Projeto iniciacao cientifica - Padroe - CodePro?

1 resposta
duardor

Ae pessoal blz?
Bom , eu como estudante de ciencia da computacao na PUC-MG estou comecando um projeto de iniciação cientifica…
Meu professor propos o tema de reuso de software utilizando padrôes…
O projeto eh o seguinte:
.Num primeiro momento nós (alunos) iremos estudar sobre os padroes q ele escolher…
.Num segundo momento iremos descrever detalhadamente os padroes para a seguir implementar um exemplo do padrao…
.num terceiro momento, jah com varios padroes descroitos e implementados, iremos fazer um aplicativo para implementar facilmente tais padroes , nao soh implementado-os mas tb podendo extende-los…

Eh isso… Minhas duvidas sao as seguinte:

• Nao estariamos reinventado a roda no terceiro momento??? Jah nao existe plug-ins do eclipse para isso? Achei algo na net sobre um aplicativo da IBM que se chama CodePro… O que viria a ser ele?

Bom soh pra citar meu primeiro padra de estudo eh o facade, um pdarao que propoe uma unica interface simples para um sistema complexo… se alguem conhece-lo e queiser me dar umas dicas eu agradeco…

Valews

1 Resposta

Daniel_Quirino_Olive

bom, vamos por partes:

1. “Nao estariamos reinventado a roda no terceiro momento??? Jah nao existe plug-ins do eclipse para isso? Achei algo na net sobre um aplicativo da IBM que se chama CodePro… O que viria a ser ele?”
  • Resp.: Não sei se estaria reinventando, mas talvez melhorando algumas soluções disponíveis e, talvez, tornando esta nova solução disponível gratuitamente; afinal, tanto o IBM CodePro quanto o Together (que possui ferramentas para criação de código seguindo alguns padrões de design) são opções caríssimas (principalmente o Together)*.
  1. "Bom soh pra citar meu primeiro padra de estudo eh o facade, um pdarao que propoe uma unica interface simples para um sistema complexo… se alguem conhece-lo e queiser me dar umas dicas eu agradeco… "
  • Resp.: Bom, o Façade é considerado um “Structural Pattern” e, de acordo com o livro “Patterns in Java”, é um padrão que pretende simplificar o acesso a um determinado conjunto de objetos; ele faz isso criando um objeto que serve de ponte entre os objeto do conjunto e os objetos de fora do conjunto. Eu costumo usar Façade quando eu quero fazer acesso a objetos remotos em uma determinada máquina e acho um pattern fantástico pra isso. Se você puder ler este livro que eu disse - “PATTERNS IN JAVA VOLUME 1: A Catalog of Reusable Design Patterns Illustrated with UML - Mark Grand” - certamente ele irá ajudar muito.

e é isso… meus 2 centavos de Euro…

*- referindo-me ao Together, não pretendo que este tópico se torne mais uma discussão interminável sobre “qual a melhor IDE”.

Criado 23 de março de 2003
Ultima resposta 24 de mar. de 2003
Respostas 1
Participantes 2