Projeto para iniciantes

76 respostas
P

Ae pessoal,

Depois da ideia lançada no post
http://www.guj.com.br/posts/list/15/69899.java ,

que tal começarmos o projeto ?

A ideia é o projeto seja desenvolvido por pessoas que estao iniciando no universo java.
É claro, que se precisaremos da ajuda dos experts, mas apenas para auxilio.

Eu trabalho com java e por isso não irei codificar muito, ou , na verdade quase nada.

Meu papel seria apenas de acompanhar o projeto e ajudar com as duvidas mais basicas. Caso alguem tambem queira ajudar com isso, seja bem vindo !

O que vcs acham ?

Alias, precisamos de um tema pra o projeto, o que vcs sugerem ? Acho que não precisa ser nada complexo mas que tbem não seja muito simples ! :shock:

Ainda não estou na lista, pretendo fazer isso hj, assim que chegar em casa ! :oops:

76 Respostas

caio.gamma

Se você ta precisando de quem não manja…

Pode contar comigo!

:smiley:

P

blz caio.gamma…

por favor, entre na lista proposta pelo pessoal no post http://www.guj.com.br/posts/list/15/69899.java !

vamos tentar chegar no sabado com o tema definido !

o que vcs acham de td sabado ou dominfo pela manha fazermos uma pequena reunião…alias nem precisa ser td fim de semana ! Apenas quando o grupo julgar necessario !

[]'s

punisherblade

Bacana, to dentro!

cs.santos0

eu me interesso tb, mas como seria esse projeto?

henry.everton

opa to dentro… onde tenho que me cadastrar?

ou precisa de e-mail?

Andre_Brito

Eu também gostaria, mas me complica por causa da faculdade e de meus projetos.

Mas pode contar comigo.

P

A ideia inicial do projeto é criar duvidas !
Tentar deizar um iniciante java cara a cara com problemas reais que enfrentamos no dia-a-dia, ou quase isso !

Incialmente, o re_dexter sugeriu uma lista para usuario iniciantes. Para troca de ideias, duvidas, experiencias e afins.
Ae foi sugerido a ideia de um projeto apenas para usuario iniciantes.

To tentando levar esta ideia pra frente …

Luiz_Aguiar

Dicas:

1 - criem um grupo de email no google groups pra torcar mensagens e compartilhar arquivos, links e tudo mais, assim o conteúdo ainda fica disponível online para acessar qualquer hora, afinal nem todo mundo tem o msn à disposição o dia todo.

2 - Se querem pensar em um tema, pensem em algo simples que seja da necessidade do dia-a-dia comum, nada muito complexo e cheio de tranqueiras que ninguém vá usar, pois só vai dificultar o aprendizado.

3 - Definido o tema, código atrairá pessoas interessadas em codificar, conversas atrairá pessoas interessadas em debater. :slight_smile:

Boa iniciativa, espero que não fica só no “papel” como muitas outras que já passaram por aqui.

R

se for criar um projeto mesmo. teria que ser um grupo pra fica tudo gravado.
msn so pra tirar duvidas rapidas e bestas…
e GUJ uma biblioteca e para perguntas nao tao repetitivas.

licinha01

pm, acho a idéia ótima. Estou muito interessada nisto.
re_dexter, já criei um grupo no google[[email removido]]. E só falta definir o projeto.

R

Como entra nesse grupo ai do google??

licinha01

é só enviar um email para [email removido]
N precisa ser do google não

R

seguinte pessoal, foi criado um grupo de msn de discução: [email removido]
precisa adicionar no msn,
vantagens: não precisa sair adicionando 1000 pessoas no msn, só adiciona o grupo que fica 24 horas online e quando manda msg nele vai para todas as pessoas, mensagens offlines são salvas, etc.
mas seguinte, não precisam ficar postando seus msn’s aqui, só adicionar o grupojava e pronto, terá contato com todos do grupo!
abraços

Bruno_Nascimento

Ola pessoal gostei muito desse topico hehe
Sou novo no forum e no java tbm , gostaria muito de participar desse projeto pois assim me ajudaria a entender mais o Java, mais terao que ter paciencia comigo ahuuhasuhsahu pois estou bem no começo!

Gostaria muito de me juntar a vocesss!

R

add ai no msn entao
[email removido]

c vai estranhar no começo que vai aparecer umas coisas em japones…
mais é só o que o bot([email removido]) fala, o resto que somos nós, é tudo em portugues. Flws

R

add ai no msn entao
[email removido]

c vai estranhar no começo que vai aparecer umas coisas em japones…
mais é só o que o bot([email removido]) fala, o resto que somos nós, é tudo em portugues. Flws

T

Para os iniciantes que estiverem REALMENTE interessados em participar de um projeto real, porem que não terá grandes ambições, será apenas para ganho de experiência, foram lançados por enquanto os seguintes temas no grupo do MSN:

[list]Agenda[/list]
[list]Video locadora on-line[/list]
[list]Controle de estoque[/list]

Quem quiser participar da discução para escolha do tema deve adicionar no msn o bot [color=blue][email removido] [/color]

É isso ai, o grupo no msn serve para fazermos o [color=brown]brainstorming*[/color], além é claro de sanar pequenas dúvidas.

R

É isso ai. Ainda tem vagas para quem quiser participar.

punisherblade

Quero participar, mas como será feita a distribuição de tarefas e como será mantido o projeto ?

Quais os dias e horarios para participar ?
Terá um resumo diário da evolução do projeto (ATA)?

R

Caro amigo, começamos a organizar isso ontem, primeiro estamos convocando numero de pessoas, quando tiver as pessoas vamos discutir para vermos o que será feito.

R

Caro amigo, começamos a organizar isso ontem, primeiro estamos convocando numero de pessoas, quando tiver as pessoas vamos discutir para vermos o que será feito.

punisherblade

Blz… Então pode contar comigo :smiley:

V

Ja adicionei no MSN!
Achei bem legal a iniciativa e estou querendo participar.
:wink:

T

Acho legal tb aessa iniciativa de vcs

P

O que vcs acham de um sistema para controle de instituições de ensino ?

Tipo, cadastro de alunos, professores, historico escolar, controle de presença, etc

Bruno_Nascimento

pm achei legal a ideia ^^
e consigo ajudar =D ahushusa

estou entrando no msn só de manhã, pelo menos durante essa semana e a proxima que estou em curso, se decidirem algo sobre o projeto por favor mandem pm me avisandoo se der é claro =D

J

Também sou mais um voluntário. Tô dentro!

J

Contem comigo também, sou voluntário.

MiltonBastos

Bacana, uma pena que não tenho MSN aqui no trabalho, mas
assim que eu chegar em casa eu adiciono.

Bruno_Nascimento

e ai alguma novidade???

ranngel

Olá Pessoal!!! estou nessa tb!!!

bsl.lacerda

Também estou dentro, mas ficarei fora do msn por que aqui na empresa é bloqueado.
[]'s

P

Pessoal…
Criei um projeto no SourceForge, e estou aguardando pela aprovação do mesmo.
Assim que o projeto estiver disponivel eu irei criar um novo topico fazendo a divulgação.

[]'s

Bruno_Nascimento

Ae pm
pode me mandar um pm falando o qeu mandou pra eles???
só para ter um ideia

J

Olá, sou nova por aqui, mas estou muito interessada em paratipar e gostaria de saber se ainda tem vaga.
Valeu.

Mandinha_Kee

Opa! Gostaria muito de participar, mas não tenho acesso a grupo de msn…

como seria isso?

Se pudesse ser apenas por email pra mim é melhor, pois o msn é bloqueado na faculdade que é onde passo muito tempo online.

Mas se precisarem de voluntários mesmo, to dentro!

P

Voltei !!!

Vamos tentar levar esta ideia pra frente …
Criei um projeto no sourceforge. Ta meio meia boca , mas ta la.

Coloquei um post no forum do projeto para definição das tecnologias.
Caso vc queira entrar no projeto, crie seu login no sourceForge e mãos a obra !

http://minhaescola.sourceforge.net/

So mais uma coisa, meu ingles é muito fraco e caso alguem ache alguma merda no site do projeto, enviei um mp pra eu corrigir.
Bom deve ter erro de portugues tambem !! :oops:

Que o GUJ nos ajude !

Vlw

Bruno_Nascimento

opaaaa vou fazer isso agora =D

PcAbrantes

gostaria de participar tbm, mas como o pm (primeira thread) nao vou codificar muito, pois ja tenho experiencia em java… posso codificar soh o necessario… meu papel seria mais orientar… no sourceforge tem algum repositorio tpw svn o cvs? se nao poderiamos usar o OpenSvn como repositorio… http://opensvn.csie.org/

meu e-mail eh [email removido] e o msn eh [email removido]
qq coisa pode entrar em contato pelo forum, msn ou e-mail
flw

P

Sim…o sourceforge possui tanto repositorio SVN quanto CVS.
A ideia é utilizarmos o SVN.

T

pm:
Sim…o sourceforge possui tanto repositorio SVN quanto CVS.
A ideia é utilizarmos o SVN.

Porque o SVN, qual a diferença para o CVS?

P

é só pq eu trabalho com ele.

O CVS é melhor ? …se vc acha que sim, coloque seus argumentos pra galera discutir…
Se o pessoal achar melhor ainda ha tempo de mudar, ja que não tem nda de fonte la…por enquanto !

Vlw
[]'s

P

http://www.guj.com.br/posts/list/16639.java#87006

http://www.guj.com.br/posts/list/36273.java#192587

http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&search_keywords=SVN&match_type=all&search_forum=&sort_by=relevance

Bruno_Nascimento

galeraa se apresentem ai não vamos deixar isso morrer, vamos fazer dar certo!
flwwssss

Alan_Delgado

e ai galera!
Gostei muito da ideia, queria participar tb, apesar de ser bem novato em java, praticamente comecei agora(e trabalho e estudo de manha e a noite :cry:), estou disposto a ajudar no que precisar!, sera qeu é possivel alguem expricar resumidamente que projeto estamos fazendo?, e como isto esta sendo feito por todos os usuarios?..obrigado, e pode contar comigo!!!

Alan_Delgado

e ai galera!
Gostei muito da ideia, queria participar tb, apesar de ser bem novato em java, praticamente comecei agora(e trabalho e estudo de manha e a noite , estou disposto a ajudar no que precisar!, sera qeu é possivel alguem expricar resumidamente que projeto estamos fazendo?, e como isto esta sendo feito por todos os usuarios?..obrigado, e pode contar comigo!!!

Zeed01

Boa noite colegas !

Gostei muito da idéia.
Gostaria de participar, só que adicionei o grupo no msn e ele aparece off-line…

Essa idéia do grupo no msn ainda esta valendo ?

Nunca usei sourceforge… como funciona ? O que tenho que fazer para participar ?

[]s

Bruno_Nascimento

O grupo java esta funcionandooo normalmente sempre que entro esta on ^^ e-mail é [email removido]
ve se mandou add certinho!

quem esta afim deixa uma msg no forum no proprio sourceForge.net nessa pagina http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1841403&forum_id=740902
mais se registrem antes e deixem suas opnioes tbm ^^

Acho melhor o pm falar do projeto pois ainda não estou a par de tudo!

flwss

Zeed01

Boa noite colegas !

Infelizmente conferi e esta adicionado certo, mas continua off-line.

Não tem que alguem me aceitar ? Como quando adicionamos um usuario comum ?

[]s

Bruno_Nascimento

Nossa Zeed01 que estranho acredito que seja automatico, pois assim que adiciona o grupo vc ja pode conversar com o pessoal que esta on!

olha perguntei no grupo falaram para voce add o grupo denovo, se não funcionar esperar um tempo que ele fica on!

P

bom pessoal…
vou tentar passar a ideia +/- do projeto…

O principal objetivo do projeto é ofecerer ao desenvolvedor iniciante a oportunidade de participar de um projeto mais perto da realidade.
O tema do projeto é um software para instuições de ensino, basicamente cadastros e consultas.

Estou agurdando ate o dia 17 para definição das tecnologias que utilizaremos e tentar dividir as tarefas entre os participantes.
Uma vex por semana, pelo menos, iremos nos encontrar via msn, para duvidas e para acompanhamento do projeto.

O projeto ja esta criado no sourceforge e em breve estaremos botando pra quebrar ! :shock:

Jorgev

Galera ainda tem vaga pra mim? Quero participar.

P

Pra participar é so criar um usuario no sourceforge e requerer acesso ao projeto minhaEscola !

[]'s

Jorgev

Eu ja criei a conta no sourcerforge e ja encontrei o projeto minhaEscola, agora como eu faço pra solicitar acesso?

P

hehehehe…não sei…
Por favor, passe o usuario que vc criou que eu te incluo no projeto !

No java.net tinha um esquema para solicitar a participação, no sourceForge eu não sei !
Caso alguem saiba e queira nos ajudar … :thumbup:

Zeed01

Bom dia colegas !

Sem chance… :frowning:
[email removido] só fica offline pra mim…

O contato que tenho que adicionar é este mesmo ?

Estou com uma dúvida sobre o projeto, será feito um levantamento de requisitos ou algo parecido ?
Já pensaram como será a distribuição de tarefas e como vamos juntar tudo depois ?

Eu nunca usei o sourceforge… alguém pode me ajudar com algumas dicas ?
Qual o link do sourceforge ?

[]s

PcAbrantes

pm, eu axo que vc que tem que solicitar participantes para o projeto… no menu superior Projects/Help Wanted tem a listagem de todos os projetos do sourceforge que ta precisando de participantes… deve ser por ai…

P

Para não poluir muito este post no GUJ, incluam seus respectivos logins (SourceForge) neste post do projeto

Jorgev

Eu fui la em pesquisar, e encontrei o projeto minhaEscola, so que nao sei como entrar na lista de participantes, e mesmo assim eu entrei no forum e coloquei um post, ja tem tres post la.

Vai ser feito algum tipo de documentação para o projeto?
Agente poderia aproveitar pra exercitar um pouco a parte de engenharia também como, levantamento de requisito e diagramas, eu não entendo muito disso ainda, pois tou estudando agora, mas acho que assim ficaria mais facil de dividir as tarefas.

Abraço.

PcAbrantes

Jorgev:

Vai ser feito algum tipo de documentação para o projeto?
Agente poderia aproveitar pra exercitar um pouco a parte de engenharia também como, levantamento de requisito e diagramas, eu não entendo muito disso ainda, pois tou estudando agora, mas acho que assim ficaria mais facil de dividir as tarefas.

Abraço.

tambem axo interessante utilizar algum processo de desenvolvimento

PcAbrantes

http://pbjug.org/jugs/_media/pbjug/reunioes/processos-de-desenvolvimento-de-software.pdf?id=pbjug%3Areunioes%3Apbjug_tech_day_2007&cache=cache

K

Bom dia
Gostaria de participar deste projeto.
Eu fiz meu cadastro no sourceforge, achei o projeto minhaEscola, mas la nao precisa fazer nenhum requisição de entrada. Sera que eu perdi algum passo no caminho ?

Eu consigo ler os posts do pm e do bruno nascimento la e ate responder.
Acho q ta certo ne?

Jorgev

kasoharo:
Bom dia
Gostaria de participar deste projeto.
Eu fiz meu cadastro no sourceforge, achei o projeto minhaEscola, mas la nao precisa fazer nenhum requisição de entrada. Sera que eu perdi algum passo no caminho ?

Eu consigo ler os posts do pm e do bruno nascimento la e ate responder.
Acho q ta certo ne?

Eu entrei la também e até respondi o post. Acho que é assim mesmo.

Qualquer novidade avisem por favor.

Quanto ao grupo do MSN só vou poder add a tarde porque aqui no trabalho não tenho acesso.

Abraço.

Bruno_Nascimento

isso mesmo mandem msg no forum do sourceforge que o pm te add foi assim que ele fez comigo!

e to gostando de ver =D vamos fazer isso dar certo ^^

K

Quanto ao grupo do msn, pelo jeito eu nao sou o unico com problemas para conectar durante o dia. Nao teria como centralizar as mensagens ou aqui no proprio guj ou no sourceforge? Ai teriamos acesso completo por todos.

P

Zeed01:
Bom dia colegas !

Sem chance… :frowning:
[email removido] só fica offline pra mim…

O contato que tenho que adicionar é este mesmo ?

Estou com uma dúvida sobre o projeto, será feito um levantamento de requisitos ou algo parecido ?
Já pensaram como será a distribuição de tarefas e como vamos juntar tudo depois ?

Eu nunca usei o sourceforge… alguém pode me ajudar com algumas dicas ?
Qual o link do sourceforge ?

[]s

Ontem eu adicionei o grupo e funciounou legal, tirando o fato de aparecer uns caracteres estranhos utilizando o gaim…
Sobre o projeto, ainda não temos nada so a ideia e a vontade ! :smiley:
Mas seria interessante ter alguns docs sobre requisitos…talves inicialmente criado por nos. Se o projeto criar corpo poderemos ate tentar contato com alguma instiuição e tentar implementar…é um pouco viagem mas pode acontecer…

As tarefas serão definidas pelo proprio grupo na proxima semana e depende muito da quantidade de participantes ! E por isso seria muito interessante que as pessoas que quiserem participar do projeto entrem no projeto o mais rapido possivel !

Jorgev

Ontem eu adicionei o grupo e funciounou legal, tirando o fato de aparecer uns caracteres estranhos utilizando o gaim…
Sobre o projeto, ainda não temos nada so a ideia e a vontade ! :smiley:
Mas seria interessante ter alguns docs sobre requisitos…talves inicialmente criado por nos. Se o projeto criar corpo poderemos ate tentar contato com alguma instiuição e tentar implementar…é um pouco viagem mas pode acontecer…

As tarefas serão definidas pelo proprio grupo na proxima semana e depende muito da quantidade de participantes ! E por isso seria muito interessante que as pessoas que quiserem participar do projeto entrem no projeto o mais rapido possivel !

Vai haver um limite de participantes ou não?
Ou um prazo pra quem tiver interessado em participar entrar?

Bruno_Nascimento

Quanto ao grupo java os caracteres estranhos sao normais aqui aparecem direto tbm hehe

acho que o numero de participantes não vai ser problema tento certeza que tem muita gente aqui do guj intereçado em participar!

S

To dentro também

P

https://sourceforge.net/project/memberlist.php?group_id=206896

https://sourceforge.net/forum/forum.php?forum_id=740902

Mandinha_Kee

Bom dia pessoal…

Queria muito participar, mas não creio que poderei participar neste.

Como trabalho e estudo, não tenho muito tempo, e todo o tempo que me resta, preciso me dedicar a faculdade…

Mas a idéia é boa, e digo que podem contar comigo no próximo…
Só peço para que façam na época de férias…

:slight_smile:

Bjs…

T

E ai galera!!
Da tempo de eu entrar ainda!!
Gostei demais da ideia!!
So quero saber como participar, pois o grupo do google esta dando erro!!

F

Olá pessoal quero participar do projeto tbm
estou procurando emprego e minha faculdade so começa
no primeiro semestre do ano que vem to com muito tempo
livre como faço pra entrar no projeto

Vlwww!!! :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Raafer

Gostaria de participar tbm.Já mandei uma msg pro PM no sourceForge e aguardo ate a definiçao do projeto.

R

Eu acho que o projeto está parado, pois a ultima mensagem era de 2007.
Se vocês quiserem criem outro tópico, e iniciem um novo projeto…

T

O projeto ainda existe?

Criado 25 de setembro de 2007
Ultima resposta 22 de out. de 2013
Respostas 76
Participantes 30