Projeto para iniciantes!

34 respostas
rocha

Olá a todos, já percebi q como eu existe bastante gente q vem acompanhando diariamente td o q acontece e é escrito neste grupo, mas q está começando em java e as vezes fica “boiando”, gostaria de propor que nos “iniciantes” façamos um projeto do começo ao fim e quem sabe um dos “GUJeiros” mais experiente ou um grupo deles pudesse nos cordenar para quem sabe nos orientar para um melhor aprendizado e com certeza eles acabariam aprendendo de tabela algo novo.
Proponho um projeto simples que aborde gráfico, serlet/jsp, etc…

estariamos mandando os codigos uns para os outros todos eles bem comentados para um melhor entendimento…

Será q vira???
:roll:
Rocha

34 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Teve um grupo de pessoas aqui dentro do GUJ que pensou em montar um projeto de aplicativo para locadoras, usando Swing. Não sei em que deu. Por que vocês não o ressuscitam?

R

Eu acho a idéia muito boa, e como sou iniciante me coloco a disposiçao como voluntário ! ! ! !

se forma o grupo me fala !

[email removido]

Felipe

Acho a idéia boa.

Tô dentro.
É só não ser algo muito pesado, pois tenho pouco tempo disponível.

rocha

Para mim está seria muito bom, pois estou no 3º ano da faculdade, estou esboçando meu projeto q é para uma locadora, o mesmo funcionará todo online, poderiamos até utilizar as descrições q já foi feita q tal? :stuck_out_tongue:

Rocha

Daniel_Quirino_Olive

Pronto!! Como prometido, os links para o projeto que ficou conhecido como Jangada:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3218
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3401
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3474
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=3594
Ressuscitem os tópicos e voltem a discuti-los.

B

Engraçado… Projeto Jangada… afundou de cara…

:?

Gustavo GUilherme BacK

Daniel_Quirino_Olive

“back”:
Engraçado… Projeto Jangada… afundou de cara…

:?

Gustavo GUilherme BacK

Hahahahahahaha. Acho que o povo perdeu a motivação.

D

Não senhor!!
Pra afundar, deveria ter navegado pelo menos 1 metro!
O que não foi o caso…; nem saiu para a margem :mrgreen:

Eu tô esperando até hoje uma tal de modelagem dos dados que seriam feitos e tal…

Daniel_Quirino_Olive

Dicas:

• faça um Wiki com os requisitos do sistema e fechem em uma versão do documento para implementação;
  • modelem, façam o que for e implementem;
  • criem “TO DO lists”, para ter uma noção para onde a próxima versão deve caminhar;
  • e parem de esperar pelas coisas cairem no colo e façam!!
    :smiley:
    Sem mais.
rocha

“dango”:
Não senhor!!
Pra afundar, deveria ter navegado pelo menos 1 metro!
O que não foi o caso…; nem saiu para a margem :mrgreen:

Eu tô esperando até hoje uma tal de modelagem dos dados que seriam feitos e tal…

Bom passado é passado eu não participei deste projeto mas estou propondo um novo o q gotaria é q quem estiver interessado se manifeste, eu já tenho um diagrama de contexto e colaboração pronto e muita idéia tb já esto fazendo diagramas de sequência do mesmo acredito q a documentação junto com vc´s e prof q estão me ajudando ficarão muito ricas, sendo quem sabe uma referência para nos iniciantes. Se a manifestação for positiva tiver bastante gente interessada neste ou em outro projeto vamos começar a nos movimentar, e esquecer o q já foi.

Rocha

D

chega o pau!
disponibiliza o material que vc já tem…

rocha

“dango”:
chega o pau!
disponibiliza o material que vc já tem…

Ae dango é assim q se fala, hoje estou no serviço então não tenho o mesmo comigo mas mando sem falta o diagrama de contexto e colaboração hoje a noite.

Para começarmos!!!

Rocha

rocha

Gostaria de saber qual é a melhor forma de eu mandar estes diagramas, via email, em formato .mdl(rational rose)?

Rocha

Daniel_Quirino_Olive

“rocha”:
Gostaria de saber qual é a melhor forma de eu mandar estes diagramas, via email, em formato .mdl(rational rose)?

Rocha

Antes que o povo comece a brincar de feira livre aqui (“heyy, manda o diagrama para o meu email? [email removido]…” “wow, aproveita e manda para mim também… [email removido]”…), exporte os seus diagramas para imagens e coloque em algum WWW (junto com o .mdl) para o povo poder acessar.

rocha

Blz Daniel, vou fazer isso!

Rocha

D

Isso mesmo… melhor coisa…

N

Cara sei alguma coisa de Swing e JDBC, se eu puder ajudar, tô dentro !!!

thiagorani

Galera, que tal um CVS on-line para versionamento dos arquivos do projeto?

Eu conheco esse free (2Mb) : cvsdude.org

Vale a pena conferir!

rocha

“thiagorani”:

Vale a pena conferir!

Pessoal me desculpe a ignorancia, mas o q é um CVS on-line, e já estou disponibilizando o diagrama de contexto e colaboração feito por mim! Gostaria que descem uma olhada, espero poder colocar as descrições até amanhã e tb alguns diagramas de sequência q já tenho pronto

Rocha

rocha

“thiagorani”:

Vale a pena conferir!

Pessoal me desculpe a ignorancia, mas o q é um CVS on-line, e já estou disponibilizando o diagrama de contexto e colaboração feito por mim! Gostaria que descem uma olhada, espero poder colocar as descrições até amanhã e tb alguns diagramas de sequência q já tenho pronto! Está em http://www.solutecconsultoria.com.br/projeto.htm

Rocha

r_linux

CVS é um sistema de controle de versões. O seu uso permite a gravação de históricos de arquivos.

Poderia-se gravar todas as versões de um arquivo, mas isto usaria muito espaço em disco. O que o CVS faz é implementar esse controle de uma maneira mais inteligente, gravando num mesmo arquivo todas as versões existentes, mas armazenadas na forma de diferenças entre essas versões.

O CVS também é muito útil para o desenvolvimento em grupos. Numa abordagem padrão de desenvolvimento, a menos que o grupo seja muito bem entrosado, é fácil um sobrescrever as alterações do outro. Alguns editores como o Emacs e o vi tentam se certificar de que um mesmo arquivo mas, se alguém usar um editor diferente, essa proteção já foi por água abaixo.

Com o CVS cada desenvolvedor trabalha em seu próprio diretório, com suas próprias versões dos arquivos e o sistema se encarrega de juntar as versões espalhadas numa só, contemplando todas as mudanças feitas pelos diversos desenvolvedores.

Uns links para colocar seu projeto…
http://sourceforge.net
http://incubadora.fapesp.br/
:smiley: :shock:

rocha

Alguém achou alguma coisa do meu diagrama (bom, ruim, ótimo, pessímo, estou no caminho certo, se devo desitir, perguntas? Sei lá)ninguém se manifestou!!! :frowning:

Rocha

cv1

Perai… isso eh um use-case!? Nao da pra entender nada :frowning:

As perguntas que um use-case tem que responder sao “O que cada usuario pode fazer?” e “Que operacoes existem no sistema?”, e acho que eu tou com sono e nao peguei as respostas :smiley:

Brincadeiras à parte, aqui vai uma dica: coloque nomes de acoes (“Cadastrar Usuario”) ao inves de nomes de funcoes (“Cadastro de Usuarios”) nos use-cases. Fica beeeeem mais facil :wink:

N

Galera não deixar o projeto de lado, vamos postar !!!
Já baixei o diagrama e tô dando uma olhada.

rocha

“Neo”:
Galera não deixar o projeto de lado, vamos postar !!!
Já baixei o diagrama e tô dando uma olhada.

Legal valeu pela força Neo tenho mais coisas para postar mas gostaria um interesse das participantes se possível acho que deveriamos fazer uma pesq. para saber quem realmente está interessado, tenho alguns diagramas de sequência pronto para manda, inclusive já fiz um dos mais difíceis acredito eu q é o de cadastro de mídias, pois desenhei o mesmo com duas servlets, uma classe so para conexao sete classes persistente, hoje anoite coloco o mesmo no ar!

Rocha :stuck_out_tongue:

N

Valeu, rocha !!!
Eu tô dentro e pode contar comigo neste projeto e tb acho que tá na hora de aparecer quem tá interessado em participar e se possível um dos papas do GUJ (paulo silveira, cv, Daniel Quirino, …) ajudar na coordenação do projeto incentivando no nosso projeto.

Tipo aplicação vai ser web ??? Ou stand-alone ??? Se for stand-alone, qual inteface gráfica usaremos ??? Eu gosto muito de Swing, principalmente utilizando o AbsoluteLayout do NetBeans é uma mão na roda.

Daniel_Quirino_Olive

“Neo”:
Valeu, rocha !!!
Eu tô dentro e pode contar comigo neste projeto e tb acho que tá na hora de aparecer quem tá interessado em participar e se possível um dos papas do GUJ (paulo silveira, cv, Daniel Quirino, …) ajudar na coordenação do projeto incentivando no nosso projeto.

Ok, eu ajudo. Agora eu tenho um montããããããão de tempo sobrando mesmo :wink:

N

Daniel escreveu:

Valeu Daniel pela força.

luiz_ross

Esse projeto no principio era pra ser StandAlone, não sei como ficou depois, falem com o Dango que ele pode dizer isso com certeza

rocha

Galera como eu já disse estou esboçando este projeto para a faculdade tb, onde estou recebendo uma força principalmente na documentação de alguns professores, a minha idéia para o projeto é a seguinte: 1º será tudo via web, 2º Bd talvez Mysql (apesar de nunca ter tido contato) por causa do tempo de resposta que propus que seria de no máximo 30 seg. para qualquer consulta, 3º o mesmo funcionando em três camadas como já citei, pretendo mandar uma descrição de cada caso de uso para vc´s mas apesar de ainda ser iniciante sei que tudo que tenho idéia é possível a não ser a questão de gestão de imagens (capas de filmes, foto clientes etc…) como vou gerenciar isto em uma aplicação web? Acho que devemos sim ter uma classe talvez chamada imagens que gerencie o scanner ou web cam mas como se isto está local?

Rocha :?:

rocha

Galera já coloquei o diagrama de sequência de cadastro de titulo, a minha única dúvida é como representar o método que conecta com o scanner neste diagrama chamei ele tb de getimg(). www.solutecconsultoria.com.br/projeto.htm
:?:
Rocha

N

Já baixei e tô estudando. Tô meio enferrujado em UML !!!

W

Ai, também to começando e quero ajudar. :lol:

Valeu …
:wink:

Daniel_Quirino_Olive

OK, vamos organizar isso:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7580

Criado 25 de novembro de 2003
Ultima resposta 28 de nov. de 2003
Respostas 34
Participantes 12