Projeto TCC - preciso de dicas

Olá pessoal! Sou novo aqui no fórum, e já ouvi falar muito bem do mesmo. O que acontece é o seguinte, como no título do tópico já diz, eu estou prestes a começar a desenvolver um sistema para meu TCC, onde eu pretendo criar um portal, onde haverá cadastros de funcionários, cursos, turmas e alunos. Além dos cadastros algumas informações sobre os alunos serão inseridas, como notas, frequencias e outras. Existe uma grande procura por cursos e também existe muita evasão, havendo assim uma necessidade de que haja um histórico dos alunos e também um status dos mesmos.

Esta foi uma prévia do que pretendo fazer, daí vem a minha dúvida. Eu quero desenvolver isso tudo em uma página web, utilizaddo java. Na verdade eu preciso que alguém aki no Forum possa me nortear, por onde começar, o que estudar, o que buscar, qual ferramenta trabalhar. Ta ok?

Por enquanto estou aqui com o Net Beans, DreamWeaver, MySQL Workbench e o EasyPHP.

Aguardo resposta, obrigado!

Primeiramente, boa sorte no seu TCC.

Recomendo as seguintes ferramentas:

Java SDK
MySql Database
Tomcat Web Container
Eclipse IDE JavaEE

Conceitos
MVC design pattern
DAO design pattern

Ha um curso online:

Mais um vez, boa sorte e bons estudos!

Se você quer programar java para web, duas coisas que não vai precisar DreamWeaver e EasyPHP. Só se você quiser programar PHP.

Pelo que estou vendo, você não sabe programar nada de java. Primeiro aprenda Java, depois procure saber sobre JSP e Servlet.

Abraços.

Se você quer programar java para web, duas coisas que não vai precisar DreamWeaver e EasyPHP. Só se você quiser programar PHP.

Pelo que estou vendo, você não sabe programar nada de java. Primeiro aprenda Java, depois procure saber sobre JSP e Servlet.

Abraços.[/quote]

Se ele quiser desenvolver as telas/jsps ele pode utilizar o Dreamweaver e, o EasyPHP possui o mysql integrado, dispensando toda a parte de instalar o mysql novamente.

Bom, respondendo ao tópico,

Para um TCC, tua idéia aparenta ser um CRUD de alunos, notas e histórico. Isso não é bom.
Cadê o diferencial?
A parte lógica da coisa, o que o teu sistema possui que os mais de 1000 que existem rodando por aí não possuem?

Sugiro algo mais ousado, até menor, mas que possua menos telas de cadastro, consulta, alteração e exclusão…
Quem sabe se você integrar com alguma tecnologia em voga, como android? Seria um desafio, mas seria bem mais interessante…

Abraços.[/quote]

Se ele quiser desenvolver as telas/jsps ele pode utilizar o Dreamweaver e, o EasyPHP possui o mysql integrado, dispensando toda a parte de instalar o mysql novamente.

Para um TCC, tua idéia aparenta ser um CRUD de alunos, notas e histórico. Isso não é bom.
Cadê o diferencial?
A parte lógica da coisa, o que o teu sistema possui que os mais de 1000 que existem rodando por aí não possuem?

Sugiro algo mais ousado, até menor, mas que possua menos telas de cadastro, consulta, alteração e exclusão…
Quem sabe se você integrar com alguma tecnologia em voga, como android? Seria um desafio, mas seria bem mais interessante…[/quote]
isso mesmo, para desenvolver um tcc, vc pode até pegar uma ideia que já exista, porem vai ter que implementar algo a mais…
e como o drsmachado citou, pq vc n tenta fazer isso para dispositivos mobile?

dá próxima vez post como [color=yellow]Assuntos gerais (Off-topic)[/color]

Não existe nenhum “OFFICE TOPIC” apenas, Assuntos gerais (Off-topic)…

:evil:

:evil: [/quote]

cara se vc não viu problema é seu!

já ajustei mlk

Poder ele pode, mas utilizar o Dreamweaver, sendo que ele pode utilizar o netbeans? não vejo necessidade alguma. E se for instalar o easyphp, instale apenas o mysql, que economiza espaço em disco.

uma dica defina muito bem o framework que vc vai usar, ex: jsf 2, vraptor, play, gwt, etc…

E como o amigo drsmachado disse, tente implementar algo mais ‘dificil’ mas que tenha utilidade.

já ajustei mlk[/quote]
Já está registrado. Não preciso dizer mais nada.

já ajustei mlk[/quote]
Já está registrado. Não preciso dizer mais nada.[/quote]

dizer o que!, se vc é apressadinha!

já ajustei mlk[/quote]

dizer o que!, se vc é apressadinha![/quote]
Aí, troll, errar é humano.
Se você não consegue admitir que errou, problema é teu.

aqui não é lugar para isso, voltem aos comentários ao tópico ou chega !!!

já ajustei mlk[/quote]

dizer o que!, se vc é apressadinha![/quote]
Aí, troll, errar é humano.
Se você não consegue admitir que errou, problema é teu.
[/quote]

Manu, não vo discutir mais! fim

Abraços.[/quote]

Cadê o diferencial?

Quem sabe se você integrar com alguma tecnologia em voga, como android? Seria um desafio, mas seria bem mais interessante…[/quote]

Amigo, concordo plenamente com você! Acontece que eu citei apenas algumas funcionalidades básicas do que eu pretendo desenvolver. A parte do diferencial e mais complicada acredito, seria no que diz respeito a agregar valor à empresa para a qual estou desenvolvendo esse sistema. Os relatórios que serão gerados, as informações que o gerente poderá obter. Tenho tudo aqui anotado, o que pretendo fazer, que seria o diferencial, e servirá de muita ajuda para a parte gerencial da empresa.
Quanto à questão de desenvolver em Mobile seria uma boa, mais já entreguei a parte do meu TCC falando como será meu trabalho, então agora já não será mais possivel mudar o foco. Quem sabe para projetos futuros, mais agradeço a idéia!
Olha, eu sei a parte conceitual de java, a parte básica mesmo, nunk desenvolvi um sistema completo - ainda. Mais todo mundo um dia tem q da um passo à frente né!
Agradeço a ajuda de todos ae, e logo que surgir mais perguntas vou postar aki nesse mesmo tópico pra vcs me ajudarem blz? Valeu!