Pessoal, me bateu uma idéia aqui e andei pesquisando, e o tal .exe que se cria de um arquivo java, é nada mais nada menos que uma compactação do arquivo, e quando a pessoa abre, ele descompacta e executa o máquina virtual!!! Me corrijam se estiver errado!!
Então eu gostaria de saber se alguém tem alguma noção de como fazer isso!! Alguém ta afim de entrar comigo nesse projeto?! Eu vou começar a pesquisar, se alguém tiver interesse é só responder ou entrar em contato comigo!! Quero fazer esse mesmo esquema de .exe mas para Linux, que crie um binário compactado, nem sei se é possível fazer isso no Linux, mas não custa nada tentar.
Faz mas precisa digitar um comando para abrir, já o que eu pretendo é, quando a pessoa já dar os 2 clicks no ícone, já abre!!!
pek
O que pretendes fazer nem é muito difícil, penso que o mais complicado será “descobrir” onde está o JRE/JDK instalado, porque a lógica de “juntar” a app java ao bin é simples.
Que linguagem estás a pensar utilizar, C/C++?
Se ainda estiveres interessado podemos tentar criar essa app, como estou de férias tenho tempo livre, podes adicionar-me ao MSN.
Cmps
andre_a_s
Não senhor, com 2 clicks ele abre sim.
Baixa o JEdit pra vc ver.
Entra no diretorio q vc instalou ele e clica no jedit.jar
A intenção do Manifest é essa, vc define a main class q será executada quando receber os 2 clicks.
pek
Não senhor, com 2 clicks ele abre sim.
Baixa o JEdit pra vc ver.
Entra no diretorio q vc instalou ele e clica no jedit.jar
A intenção do Manifest é essa, vc define a main class q será executada quando receber os 2 clicks.
Isso não funciona por “default” em ambiente linux, nas distribuições que conheço e nomeadamente utilizando KDE 3.x, o proprio konqueror abre o ficheiro jar como se de um tar.gz se tratasse, ou seja, abre o ficheiro e mostra uma lista do seu conteúdo (ficheiros).
Cmps
fmeyer
responda algumas perguntas antes.
:arrow: Isso vai atrapalhar a portabilidade de um sistema ?
:arrow: Você quer apenas “executar” o arquivo ou quer transformar em linguagem de maquina(elf no caso do linux) ?
:arrow: Não seria mais facil criar um script que cadastrasse o mime-type ?
:arrow: Isso vai ser realmente util ?
ps. odeio executar jar com 2 cliques :evil:
Pilantra
Bom gente, respondendo as perguntas!!
Eu gostaria de fazer, ou em C++ ou em Java, tanto faz, o que for mais viavel!! O finalidade disso é, apenas englobar o arquivo jar, para que o usuário leigo não precise configurar o KDE para reconhecer o .jar como executavel e não arquivo compactado, como ele faz!!!
O objetivo desse projeto é simples, fazer uma coisa diferente e que ainda não tem pra Linux (Pelo menos eu não achei), porque as vezes eu faço um programa somente pra funcionar em Linux, então não necessito tanto da portabilidade!!!
pek, depois do almoço eu te add no msn pra gente combinar o projeto, OK?!
Abraços
farribeiro
A intenção do 2 clicks é para os usuários finais?
Pois o estranho aqui é que 2 dos 4 de meus links para aplicativos java funciona os outros dois não.
Mas ach o mais recomendado fazer um scripts para o mesmo
Pilantra
O interessante é para usuários leigos, e a fácil distribuição dos aplicativos!!! Por exemplo, se eu precisar passar um programa com um script, eu vou ter que zipar, e o usuário vai ter que descompactar para ver o programa!! Caras, esse projeto vai ser muito bom, vão por mim que vai ser super útil!!
fmeyer
Incrivel a quantidade de usuarios leigos que utilizam o linux :mrgreen:
ps. distribuições como o Fedora, Ubuntu, entre outras … ja tem o mime type cadastrado para .jar
em C++ voce consegue fazer … prefira C … que é mais facil voce fazer as syscalls do linux
em Java para distribuir vai ter q ser em jars :mrgreen: