Projeto para Desktop (Swing)

Galera eu tenho q fazer um projeto aqui para o meu estagio, e como não sou tão experiente assim gostaria de algumas dicas. Será um projeto para desktop e eu não sou muito fã de ficar fazendo janelas na unha (não sei se estou errado mas acho muito chato) e gostaria que me ajudassem dizendo quais layouts são melhores para desenvolver em Swing, e se tiverem algum framework (de preferência free) q não seja muito complexo para se entender q possa me polpar algum tempo com isso. Obrigado

Na minha humilde opinião a melhor ferramenta para criar aplicações desktop é o netbeans. Após ter baixado e instalado, vá até o site do netbeans.org e leia os ótimos tutoriais que exitem lá, em português! Para te indicar o caminho das pedras, você vai ter mais produtividade se desenvolver formulários Master/Detail, mas sobre isso vc procura depois de aprender o básico da ferramenta.

Enjoy!

Dê uma olhada na biblioteca JGoodies Forms. Eu acho o FormLayout que vem com ela muito bom!

http://www.jgoodies.com/freeware/forms/

De uma olhada nesse plugin para o eclipse eu acho melhor q o netbeans pq ele gera um codigo melhor e mais facil de alterar Jigloo

Valeu pela ajuda galera!!! E correainfo estou utilizando Jigloo, ainda estou meio que “aprendendo” a usar ele e estou ao mesmo tempo tentando acompanhar e fazer modificando algumas coisas do codigo que está sendo gerado para que eu não me perca tbm!!! Valeu :smiley: