Projeto web no NetBeans 6.8 com richfaces

14 respostas
cleiton_herrmann

Olá pessoal…

Seguinte, nao manjo de web, to começando agora, e to tentando ha 3 dias criar um projeto e continuar desenvolvendo ele, mas nao consigo… os passos q segui sao os seguintes:

1- criei um projeto web no netbeans
2- dei o nome dele
3- Escolhi o servidor (tomcat no meu caso)
4- Selecionei o framework javaserver faces
5- Deixei marcado “Bibliotecas registradas” e escolhi JSF 2.0

pronto projeto criado e funcionando…

dai eu baxei o richfaces 3.3.2 SR1, descompactei, e entao eu adiciono os 3 jars do diretorio lib, na pasta de bibliotecas do projeto netbeans, e quando tento implantar o projeto, da erro no deploy

FAIL - Deployed application at context path /SistemaCI but context failed to start
D:\PROJETOS_NETBEANS\SistemaCI\SistemaCI\nbproject\build-impl.xml:588: O módulo não foi implementado.

essa linha 588 é a seguinte

587 
588     
589 

q q eu to fazendo de errado? quais sao os procedimentos corretos pra utilizar o richfaces depois de criar um projeto pelo netbeans 6.8 ?

Desde já grato t+

14 Respostas

surfzera

alguem de colocar na pasta lib do seu projeto você adicionou ao seu classpath essa libs?

Para usar o richfaces você deve tambem colocar as configurações do mesmo no web.xml… você pode consultar no manual do mesmo como se faz.

thiagocg

Olá surfzera, o link abaixo vai te ajudar a configurar o seu projeto e suas bibliotecas, pelo q eu li não creio que esta versão da biblioteca richfaces seja compativel com a especificação 2.0 do jsf, posso estar enganado da uma lida com calma no link abaixo.

http://docs.jboss.org/richfaces/latest_3_3_X/en/devguide/html_single/#Introduction

Imagino que não vá funcionar por este trecho do material q passei acima.

2.2. Supported JavaServer Faces Implementations and Frameworks
* Sun JSF-RI - 1.2_12

Espero ter ajudado!

[]'s

surfzera

concerteza vai… mais é para o nosso amigo Cleiton :slight_smile:

cleiton_herrmann

blz rapazeada, vlw !!! agora demanha nao vou poder mecher com isso, mas detarde provavelmente de mais uma olhada, ou a noite… vlw t+

thiagocg

:smiley: hahahh, me desculpe surfzera, é que acabei me destraindo com a resposta e olhei o nome do ultimo post na hora de enviar…kakkaka

Abraço amigos!

moacirjava

cleiton herrmann:
Olá pessoal…

Seguinte, nao manjo de web, to começando agora, e to tentando ha 3 dias criar um projeto e continuar desenvolvendo ele, mas nao consigo… os passos q segui sao os seguintes:

1- criei um projeto web no netbeans
2- dei o nome dele
3- Escolhi o servidor (tomcat no meu caso)
4- Selecionei o framework javaserver faces
5- Deixei marcado “Bibliotecas registradas” e escolhi JSF 2.0

pronto projeto criado e funcionando…

dai eu baxei o richfaces 3.3.2 SR1, descompactei, e entao eu adiciono os 3 jars do diretorio lib, na pasta de bibliotecas do projeto netbeans, e quando tento implantar o projeto, da erro no deploy

FAIL - Deployed application at context path /SistemaCI but context failed to start
D:\PROJETOS_NETBEANS\SistemaCI\SistemaCI\nbproject\build-impl.xml:588: O módulo não foi implementado.

essa linha 588 é a seguinte

587 
588     
589 

q q eu to fazendo de errado? quais sao os procedimentos corretos pra utilizar o richfaces depois de criar um projeto pelo netbeans 6.8 ?

Desde já grato t+

Conseguiu solucionar o problema? Estou com o mesmo.

R

No meu caso eu havia habilitado a opção de Web Services Seguro e o problema passou a acontecer, talvez a forma de autenticação que eu tenha escolhido não esteja implementada para o Tomcat que é o servidor que eu uso.

Verifique se não é o seu caso. Alguma funcionalidade que você esteja exigindo do seu ambiente que não está habilitada para sua configuração.

Vou continuar fazendo meus testes. Se tiverem novidades comuniquem.

Abraços.

R

Bem galera,

Eu mesmo já não aguento mais isso. Esse erro está acontecendo toda hora pra mim.

Já procurei em diversos fóruns e grupos de usuários Java e ninguém tem a resposta pra isso.

Muitas soluções são: Classpath/Libs, Verificar se não é falta de memória, Limpar e construir e/ou Reiniciar o Netbeans. A verdade é que são só chutes.

Cada vez que o erro acontece eu faço tudo isso, não funciona, crio um novo projeto e recrio todos os fontes um-à-um e o erro para de acontecer! Sem razão alguma para ter acontecido e ter parado de ocorrer já que os passos foram exatamente os mesmos.

Mas isso só até que eu avance um pouco mais no desenvolvimento, então tenho que fazer tudo novamente. Estou decepcionado com o Netbeans, Tomcat e Glassfish. Vou acabar indo para Microsoft .Net que eu só tenho ouvido falar bem apesar de toda aquela fama de monopolista.

Talvez quando a especificação Java passar a exigir que sejam exibidas mensagens de erro e informação de forma clara e objetiva, dizendo exatamente o que está acontecendo e os frameworks forem mais simples de se trabalhar ele vá ficar bom. Mas até agora não é isso que acontece. (Desculpem o desabafo)

Se alguém tiver alguma novidade por favor comunique a todos nós outros desenvolvedores, entusiastas e estudantes que sofrem com esse erro.

Até mais galera.

R

Olá colegas,

Desculpe o desabafo na mensagem anterior.

Voltando a focar no erro.

Observei que sempre ocorre quando tento utilizar algum recurso que não esteja disponível para o ambiente, exemplo, autenticação Web Services usando Tomcat ou algum recurso JPA 1.1 ou 2 quando o framework só suporta 1.0. Outra causa desse erro é alguma inconformidade com as Anotations no JPA.

O fato é que o compilador não consegue pegar esse tipo de erro e o pior, inclusive consegue gerar os arquivos pra distribuição. Mas vai esbarrar lá no Deploy para o Container que vai perceber que “algo errado não está certo”. Não sabendo o que está acontecendo ele apresenta essa mensagem genérica.

Acho que quando essa mensagem ocorre o negócio é revisar TUDO, começando pelas anotações.

Obrigado a todos e forte abraço.

G

Eu já tive o mesmo problema, e resolvi simplesmente colocando/criando o projeto dentro de ‘webapps’ do Tomcat!

587 <target if="netbeans.home" name="-run-deploy-nb">

O netbeans.home é utilizado para indicar o caminho da instalação do tomcat incluído junto com o pacote baixado do netbeans.
Parece que colocando o projeto em outro diretório que não seja o do webapps não funciona o build corretamente.

Espero ter ajudado!

E

gilbertoalbino:

Eu já tive o mesmo problema, e resolvi simplesmente colocando/criando o projeto dentro de ‘webapps’ do Tomcat!

587 <target if="netbeans.home" name="-run-deploy-nb">

O netbeans.home é utilizado para indicar o caminho da instalação do tomcat incluído junto com o pacote baixado do netbeans.
Parece que colocando o projeto em outro diretório que não seja o do webapps não funciona o build corretamente.

Espero ter ajudado!

Eu estou usando o NetBeans 6.9.1 com Tomcat 7.0, JSF 2.0 (Mojarra) e PrimeFaces 2.2.1.
Resolvi este mesmo problema com a dica do gilbertoalbino. Foi só copiar o .war da pasta dist para a pasta webapps.
Ainda não estou satisfeito com esta solução “deselegante”, mas funcionou…
Abraços

fernandogodoy18

Bom ainda não testei o tomcat 7 com JSF 2.0
pois quando comecei o tomcat não suportava jsf 2.0,
então comecei trabalhar com o glassfish e não estou tendo nenhum problema com ele.

De repente seria uma boa auternativa para você também!
Nada contra o tomcat pois é um otimo container.
Só estou dando uma dica.

Mais se deseja continuar com o tomcat
Leia isto que de repente de ajuda: http://www.theserverside.com/tutorial/Slingshot-Yourself-into-JavaServer-Faces-20-Learning-JSF

N

Bom Dia… então eu Limpei o projeto e depois cliquei construir, então consegui executar meu projeto… Obrigado pelas dicas

A

ola eu estava com o mesmo problema, eu consegui resolver da seguinte forma…

eu estava usando o tomcat do netbeans e o servidor tomcat externo e os dois estava tentando iniciar o serviço.

qu desabilitei o serviço do tomcat externo e so deixei do netbeans. dai funcionou…

valw

Criado 27 de janeiro de 2010
Ultima resposta 2 de jul. de 2012
Respostas 14
Participantes 10