Projeto mestrado

18 respostas
M

Boa Tarde.

Estou participando de processo de seleção de Mestrado e uma das coisas solicitadas é um pré-projeto de pesquisa e depois de vários tópicos e a força que o pessoal daqui tem dado consegui chegar a uma idéia para tema "computação em nuvens no processo de ensino?, mas o que vocês acham que poderia ser meu produto, que ira gerar este estudo?
Tive a idéia de um projeto de implantação de computação em nuvens na educação ou exemplos de aplicações e apostilas exemplificando o uso de computação em nuvens, mas não estou satisfeito com minhas idéia.
Alguém pode tem alguma idéia para me ajudar ?

Muito Obrigado;

18 Respostas

renamed

Bom, o tema de Computação em Nuvem é algo atual, ainda mais com a investida do Google lançando seu SO.

Entretanto, na minha opinião, você precisaria apresentar algo mais concreto. Por que computação em nuvem auxilia o aprendizado se comparada à computação de hoje em dia?

E outra, em qual área você gostaria de fazer mestrado?

rodrigo.bossini

Recentemente participei de um processo de seleção para mestrado também, e no meu caso não me foi solicitado um pré projeto.Só por curiosidade, que universidade é esta que você está tentando ingressar?

Alexandre_Saudate
  1. Mestrado em que área?
  2. Porque computação em nuvem?
  3. Porque ensino?
    (ou seja, porque você quer fazer este tema?)

Como diz a máxima… você vai ficar um bom tempo fazendo este projeto, sugiro que seja algo de que você realmente goste.

Particularmente, acho que computação nas nuvens aplicada ao ensino não é “científico” o suficiente. Quer dizer, temos, literalmente falando, centenas e centenas de teses de conclusão (de graduação ou pós) falando sobre ensino de informática, e acho que só o fato de você agregar computação em nuvem a isso não torne isso um projeto atraente o suficiente. Minha sugestão é que, se você quer falar sobre computação em nuvem, que você faça um projeto apresentando o que existe hoje, com defeitos e falhas, e apresente um projeto seu de otimização das falhas existentes hoje.

[]´s

ViniGodoy

Geralmente o que se cobra em cada título é o seguinte:
Graduação: Exposição de um tema, que demonstre que o aluno aprendeu o exposto no curso.
Mestrado: Estudo de uma área, e uma poposta de melhoria/inovação, mesmo que incremental. Mostrar que a proposta é um completo fracasso também é válido. Uma melhoria pode ser validar, por exemplo, se uma técnica usada em outro tipo de produto/projeto é também válida para informática.
Doutorado: Busca-se uma inovação real ou criação de novas técnicas.

Se você apresentar um pré-projeto de um trabalho meramente expositivo para o seu mestrado, ele dificilmente será aceito. Por isso, siga a sugestão do colega acima. Pesquise na área que você quer o que já existe hoje (e essa pesquisa pode fazer parte da fundamentação do seu pré-projeto) e faça uma sugestão de melhoria ou adaptação.

M

FATEC - SP

M

“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
2) Porque computação em nuvem?
3) Porque ensino?

Como diz a máxima… você vai ficar um bom tempo fazendo este projeto, sugiro que seja algo de que você realmente goste.

Particularmente, acho que computação nas nuvens aplicada ao ensino não é “científico” o suficiente. Quer dizer, temos, literalmente falando, centenas e centenas de teses de conclusão (de graduação ou pós) falando sobre ensino de informática, e acho que só o fato de você agregar computação em nuvem a isso não torne isso um projeto atraente o suficiente. Minha sugestão é que, se você quer falar sobre computação em nuvem, que você faça um projeto apresentando o que existe hoje, com defeitos e falhas, e apresente um projeto seu de otimização das falhas existentes hoje.

[]´s

Eu pensei em nuvens por que me interesso sobre o assunto e no ensino por que em topicos aqui do GUJ foi o que o pessoal me deu mais força. Sinceramente eu acho que falar meramente de computação em nuvens e algo muito batido mesmo propondo melhorias, acredito que o uso de tal é algo que tem sido pouco falado em trabalhos academicos.
Uma outra aplicabilidade que eu pensei seria na parte de saude mas precisamente na doação e recepição de orgõas o que vcs acham ? Algém tem alguma outra sugestão?

Muito obrigado;

Alexandre_Saudate

madujr:
“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
3) Porque ensino?

[]´s

Eu pensei em nuvens por que me interesso sobre o assunto e no ensino por que em topicos aqui do GUJ foi o que o pessoal me deu mais força. Sinceramente eu acho que falar meramente de computação em nuvens e algo muito batido mesmo propondo melhorias, acredito que o uso de tal é algo que tem sido pouco falado em trabalhos academicos.
Uma outra aplicabilidade que eu pensei seria na parte de saude mas precisamente na doação e recepição de orgõas o que vcs acham ? Algém tem alguma outra sugestão?

Muito obrigado;

Excelente idéia! Aplicações da área de saúde normalmente são de missão crítica, e se você explorar este tema com computação nas nuvens, daria um trabalho muito bom, muito rico (o que pode, também, te trazer muito respeito como pesquisador nessa área).

Boa sorte!

KWill

Eu acabei tendo uma idéia de sistema para a área de saúde mas ela foi meio rejeitada pela banca julgadora na minha disciplina de resolução de problemas.
A idéia consistia de um sistema auxiliador ao diagnóstico de enfermidades a partir de sintomas e outras informações, que aplicava técnicas de análise estatística e lógica fuzzy junto com bases de dados de históricos de diagnósticos de casos de enfermidades para averiguar quais seriam as possíveis e as mais prováveis enfermidades de um paciente com determinados sintomas e outras informações.
Talvez fosse uma boa idéia implementar e rodar um sistema desses na “nuvem”, ou pelo menos projetar algo assim.

Inté.

Alexandre_Saudate

KWill:
Eu acabei tendo uma idéia de sistema para a área de saúde mas ela foi meio rejeitada pela banca julgadora na minha disciplina de resolução de problemas.
A idéia consistia de um sistema auxiliador ao diagnóstico de enfermidades a partir de sintomas e outras informações, que aplicava técnicas de análise estatística e lógica fuzzy junto com bases de dados de históricos de diagnósticos de casos de enfermidades para averiguar quais seriam as possíveis e as mais prováveis enfermidades de um paciente com determinados sintomas e outras informações.
Talvez fosse uma boa idéia implementar e rodar um sistema desses na “nuvem”, ou pelo menos projetar algo assim.

Inté.

Resolução de problemas??? Vc fez USP ?

KWill

asaudate:

Tô fazendo ainda, tô no curso de Sistemas de Informação na USP Leste.

Inté.

Alexandre_Saudate

KWill:
asaudate:

Tô fazendo ainda, tô no curso de Sistemas de Informação na USP Leste.

Inté.

Eu me formei nesse curso… Fui da primeira turma ^^

KWill

asaudate:

Ahá, tu tinha a assinatura:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

Alexandre_Saudate

KWill:
asaudate:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

Não!

KWill

asaudate:
KWill:
asaudate:

SI @ USP Leste:
while (true)
{
    ++caffeine;
}

?

Inté.

Não!

Se não é tu, é algum outro usuário do GUJ cujo nome não lembro.

Inté.

M

asaudate:
madujr:
“asaudate”:
1) Mestrado em que área?
3) Porque ensino?

[]´s

Pensado nessa ideia de criar os serviços para doação e recepção de orgão em nuvens, o que vcs acham ? Alguém tem alguma ideia de onde posso conseguir mais informações sobre esta parte doação de orgãos?

Vlw da força …abração;

Muito obrigado;

Excelente idéia! Aplicações da área de saúde normalmente são de missão crítica, e se você explorar este tema com computação nas nuvens, daria um trabalho muito bom, muito rico (o que pode, também, te trazer muito respeito como pesquisador nessa área).

Boa sorte!

B

Educação + Cloud Computing. Não consigo pensar numa solução concreta sobre isso, fora softwares/sites de colaboração on-line.

CC é essencialmente terceirização de recursos, infraestrutura, plataforma onde rodar seu software, ou webapplications e processamento/storage distribuído.

A pergunta que te faria, é que custos você diminuiria usando serviços de terceiros na internet, comparando a fazer o mesmo localmente?

M

Bruno Laturner:
Educação + Cloud Computing. Não consigo pensar numa solução concreta sobre isso, fora softwares/sites de colaboração on-line.

CC é essencialmente terceirização de recursos, infraestrutura, plataforma onde rodar seu software, ou webapplications e processamento/storage distribuído.

A pergunta que te faria, é que custos você diminuiria usando serviços de terceiros na internet, comparando a fazer o mesmo localmente?

O foco do uso da ideia durante a discução do topico foi para sistema da area de saude mais precisamente doação de orgão e tecidos o que você acha ?
Alguma ideia de onde posso encontrar informações sobre esse topico ?

Muito obrigado;

B

Provavelmente indo até o Ministério da Saúde e pedir pra falar com os responsáveis sobre o programa nacional de doação de orgãos, saber que problemas eles tem, depois ir até os responsáveis sobre sistema nacional de monitoramento de doações de orgãos humanos, se houver um, e conversar.

Criado 17 de janeiro de 2010
Ultima resposta 18 de jan. de 2010
Respostas 18
Participantes 7