Projeto para TCC

18 respostas
chamuska

Pessoal, sou mais um aqui no forum que ta com dificuldades em encontrar um tema para tcc :frowning:
Eu estava fazendo um sistema de Streaming de audio e video em FLex e Red5, mas depois a faculdade mudou algumas regras no tcc e agora não posso usar tecnologias pagas.
Dai já viu, mataram minha unica boa ideia!

Agora estou me batendo pra consegui um novo tema e quero a ajuda do pessoal do GUJ!

Bom, pelo que vi por ai, não da pra faze streaming de audio e video com Java, nem usando JMF.

O que posso faze agora?? Do pessoal que ja fez o TCC, que tema vcs me indicam??

Sei programar em Java, PHP, MySQL e de acordo com as novas regreas da faculdade eu só posso desenvolve algo com tecnologias gratuitas, tem que roda no Linux( se for web tem q ser um servidor Linux ) e acho que é isso!

Java pra celular ta dando certo pessoal ??

Valeu!

18 Respostas

V

Recomendaria TV Digital! Aposto nesta idéia para os próximos anos… Você pode fazer utilizando Java e RMI. :slight_smile:

drsmachado

Bom, java, mesmo sendo patrimônio da Oracle, manterá uma JDK free…
Tomcat é utilizado em vários sites…
Por que não “migrar” a idéia original para uma plataforma open source?
Um sistema de streaming de áudio em java ou PHP seria um tema que exigiria muita dedicação e pode surpreender seus avaliadores.

ViniGodoy
  1. Leia as sugestões desse tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java

2. Se ainda assim nenhuma te agradar, nos informe o que pede o thingol no primeiro post:

“Thingol”:

Para todo mundo que deseja um tema para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)*

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor

• Diga qual a ênfase de seu curso.

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.
Hebert_Coelho

Caso nada disso te agrade, tem sempre o velho e bom Controle de Estoque ou Locadoras! =P

Stream de Vídeo é uma boa, vc tb pode fazer algo bem visual como se fosse um drag em drop para sistema de rh ou qualquer coisa parecida. [=

chamuska

Desculpa ai pessoal, esqueci de coloca alguns dados!
FInal do ano que vem tenho que apresentar meu TCC pra eu me forma em Eng. de Software!
Pelas novas regras toscas da faculdade para o TCC, eles não vao aceitar sistemas muito comuns do tipo: sistema para biblioteca, locadora e coisas assim.

A minha ideia para sistema de video conferencia eu tentei substituir o Flex 3 por Java, mas nao sei como fazer e a unica coisa que sei é que o Java não se comunica com o Red5 :frowning:

Eu ja fiz uma parte do sistema que faz uma videoconferencia 1x1 e estou trabalhando para fazer o nxn que ja esta avançado, mas infelizmente a faculdade não vai aceita o Flex. Se bem que vo tenta convence eles!

Alguem sabe onde posso encontra mais informação sobre o desenvolvimento de TV digital em Java ?!

E caso tudo de errado, pretendo faze um sistema para imobiliaria, onde o diferencial vai ser um sistema para rodar no Android 2 para que os imoveis possam ser fotografados com o celular usando o sistema que vou fazer e cadastrar o novo imovel com as fotos usando o celular! E provavelmente adicionar novas funcionalidades!
Mas como nunca programei algo desse tipo, quero sabe antes se é possivel faze algo assim! É possivel ??

Mas ainda quero insisti mais um pouco com a ideia de videoconferencia ou TV digital em Java!!

Valeu!

KWill

vehsilva:
Recomendaria TV Digital! Aposto nesta idéia para os próximos anos… Você pode fazer utilizando Java e RMI. :slight_smile:

Eu particularmente acho que o RMI atual FEDE.
Tenta fazer rodar na internet atrás dum roteador para tu ver como é que é…
Acho que tem tanta coisa melhor hoje para usar no lugar: LipeRMI, Apache MINA, Netty, XSockets…
Inté.

M

Nem procurei nada sobre fazer isso usando somente Java, mas uma coisa é certa: é possível fazer usando Java.

Conhece o VLC? Reprodutor de mídias, conversor, servidor e cliente de streaming… Pois é, ele tem um binding em Java (o VLCJ) que permite fazer a maioria das coisas que o VLC faz. Veja a documentação aqui.

chamuska

VLC é aquel programa pra ve video, nao é ?!
Eu até tinha visto algo sobre ele nos foruns, mas nao tinha entendido direito!
Sera que com o VLC + Java consigo faze uma videoconferencia nxn e 1x1 com qualidade ?!

Eu entrei em no link que vc passo pra ve, dai la tem uns exemplos de codigo e pelo que eu vi ele transmite um arquivo mp4, sera que da pra adaptar o codigo pra envia video da webcam en tempo real ??

Valeu!

M

O próprio.

chamuska:
Eu até tinha visto algo sobre ele nos foruns, mas nao tinha entendido direito!
Sera que com o VLC + Java consigo faze uma videoconferencia nxn e 1x1 com qualidade ?!

Sinceramente, não sei. Só testando mesmo…

chamuska:
Eu entrei em no link que vc passo pra ve, dai la tem uns exemplos de codigo e pelo que eu vi ele transmite um arquivo mp4, sera que da pra adaptar o codigo pra envia video da webcam en tempo real ??

Valeu!

Sim. É possível fazer isso sim. Para início, sugiro que baixe e instale (se é que não tem instalado ainda) o VLC e fuce bastante nas propriedades, nos métodos de reprodução, gravação e streaming pois os comandos gerados pela interface gráfica são os mesmos que você usará em seu programa Java:

“A good way to get the required streaming commands is to use the VLC QT application since when you choose to stream a file, the resulting dialog box will show you the streaming commands you need.”

ViniGodoy

Vai ser interessante você tentar evitar o congelamento do garbage collector no meio do seu vídeo…

M

Se fosse tudo fácil não teria graça… :slight_smile:

johnny_quest

o meu TCC na engenharia foi uma Chess Engine.
Eu criei uma máquina de jogar xadrez usando Minimax Poda alpha beta e vários
outros algoritmos e tecnicas usando IA para criar uma máquina que jogasse medianamente,
tudo isso usando o JSE.

Esse tema de TCC é uma idéia interessante, e você pode escolher como tema,
mas se prepare, é algo bem complexo, mas o esforço vale a pena.

Uma dica, se você fizer em tal tema, não utilize orientação à objetos, pois o desempenho não
fica muito adequado. Utilize um conceito chamado de Bitboards.

Atualmente estou migrando meu TCC de um sistema bem orientado à objetos, para um sistema
utilizando bits, pois assim fica razoavel de se rodar. Na minha primeira versão OO pura, meu sistema
somente conseguia analisar 60.000 tabuleiros apenas, mas usando bitboards a eficacia subia para
quase 1 milhão de tabuleiros analisados…

vale a pena fazer um TCC sobre inteligência artificial.

ViniGodoy

johnny quest:
Uma dica, se você fizer em tal tema, não utilize orientação à objetos, pois o desempenho não
fica muito adequado. Utilize um conceito chamado de Bitboards.

Estranho. OO não deveria ser um impeditivo para IA. Talvez sua modelagem tivesse sido granular demais.
Chegou a rodar seu TCC num profiler?

De qualquer forma, nada impede você de encapsular os bitboards (que provavelmente são o gargalo) numa classezona, e deixar o resto do sistema perfeitamente OO.

Mas a dica que dou é. Se for fazer um sistema desse tipo aprenda a usar bem um profiler. E, se for em C++, aprenda a escrever allocators e entenda bem os custos envolvidos em cópias de dados, e como elas podem ocorrer por acidente. E, claro, vale a pena aprender a usar bem um profiler, e aprender a usar bem um profiler, e aprender a usar bem um profiler… (pode repetir como se fosse um mantra).

AnjoVingador

Quer fazer TV Digital se prepare para encontrar dificuldade de encontrar material atualizado, eu to fazendo nesta área com java, usando o GingaJ, mas o mesmo ainda não possui um emulador 100% aí temos que emular no xletview , que não é o padrão brasileiro.
Mas se vc quiser posso dar uns toques, caso vc escolha este tema!!
Falow!!

johnny_quest

Então, a minha modelagem foi bem baseada nos objetos, utilizando padrões de projeto,
mas ao se programar para IA nem sempre o código mais organizado, mais legivel OO
é o que aproveita mais os recursos da máquina.

Todo código que utiliza da OO acrescenta mais processamento e torna o código mais ineficiente, isso
no caso onde o processamento e a velocidade de resposta é muito valorizada. Ao se fazer testes eu
notei isso, e pesquisando a implementação de Chess Engine profissionais constatei que a melhor modelagem
é modelar utilizando bits, porque a velocidade de tais operações no processador é magnifico.

Mas deixando bem claro, eu falo isso em relação à parte de Busca Competitiva em IA, pois em outras áreas
o que eu acabei de citar pode não ser a realidade.

Mas de qualquer forma agradeço pelas dicas.

chamuska

Vixi, IA eu nao sei nd!!
Acho que vo te q faze algumas pesquisas e testes pra ve o que fica melhor pra eu faze em relação a videoconferencia e TV!

Mas caso eu acabe ficando com o projeto de programação pra Android como falei no inicio, vcs acham viavel, possivel ?? Alguem tem alguma ideia de algo mais que pode ser implementado nesse sistema pro Android ??

Valeu!!

C

Que tal videoconferência criptografada para alguma plataforma móvel?
O meu TCC está sendo sobre VoIP criptografado na plataforma Android. E está indo tudo muito bem até agora (só falta a apresentação)

chamuska

clone_zealot:
Que tal videoconferência criptografada para alguma plataforma móvel?
O meu TCC está sendo sobre VoIP criptografado na plataforma Android. E está indo tudo muito bem até agora (só falta a apresentação)

E vc ta fazendo isso em java ?!!
Pq se for, acho que vo dar uma olhada sobre isso!!

Mas, como que funciona o voip em um celular?? Vc tem que conectar o celular com a internet, abrir o programa para voip, fazer a ligação e só ?!
Pode posta alguns links que vc acha util sobre o assunto ?!?!

Valeu!

Criado 27 de novembro de 2010
Ultima resposta 30 de nov. de 2010
Respostas 18
Participantes 10