Ele num falou mais nada sobre o sistema, nem devera dessa forma!

eltonk

absolution:

Galera, vcs tao crucificando o cara! Ele num falou mais nada sobre o sistema, nem devera dessa forma!

Talvez criou juízo ou vergonha na cara :lol:

Criado 8 de março de 2007
Ultima resposta 9 de mar. de 2007
Respostas 35
Participantes 15