Projetos Desktop em Java

15 respostas
Z

Amigos, estou iniciando meus conhecimentos na programação Java/Orientação a Objs.

Percebi que o conceito é muito diferente da programação a eventos.

E pior que isso, tenho prazos para entregar um projeto que eu não sei nem mecher.

Já estudei bastante a modelação de Objs…pelo menos o basico eu já sei…

Gostaria de saber se alguem tem algum projetinho bem pequeno em java ( Netbeans ) que possa servir de exemplo para eu estudar e desenvovler o sistema.

Alguma coisa do tipo .

Por exemplo, podemos ter numa tela uma tabela com todos os produtos do sistema: nome, preço, categoria, etc. onde, na inicialização da janela, faríamos a chamada ao método que realiza a busca na base, talvez na classe de serviços, chamaríamos o método listarPedidos(), onde teríamos todos os pedidos para preencher essa JTable, por exemplo. Na hora de inserir, mesma coisa. Criamos um objeto pedido, atribuímos todos os campos dos JTextFields a todas as propriedades do objeto pedido, então passamos o objeto para a classe responsável por interagir com o banco (através do método inserirPedido).

Este exemplo um colega de forum me disse.

Alguem saberia ou teria um exemplo desse para eu estudar?

Agradeço muito!

Pois aprender a desenvolver objetos eu entendi o basico, que já é alguma coisa, agora…usa-los em um sistema…eu gostaria de saber como é o esquema…a ideia.

Sds,

15 Respostas

Felagund

de uma espiada no sourceforge, deve haver algumas coisas ali que vc possa usar.

[]'s

bsmachado

Da uma olhada no site
http://www.netbeans.org/kb/trails/matisse_pt_BR.html

Z

Estava checando o site e possa ser que eu esteja vendo errado, mas existe varias formas de se conectar a um banco de dados de um servidor usando java.

Gostaria de saber tambem qual é a melhor opção? Ou a mais facil? ou a mais rapida?

Preciso iniciar meus estudos mas estou confuso com tanta informacao :expressionless:

Por onde devo começar? sendo que já conheco o basicao ( da linguagem java ) mas preciso fazer um sistema de gerenciamento? por exemplo uma locadora …usando postgreSql ( por exemplo) + Java ? =)

sds,

Marky.Vasconcelos

Voce precisa aprender Swing para fazer a parte grafica e também como conectar e realizar as operações com o banco de dados.

Z

Eu conheco os Swing.

Trabalhava com Access…desenvolvia sistemas nele.

Conheco todos eles…textbox…combobox…List…commandButton.

e conexão com banco de dados eu consegui fazer uma ODBC:JDBC (access)

Minha duvida é como desenvolver um sistema…por isso gostaria de asber se alguma alma bondoza poderia me fornecer um projeto teste…para eu estudar

:slight_smile:

finotti

Boa tarde Zabeu!

Sobre o banco de dados, existem várias formas de se conectar. Como você é iniciante, procure por JDBC. Basicamente, vc terá uma classe que faz a conexão com o banco de dados. Cada empresa de banco de dados (mysql, postgre, oracle, etc) disponibiliza um driver (arquivo JAR) para ser utilizado na conexão. Essa parte é tranquila e tem muitos exemplos aqui no fórum do GUJ.

Sobre seu projeto, acho que vc deveria começar pela persistência. Crie seu banco de dados e sua classe de conexão. Quando a conexão estiver OK, estude esse padrão de projeto DAO. Quando conseguir inserir, atualizar, excluir e consultar registros, estude também o padrão MVC.
Quando seu “modelo de dados” estiver OK, aí vc se preocupa em construir a tela e ligar sua camada de visão com seu modelo.

[]'s

Z

MUITO OBRIGADO PELA DICA

Mas se algum tiver um exemplo ai seria muito bom tambem !!!

O grande problema daqui que eu tenho prazos sem ao menos saber começar =D

sds,

Metaleiro

[color=darkblue]Não sei se te ajudaria, mas existem plugins para programação de interfaces Desktop, segue exemplos de alguns para Exclipse : [/color]

Plugin de Interface Gráfica para o Eclipse

[color=darkblue]Para o Netbeans : [/color]

Swing Explorer

Z

Obrigado Metaleiro !

Mas se alguem tiver alguns exemplos mesmo serei agradecido !!

Metaleiro

[color=darkblue]Acredito que aqui tenha tudo o que você precisa : [/color]

Cantinho do Java

douglasrauber

Olá Zabeu!

Cara, não posso dizer que meu projeto é “Certo”. Porém, quanto estava beeeem no começo com o java, o que eu queria era algo parecido com o anexo que mando.

Um CRUD… bem simples. O que está anexo é isso, porém, não posso te assegurar que seja feito da maneira mais adequada.
Ah… nesse aí estou usando o banco Postgresql com conexão jdbc.

Um abraço e boa sorte!

Douglas

O

Cara a GlobalCode disponibiliza alguns exemplos.

Da uma olhada no:
Sistema para TeleEntrega

acho que pode te ajudar.

Z

Obrigado pelas dicas ! e Exemplo

Se alguem tiver mais algum e puder me ajudar serei eternamente grato !

Porque esta dificil :expressionless:

sds,

Jos_Maur_io

-Bom!
-Eu não sei se isso pode te ajudar mas se você não se importa de comprar uns dvd´s com video aulas, vai no site da equipe T2Ti http://www.alberteije.com que lá tem algumas video aulas que ensinam a desenvolver aplicações comerciais em JAVA. Procure o curso deles que se chama Siscom.

-Espero poder ter te ajudado!

Z

muito obrigado!

Criado 25 de junho de 2009
Ultima resposta 16 de jul. de 2009
Respostas 15
Participantes 9