Aew galera,
Já estou a um certo tempo estudando Orientação a Objetos (OO) agora eu resolvi fazer um estudo de casos, mais precisamente desenvolver alguma coisa simples, não precisa ser complexo demais. Ai resolvi traçar as etapas que devo seguir. Juntei tudo que já foi visto nas etapas baixo para desenvolver o projetinho:
- Propor a solução do problema (Entendo o problema em questão).
- Demonstrar o fluxo de dados (DFD), o fluxo de controle (DFC) e o dicionário de dados. (embora não sejam necessários em orientação a objeto, esses métodos proporcionam a equipe maior interação e entendimento do problema).
- Analise de Domínio (Extrair todas as classes candidatas a reuso)
- Analise Orientada a Objeto (Será utilizada a abordagem Unificada – UML – unified modeling language)
4.1. Diagrama de Caso de Uso
4.2. Diagrama de Interação em Caso de Uso
4.3. Diagrama de Classes
4.4. Diagrama de Seqüência
4.5. Diagrama de Colaboração - Projeto Orientado a Objetos (Consiste em transcrever o modelo de analise em um produto)
5.1. Projeto de Subsistemas
5.1.1. Gestão de Tarefa
5.1.2. Gestão de Dados
5.1.3. Interface com usuário
5.2. Projeto de Objetos - Implementação (Programação propriamente dita)
- Teste.
OBS: apesar dos itens 1 e 2 não serem necessário quando se trata de OO mas eu resolvi fazer para melhor entendimento do problema. E como se você tivesse de fazer um bolo, ai dessa forma eu estou querendo descrever todas as coisas que se tem de fazer para fazer o bolo, fica mais fácil entender assim. Pelo menos eu acredito!
Gostaria de saber:
1- Faltou algo? Se tiver faltado algo poderia mostrar uma outra solução viável e boa.
2- Será que o nível de analise na esta repetindo com o nível de projeto? Pelo que eu li tem muita coisa que parece estar sendo repetida entre o nível de analise e o nível de projeto.
3- Alguns livros citam no nível de analise a UML como sendo uma modelagem unificada ai chega no nível de projeto eles citam como uma ABORDAGEM unificada de projeto a mesma UML! UML faz as duas etapas? Ate mesmo interface citada na etapa projeto!
4- A analise de dominio vem antes mesmo da analise OO?
Alguém tem algum link para algum projeto OO pronto, só para eu ter uma noção de como são redigidos esses documentos e para ver como eles alocam essas etapas, em fim ter algo palpável em mãos.
Se alguem tiver a fim de discutir sobre o assunto, e so adicionar no msn o e-mail: [email removido]
], ams que isto não deve ser usado em OO. Ok, a escolha entre usar ou não é sua, mas não faz parte do processo, porque é uma discordância conceitual.
]