Projeto Scout

Boa tarde a todos,

gostaria de obter criticas a respeito do sistema que comecei como TCC e agora estou tentando implacar como um software comercial.

Não vou explicar aqui sobre o que é o projeto, justamente para forçar o entendimento do mesmo que é apresentado no site. O site está simples ainda e em desenvolvimento.

segue o link: http://www.scout.inf.br

Desde já obrigado.

Só não fiz o download, mas de resto: “show!”

Muito bom. [=

Obrigado pelo elogio Hebert, mas eu queria ouvir criticas ou sugestões… hehehehe

Parabéns, a aparência está muito profissional !

Como você quer sugestões, vou dar uma pequena contribuição:

1. Certifique-se que seja possível validar a licença usando um servidor Proxy, pois essa é situação na grande maioria das redes de empresas.

2. Se as coisas pudessem ser um pouquinho mais automáticas facilitaria já que o produto é destinado ao usuário final. Alguns exemplos:

• criar um script de instalação do mySQL. É preciso ver se a licença dele permite isso, mas poderia vir até mesmo empacotado junto com o server.
  • O módulo de instalação do client poderia ser gerado no servidor, já com a configuração pronta (IP). Assim seria possível instalar em todas as máquinas em um processo “Apenas um clique” eliminando a incidência de erros de configuração.
  1. Talvez seja interessante uma funcionalidade “dedo-duro”, em que o administrador fique sabendo se por acaso algum usuario ficar com o client desativado.

Primeiramente obrigado.

Suas sugestões foram de muita valia e estou de total acordo com elas, vou implementá-las com o tempo.

Mais uma vez obrigado.

A ideia é bacana, parabéns.

Alguns dos meus “pitacos”:

• ao clicar em ativar (na tela em que digito o Serial Number), obtive um java.util.concurrent.ExecutionException: NullPointerException . Não consegui passar deste ponto;
  • fornecer relatórios sobre a depreciação do hardware (é útil para contabilidade de ativos);
  • ao invés de 4 aplicativos, imagino que 2 sejam suficientes (cliente e servidor);
  • acho que é cedo e você ainda vai trabalhar nisso, mas a interface (desde a configuração/ativação) me parece um tanto crua;
  • avalie a possibilidade de usar um banco de dados embutido no servidor (H2, SQLite). É mais prático que forçar a instalação do MySQL;
  • no site, falta umas imagens do aplicativo. Principalmente no manual (seção “Como Usar”);
  • exibir no site os valores das licenças;
  • opção para download do manual (e um manual para este tipo de aplicativo, imagino, deve ser bastante abrangente);

Perguntas:

• funciona independente do SO?
  • funciona offline? Se sim, como a licença é controlada nesse caso?
  • detecta o software instalado?
  • o cliente roda sem o mysql?
  • o aplicativo fica com um ícone no tray?
  • a licença (paga) é por empresa ou por terminal com o cliente instalado?

Posso ter falado alguma bobagem, já que não rodei a aplicação a fundo, por isso peço desculpas. No mais, concordo com as colocações do gomesrod.

Abraço.

Novamente obrigado e obrigado denovo pelos comentários.

Sobre seus “pitacos”:

• ao clicar em ativar (na tela em que digito o Serial Number), obtive um java.util.concurrent.ExecutionException: NullPointerException . Não consegui passar deste ponto;
    R: Este é um erro que tenho que testar em máquinas com proxy ou firewall, só sei que o motivo é que está barrando a verificação online… e claro, depois dar um tratamento na mensagem de erro.
  • fornecer relatórios sobre a depreciação do hardware (é útil para contabilidade de ativos);
    R: Já pensei nisso, realmente é importante. Mas eu dei prioridade no funcionamento de obter as informações da máquina e relatórios a principio. Vou implementar
  • ao invés de 4 aplicativos, imagino que 2 sejam suficientes (cliente e servidor);
    R: Já me falaram isso e concordo plenamente. Outro implementação que vou fazer
  • acho que é cedo e você ainda vai trabalhar nisso, mas a interface (desde a configuração/ativação) me parece um tanto crua;
    R: Concordo, mas não é prioridade no momento. Bem avaliado
  • avalie a possibilidade de usar um banco de dados embutido no servidor (H2, SQLite). É mais prático que forçar a instalação do MySQL;
    R: Obrigado pela sugestão, mas eu discordo pelo fato que ao passar do tempo necessite de um banco mais robusto e com performance.
  • no site, falta umas imagens do aplicativo. Principalmente no manual (seção “Como Usar”);
    R: Esse eu estou providenciando, esse ponto é a alma do negócio. Estou pensando em fazer uma apresentação interativa do software ao invés de screenshots
  • exibir no site os valores das licenças;
    R: Ainda estou pensando em como fazer isso, já que devo ter que implementar um pagseguro no site
  • opção para download do manual (e um manual para este tipo de aplicativo, imagino, deve ser bastante abrangente);
    R: Bem observado, não me atentei nesse ponto. Vou divulgar

Vamos as respostas:

• funciona independente do SO?
    R: O motivo de ter sido feito em Java no começo era esse, mas as funções para coletar as informações do computador é de acordo com o SO. A principio só foi implementado as funções para Windows por ser maioria. Como isso requer um bom tempo de implementação e testes a versão pra Linux vai sair se o projeto der certo. Note que somente o client é baseado nas funções, portanto o server é multiplataforma.
  • funciona offline? Se sim, como a licença é controlada nesse caso?
    R: O client funciona offline, o server somente online, só ele carrega a licença
  • detecta o software instalado?
    R: Detecta os principais softwares instalados. Atualmente somente os softwares micro$oft
  • o cliente roda sem o mysql?
    R: Sim, só o server acessa o banco. O client envia o cadastro e as modificações do computador para o server que armazena no banco as informações
  • o aplicativo fica com um ícone no tray?
    R: Vai ficar
  • a licença (paga) é por empresa ou por terminal com o cliente instalado?
    R: É pela quantidade de computadores.

Muito obrigado pelos seus comentários. O pessoal aqui realmente está me ajudando muito.

Se possível, tente novamente. Fiz a implementação para usar a conexão baseada no proxy configurado no sistema operacional.

Alguém conhece alguma empresa que faça uma animação comercial de um software ou algum software que tenha essa finalidade?

Alguém mais pode me ajudar? Desde já estou agradecido.