ProjetoLOS - sistema para auxiliar escritórios de advocacia

Boa noite, GUJ!

Fazendo uma busca rapida de como aprender Java, O que um Junior precisa… eu encontrei algumas dicas para criar um projeto, ou seja, definir um objetivo.
Aproveitei essa ideia para começar a colaborar com Open Source =]

Durante o curso técnico em informatica, eu recebi uma noção de Java e um pouco de Java para Web. Como TCC, eu desenvolvi um sistema simples para auxiliar escrtórios de advocacia. Nada de ERP ou sistema que faz 500 coisas menos café…
Como eu perdi meus backups, tenho apenas uma das versões mais próximas ao que foi entregue; o quê de certa forma foi bom porque eu preciso melhorar em muita coisa, conceitos, tecnologias, boas práticas e etc. Sendo assim, decidi reescrever/refatorar o projeto para corrigir e incluir algumas coisas como uso do Maven, Testes (TDD) e etc…
Umas das versões eu coloquei no github e vou começar a atualizar a versão corrigida:

http://github.com/ubb3rs17h/

Eu gostaria que os colegas me ajudassem em indicar alguns pontos que eu posso usar como aprendizado:

Quais tecnologias/frameworks são essenciais hoje (bem estabelecidas e tendencias)?
Poderiam indicar um “caminho das pedras”?
Eu estaria muito apressado por testar também web services no projeto? Ex: Consulta de processos ou Compromissos.

O que eu tenho uma noção atômica e utilizei no projeto:
MVC
Hibernate
Spring
JSF
Primefaces
Jquery
Hashs com Sha256
Mysql
Tomcat 7

Observações:
Eu tenho interesse em aprender mais do que simplesmente CRUDs, mas não posso correr sem engatinhar primeiro;
Eu comecei a usar o github agora, então nos projetos de teste eu utilizei commit’s do diretório inteiro (em estudos);
EU ainda não trabalho com desenvolvimento e também não faço faculdade, sendo assim, espero que um bom portifolio possa ajudar;
O tema pode ser repetido, mas acredito que um sistema desse pode ajudar escritórios de pequeno/medio porte e serve como aprendizado de qualquer forma.

Caso alguém trabalhe com advocacia e tiver alguma ideia ou necessidade, seria muito bem vindo também…tenho alguns colegas do ramo e quero construir algo simples, mas sólido e com soluções para problemas reais…

[ ]'s

Rapaz, eu gostaria de saber como funciona este sistema, pois tenho vontade de fazer um sistema para aprendizado também e acho que esse de advocacia cairia bem.

E ai Valeio, blz?

Então cara, o sistema é totalmente web - não necessariamente online. Eu tenho a versão próxima a final que disponibilizei no github apenas para medir a evolução do projeto daqui pra frente…
A ideia é criar uma ferramenta de auxilio no controle de tarefas de um escritório. Até o momento eu pensei em apenas alguns modulos, não quero colocar funções que não teriam uso em um ambiente real.
Um dos diferenciais do sistema seria o cliente também se beneficiar diretamente dele, ou seja, ele teria um acesso para consultas personalizadas e acesso a um glossário…
Se você quiser podemos trocar algumas ideias e compartilhar o desenvolvimento. Para não criar respostas de 2 paginas, segue alguns contatos:

[ ]'s

up