Projeto Framework

Estou aqui para falar que estou desenvolvendo um projeto de framework em java na minha pos graduação. Gostaria de pedir aos usuários idéias que eu poderia adicionar nesse framework. Bem vou falar como esse framework funciona. Eu me basei no Spring, mas precisamente a parte que ele trabalha com Hibernate para projetar não copiei o código do spring fiz minhas próprias implementações de código e classes. Nesse projeto quero facilitar ainda mais o uso do hibernate em aplicações desktop, e na qual estou criando alguns componentes swing, tipo o DBNavigator do Delphi mas com menos recursos, tipo por exemplo so tem os botões inserir, excluiir, editar, atualizar e cancelar, um combox customizado entre outros componentes que ainda estão no projeto mais ainda não foram implementados. Criei algumas bibliotecas utilitarias para trabalhar com reflection e para retornar algums informações sobre o sistema. Bem abaixo vai um código de exemplo de como faz para usar esse framework, quem tiver idéias para acrescentar me Agradeço

/[code]Aqui estou configurando o framework, estou dizendo para ele
iniciar o Hibernate usando as classes persistente configuradas atraáves
de arquivo XML.
Pode-se também usar as configurações atráves de annotations usando a
classe ConfigureHibernateAnnotations() no lugar de ConfigureHibernateXML
/
ConfigurationApplicationContext ctx = new ConfigurantionHibernateContext( new ConfigureHibernateXML() );
ctx.initConfiguration(); //Aqui inicio a configuração

/Criando instâncias das classes DAO./
DAOFactoryContext daoFactory = new DAOFactory();
TesteDAO daoTeste = daoFactory.getDao(TesteDAO.class)//criando instância do DAO

//Persistindo os dados
Teste teste = new Teste();
teste.setNome(“Paulo”);
daoTeste.salvar(teste);

/Pode se também usar o componente JNavigator similiar com
DBNavigator do Delphi passando a instância do DAO para o método
setDao() do componente
/
JNabegador navegador = new JNavegador();
navegador.setDao(testeDAO); [/code]

Bem pessoal isso so e uma parte do framework quem poder dar ideias para acrescentar nesse framework eu agradeço

Abraços a Todos

Bem legal esse projeto :!:

Bem este projeto inicialmente e para estudos futuramente quando estiver pronto pretendo disponibilizar para comunidade poder estudar também compartilhando meus conhecimentos que adquiri
Abraços

Aqui na empresa onde trabalho, utilizo o Hibernate e a criação de ORMs é feita de forma automática. Mas a criação dos relacionamentos toma um certo tempo e estamos verificando as possibilidades de automatizar a criação dos relacionamentos.
Já testei o Hibernator que faz isso, mas o problema é que utilizamos nomes lógicos para as colunas e os nomes dos ORMs e DAOs.
No seu projeto tem algo do tipo, criar relacionamentos entre ORMs de forma automática?

Legal cara … Como o projeto é para fins acadêmicos, vc está perdoado.

Mas antes de mais nada, dá uma lida neste topico e adeque seu post.

Estou trabalhando em um projeto acadêmico também com uma arquitetura próxima a sua, mas depois comento.

[]'s

[quote]Aqui na empresa onde trabalho, utilizo o Hibernate e a criação de ORMs é feita de forma automática. Mas a criação dos relacionamentos toma um certo tempo e estamos verificando as possibilidades de automatizar a criação dos relacionamentos.
Já testei o Hibernator que faz isso, mas o problema é que utilizamos nomes lógicos para as colunas e os nomes dos ORMs e DAOs.
No seu projeto tem algo do tipo, criar relacionamentos entre ORMs de forma automática? [/quote]

Bem o framewor não faz isso, mas será uma boa colocar isso no framework

Paulo,

Sem querer desanimá-lo, mas por que ao invés de criar mais um framework, você não colabora com os existentes? Para integração do Swing com JavaBeans, existe o genesis e o SwingBean, entre outros. Vários frameworks também fazem essa parte de infraestrutura.

Como eu disse no inicio desse tópico ele para minha pos graduação que estou fazendo onde minha tese e sobre Padrões de Projeto e Frameworks. E minha intenção futuramente e disponibilizar para o pessoal estudar java. Minha intenção não e usar para aplicações comercias, ja que existem tantos frameworks por ai. Eu tenho ganhando bastante conhecimento com este meu projeto, esta sendo muito útil para mim, espero que possa ser útil para outras pessoas também.

Ok, Paulo, mas só espero que você entenda que a forma de outros aprenderem sobre infraestrutura, padrões etc., seguindo essa filosofia, é fazer seu próprio framework também e não colaborar com um existente.

Eu entendo sua colocação, seria bem interessante participar de um ja existente, mas como o objetivo da minha monografia não e este, então partimos do 0.

[quote=paulofafism][quote]Aqui na empresa onde trabalho, utilizo o Hibernate e a criação de ORMs é feita de forma automática. Mas a criação dos relacionamentos toma um certo tempo e estamos verificando as possibilidades de automatizar a criação dos relacionamentos.
Já testei o Hibernator que faz isso, mas o problema é que utilizamos nomes lógicos para as colunas e os nomes dos ORMs e DAOs.
No seu projeto tem algo do tipo, criar relacionamentos entre ORMs de forma automática? [/quote]

Bem o framewor não faz isso, mas será uma boa colocar isso no framework[/quote]

Bom, se vc conseguisse fazer isso, já ajudaria bastante.
Boa sorte com o trabalho!!!