Bom dia caros amigos, gostaria de uma pequena orientação dos mais experientes.
Atualmente terminei de estudar o HEADFIRST mysql, consigo desenvolver projetos web pequenos com TOMCAT e agora ficam as dúvidas:
Onde consigo informações de como configuramos num projeto web a conexão com banco de dados (pelo que li vagamente as informações são salvas em XML)
Estou manjando um pouco de SQL as operações na console dele e tal, onde consigo material que me ensine como usar as classes java para e os padrões seguidos pelos desenvolvedores para trabalhar java atualizando o BD, por exemplo gostaria de ter um material que me ensinasse as melhores práticas num caso em que um Servlet recebe um formulário respondido por um usuário em um HTML, onde esses dados seriam manipulados e salvos no banco de dados, por uma classe? por um servlet?
Resumindo preciso de 2 informações: 1 - onde e como configurar num projeto web com tomcat a conexão com banco de dados. 2 um material que me ensine da forma correta como receber da aplicação web informações e por onde e como essas informações são trabalhadas e passadas ao mysql.
Pois sair inventando sem manjar fica muito ruim.
Bem é isso galera bom dia!!!
Me parece que vc esta buscando uma bala de prata que sriva para qualquer aplicação
Não existe um tutorial de como realizar as integrações entre as camadas do seu sistema, o que eu posso sugerir é que vc leia algum livro sobre Design Patterns e decida quais são os melhores para a sua aplicação.
Quanto a conexão vc pode deixar as informações no XML da aplicação, no XML do servidor, dentro de alguka class da aplicação, enfim em vários lugares. Acho que o mais comum é deixar configurado no servidor, assim se duas aplicações precisarem usar o mesmo banco vc não precisa fazer duas configurações.
lfelipelias
Giulliano:
Me parece que vc esta buscando uma bala de prata que sriva para qualquer aplicação
Não existe um tutorial de como realizar as integrações entre as camadas do seu sistema, o que eu posso sugerir é que vc leia algum livro sobre Design Patterns e decida quais são os melhores para a sua aplicação.
Quanto a conexão vc pode deixar as informações no XML da aplicação, no XML do servidor, dentro de alguka class da aplicação, enfim em vários lugares. Acho que o mais comum é deixar configurado no servidor, assim se duas aplicações precisarem usar o mesmo banco vc não precisa fazer duas configurações.
Tendi man, desde já agradeço.
Achei 1 livro que parece ser muito bom porém vou praticar mysql mais um pouco antes de ir pra outro livro senao esqueço tudo =]…
O livro é :MySQL and JAVA Developer’s Guide
De:
Mark Matthews
Jim Cole
Joseph D. Gradecki
Vlw pessoal
Giulliano
Uma opnião: acho mais fácil vc estudar Java e SQL (não MySQL), mesmo pq não me recordo de nenhuma empresa que use esse banco de dados (embora eu goste dele). Os mais comuns são SQL Server e Oracle.
[]'s e bons estudos
lfelipelias
Giulliano:
Uma opnião: acho mais fácil vc estudar Java e SQL (não MySQL), mesmo pq não me recordo de nenhuma empresa que use esse banco de dados (embora eu goste dele). Os mais comuns são SQL Server e Oracle.
[]'s e bons estudos
Opa muito obrigado pelas dicas…
Então eu estudei o HEADFIRST SQL que é SQL puro, não é nada muito avançado pois meu foco é desenvolver java, mas também quero ter conhecimento e saber um pouco de SQL pra criar um banco de dados e manipular o mesmo se necessário, ai estou usando mysql pra praticar mas via console dele mesmo.
Ai agora quero fazer tipo um projeto web com tomcat para preenchimento de formulario e armazenamento dos mesmos em banco de dados mais ai vem os padroes e boas praticas de programacao q é meu próximo objetivo