Projeto

2 respostas
B

Boa noite, vou desenvolver um projeto, que consiste em fazer o seguinte, uma placa de Arduino irá salvar alguns dados.
Depois, quero que esses dados sejam passado do Arduino para um Smartphone ou Tablet (Android) via bluetooth.
Depois, quero que esse programa envie para um servidor web, que tenha uma API que fica monitorando uma porta x e salve em um Banco de Dados.
Depois, quero acessar esses dados através de um gráfico, que eu filtre por dia ou por horário ou por equipamento.

A meu ver, a melhor forma é a mais simples. Não quero complicar. Quero algo funcional. O fluxo de dados é extremamente baixo (125 valores float por dia).

Gostaria de uma opinião de vocês, sobre os caminhos que posso tomar e qual deles, na opinião de vocês, é o melhor.

1. Melhor forma de passar os dados do arduino para o android
  2. Melhor forma de passar os dados do android para a web
  3. Melhor forma de salvar no banco de dados
  4. Melhor forma de visualizar as informações.

Gostaria de saber também, a dificuldade em desenvolver isso. Sou engenheiro eletricista e não manjo tão bem de programação. Conheço um pouco de Ruby, mas entendo bem de lógica.

Se alguém quiser e puder ajudar no projeto, ficaria muito grato. Quem sabe dê certo de virar um produto. Com certeza, será meu parceiro.

Obrigado pela atenção.

2 Respostas

V

Tudo depende do modo que você pretende que seu app rode e se integre com o android, nunca trabalhei com Arduíno então não sei uma forma de passar os dados dele para um dispositivo android.

Agora, existem varias maneiras de passar dados do android para servidores web, procure sobre persistência de dados.

Se você pretende trabalhar com ruby para android, teria que usar o Ruboto (http://ruboto.org/).

Creio que utilizar java para este caso possa ser melhor, programo em ruby também porém, o ruboto ainda não tem tantas funcionalidades quanto o java.

Minha sugestão que é você crie um app para tratar toda a parte dos dispositivos móveis, visualização, envio para servidores e coisas assim e por meio desse app se comunicar com o arduíno (bluetooth talvez?).

B

Valeu pelas dicas @Vinicius_Martins .

A ideia de utilizar o app no android é porque quem vai usar isso, não consegue conectar o equipamento no computador e descarregar os dados.

O cara tem que chegar, clicar para conectar no bluetooth e apertar uma tecla só, e o programa que se encarrega de fazer tudo até chegar no banco de dados.

Esse app funcionaria como uma “ponte” entre o equipamento e a internet.

Em uma versão paralela (2), não será necessário isso, pois terá uma placa gprs e será feito direto do hardware para o banco de dados.

Criado 17 de maio de 2016
Ultima resposta 17 de mai. de 2016
Respostas 2
Participantes 2