Ola,
Vou comecar um projeto novo agora.
Tenho programado em projetos antigos com SQL misturado no codigo (é dureza…),
e depois evoluido um pouco em outros projetos com camada de persistencia (Hibernate, apesar que da mais trabalho de organizar o codigo do que mandar ver no SQL direto…).
Contudo, agora gostaria de fazer um projeto onde, se possivel, eu pudesse usar toda a concepcao da orientacao a objetos, na analise, na programacao e no banco de dados persistentes.
Sendo assim, gostaria de saber da opiniao de voces sobre isso… tem algum BDOO legal? ou mesmo algum BDOR que eu possa gravar meus objetos sem preocupacao de mapeamentos?
Eu andei usando o Prevayler, que nao é um BD no sentido formal da palavra, mas serve para serializar objetos RAM=>HD, mas achei que ele exige muita codificacao. Gostaria de saber se tem algo mais direto.
E, supondo que eu tenha um BDOO para isso, uma duvida: qual a melhor tecnologia/componentes/APIs/etc para fazer consulta de objetos. Pois fazer consulta via SQL como “select * from Cliente where Pais = ‘Brasil’” é uma coisa, mas fazer consultas tipo uma OQL da vida é bem diferente, e ate mais enrolado, se a consulta tiver muitos filtros a fazer.