Projeto Orientado a Objetos!

10 respostas
tRuNkSnEt

Aew galera,

Já estou a um certo tempo estudando Orientação a Objetos (OO) agora eu resolvi fazer um estudo de casos, mais precisamente desenvolver alguma coisa simples, não precisa ser complexo demais. Ai resolvi traçar as etapas que devo seguir. Juntei tudo que já foi visto nas etapas baixo para desenvolver o projetinho:

1. Propor a solução do problema (Entendo o problema em questão).
  2. Demonstrar o fluxo de dados (DFD), o fluxo de controle (DFC) e o dicionário de dados. (embora não sejam necessários em orientação a objeto, esses métodos proporcionam a equipe maior interação e entendimento do problema).
  3. Analise de Domínio (Extrair todas as classes candidatas a reuso)
  4. Analise Orientada a Objeto (Será utilizada a abordagem Unificada – UML – unified modeling language)
    4.1. Diagrama de Caso de Uso
    4.2. Diagrama de Interação em Caso de Uso
    4.3. Diagrama de Classes
    4.4. Diagrama de Seqüência
    4.5. Diagrama de Colaboração
  5. Projeto Orientado a Objetos (Consiste em transcrever o modelo de analise em um produto)
    5.1. Projeto de Subsistemas
    5.1.1. Gestão de Tarefa
    5.1.2. Gestão de Dados
    5.1.3. Interface com usuário
    5.2. Projeto de Objetos
  6. Implementação (Programação propriamente dita)
  7. Teste.

OBS: apesar dos itens 1 e 2 não serem necessário quando se trata de OO mas eu resolvi fazer para melhor entendimento do problema. E como se você tivesse de fazer um bolo, ai dessa forma eu estou querendo descrever todas as coisas que se tem de fazer para fazer o bolo, fica mais fácil entender assim. Pelo menos eu acredito!

Gostaria de saber:

1- Faltou algo? Se tiver faltado algo poderia mostrar uma outra solução viável e boa.
2- Será que o nível de analise na esta repetindo com o nível de projeto? Pelo que eu li tem muita coisa que parece estar sendo repetida entre o nível de analise e o nível de projeto.
3- Alguns livros citam no nível de analise a UML como sendo uma modelagem unificada ai chega no nível de projeto eles citam como uma ABORDAGEM unificada de projeto a mesma UML! UML faz as duas etapas? Ate mesmo interface citada na etapa projeto!
4- A analise de dominio vem antes mesmo da analise OO?

Alguém tem algum link para algum projeto OO pronto, só para eu ter uma noção de como são redigidos esses documentos e para ver como eles alocam essas etapas, em fim ter algo palpável em mãos.

Se alguem tiver a fim de discutir sobre o assunto, e so adicionar no msn o e-mail: [email removido]

10 Respostas

vamorim

:? Pelo visto você entende OO e a UML e está com dúvidas quanto ao processo, isto é, sobre como colocar tudo junto. Ao invés de reiventar a forma de se fazer isso, o melhor provavelmente seria adaptar as estratégias consagradas à sua realidade.

Qual a melhor estratégia? Isso é bem polêmico. No momento, seria bom você dar uma olhada no Praxis. É uma simplificação bem didática do RUP. Se possível, adquira o livro do Wilson d’Padua E depois, para dar um nó cabeça, olha um pouco o XP.

Ironlynx

Só um detalhe:
Se vc tiver usando um projeto q não utilize nenhum Banco de Dados,tipo usando um mecanismo de persistência prevalente(Prevayler,Space4J),considere a possibilidade de fazer um dicionário de classes(como fiz no meu projeto final) ao invés de um DD.

W

Ou esquece esse negócio de DFD que não presta não… eu acho um pé no sáco… (opinião pessoal antes de gerar discussão)

pcalcado

A questão não é nem o pé no saco [aaaahhh… eu gostod e DFDs e MERs… humf! :cry: ], ams que isto não deve ser usado em OO. Ok, a escolha entre usar ou não é sua, mas não faz parte do processo, porque é uma discordância conceitual.

Quando eu aprendi análise/projeto estruturado, a primeira coisa que fazia era uma lsita de eventos, depois diagramava os eventos e criava as entidades de dados. Notou algo diferente? tecnologia estruturadas focam as operações, dados são uma bobeirinha que se acha no meio do caminho, o importante são as funções e processos. Em OO a cosia não funciona aassim, se você começar a pensar nas funções ao invés de nos objetos, vai ter problemas.

Quando comecei a fazer casos de uso, fazia na verdade DFDs com bonequinhos. depois eprcebi: nem os casos de uso chegam ao nível de detalhamento de um DFD, anda de data entrando, data saindo…

De resto [sinceramente, não li seu post todo, tunks]:

1. Não faça diagramas demais, só do que você precisa, nada de quinze diagramas por classe!!!

2. Na análise, você analsia o problema. Aqui surgem coisas loucas e até impossíveis de ser implementadas diretamente. O projeto vai epgar esta loucura, este mini-mundo, e transformar em classes e objetos reais, da linguagem ou tecnologia utilizada.

3. Não esqueça da componentização

4. [só rpa me auto-cotnrariar a mim mesmo] Vá devagar!!!

[]s

tRuNkSnEt

BOm…

Meu problema e o que o [color=“red”]vamorim[/color] falou, entendo a orientaçao, o UML e talz mas na hora de juntar tudo embano o meio de campo.

Pensando bem, agora realmente percebi que o Diagrama de Casos de Uso Substitui o DFD igual o [color=“red”]Pcalçados[/color] mencionou.

Mas enquanto as outras duvidas acima, Será que se eu seguir aquelas etapas vai dar certo? Algum tem algum link para um projeto pronto, que seja um exemplo, so para eu ter noção de como fica essas documentações! Queria ver algo palpavel!

Quanto voces espera que um profissional que entenda de Projetos OO ganha? Tem futuro?É realmente uma mina de ouro ( :lol: )?? Existe vagas no mercado? (pergunto isso porque voces são mais da area e alguns ja atua, eu so estou começando!)

Brigadão, Beijunda!! :oops:

pcalcado

Ih, kct, mais um me zoando…

Dá uma procurada em sitesd e universidades que talvez você ache, ou então em sites de livros, que as vezes disponibilizam material para download.

“tRuNkSnEt”:

Quanto voces espera que um profissional que entenda de Projetos OO ganha? Tem futuro?É realmente uma mina de ouro ( :lol: )?? Existe vagas no mercado? (pergunto isso porque voces são mais da area e alguns ja atua, eu so estou começando!)

1. Ganhar é relativo, mas vamos e venhamos: salários de programadores/anaslitas/XYZzistas é bema cima de qualquer otura média nacional, exceto os políticos, claro

2. Mina de ouro. Exato. Sabe como é uma mina, né? Você cava, cava, cava… e talvez ache alguma pepita, talvez [provavelmente] só pedra!

3. Vaga tem rpa kct, isso é certo, até mesmo apra quem não sabe nada de OO, como 70% dos pseudo-programadores por aí

Cara, a resposta é SIM, aprenda esta budega, e aprenda o máxio que puder sobre isso. Antes de sequer fazer um sistema gerenciador de estacionamento da vó, qualquer umt em que aprender estas coisas… ou elo menos deveria [comigo não foi assim, e eu sei as merdas que fiz e faço por ignorância ou burrice, depende do caso :wink: ]

[]s e keep the good work

vamorim

Me perdoe se eu estiver enganado. Mas eu acho que você está precisando navegar um pouco mais por alguns sites sobre o assunto.

Vai por mim. A UML dá conta de todo o recado das DFDs & Cia e ainda faz muito mais. E não se detenha a ela. Estude os padrões de projeto também. São praticamente fundamentais para se produzir com qualidade.

Outra dica: quer conhecer o mercado? Cadastre em algum portal sobre empregos como o JavaSoft e veja o que as empresas mais estão querendo.

:wink:

tRuNkSnEt

Puxa…
Vlw ai pessoal pelas dicas … Negocio e que tinha certos pensamentos que estava intalados na garganta (pode isso?? :lol: ) que por mais bestas que são eu queria saber. Negocio entao e nao ter medo de ser feliz. Pesando bem eu nem estou nessa corrida dos ratos, dinheiro e so consequencia da aprendizagem. Faça algo pelo conhecimento seja bom ou ruim. Estou participando de dois projetos e percebi que eles (membros da equipe) nem segue totalmente a risca como dizem os livros. Blasfemia a minha, quem dita o seu rito de produçao e vc mesmo.
Faço o que faço porque eu gosto e ja matei a charada :lol: O/ O/ O/ O/ O/ O/ O/.

Acho que a questão e mais psicologica. Estou na faculdade e sinceramente me pergunto, como sera la fora, estou preparado, vai ter emprego!! Nada disso e certo so depende de min!!

Bom, pensei que quando terminar esse projetinho, publico aqui para quem quiser ver!

Beijunda :twisted:

tRuNkSnEt

Aew vinci…

Vi seu javablog, curti pacas aqueles mapas mentais !! KKK

Pratico algo parecido AUTOHIPNOSE!!! Treco sinistro a lot. Depois agente comenta sobre isso KKKKK
Diquinha para todos : Exercitem o cerebro vc nem sabe do que ele e capaz!!

vamorim

“tRuNkSnEt”:
Aew vinci…

Vi seu javablog, curti pacas aqueles mapas mentais !! KKK

Pratico algo parecido AUTOHIPNOSE!!! Treco sinistro a lot. Depois agente comenta sobre isso KKKKK
Diquinha para todos : Exercitem o cerebro vc nem sabe do que ele e capaz!!

Obrigado! :smiley:

Pois é. Exercitar o cérebro sempre nos trás novas possibilidades.

Criado 8 de julho de 2004
Ultima resposta 9 de jul. de 2004
Respostas 10
Participantes 5