Segue um link com diversos projetos Open Source.
Para quem não gosta muito da idéia de pagar para se ter um software de qualidade, vale a pena dar uma olhada neste link.
http://autometa.com/javaindex/
[]s, Welington B. Souza
Segue um link com diversos projetos Open Source.
Para quem não gosta muito da idéia de pagar para se ter um software de qualidade, vale a pena dar uma olhada neste link.
[]s, Welington B. Souza
Segue um link com diversos projetos Open Source.Para quem não gosta muito da idéia de pagar para se ter um software de qualidade, vale a pena dar uma olhada neste link.
[]s, Welington B. Souza
muito bom :!: :!: mas eu sentí falta do jython na lista
Faltou um monte de projeto da Jakarta, Codehaus e OpenSymphony tambem… alias, faltou um monte de coisa 
Qualidade é um substantivo bem abstrato e não significativo nesse caso né.
A questao acho que nem eh qualidade, por si so… mesmo pq nao da pra definir “qualidade” nesse caso - afinal, depende do que vc quer fazer com o software. Em compensacao, dado tempo, saco e recursos, vc pode pelo menos olhar o codigo e aprender alguma coisa, ou adaptar o software pra fazer o que vc quer. Ou corrigir bugs, ou… bom, resumindo: voce tem escolha. 
A escolha entre ficar com o roto ou com o rasgado. 
De qualquer forma a qualidade pode ser definida. Na verdade essa definição é muito clara, pois a ciência da computação vem da matemática, e o princípio básico da matemática é a solução de problemas de forma elegante e provada.
Claro, a definição de elegância, tanto em matemática como na computação, é bem subjetiva, mas nada que pessoas talentosas ou experientes não consigam perceber.
E seja por experiência ou por talento, eu vejo uma claríssima falta de elegância em praticamente todo open source de que já vi o código.
By the way, por que essas tags nao funcionam comigo? Eu não consigo fazer negrito nessa coisa.
Por exemplo…?
Quer que eu te cole o source do tomcat, ant ou do kernel do linux aqui?
…e vc esta baseando uma opiniao forte dessas generalizando o que vc viu em 3 projetos? Hmm, nada bom, nada bom…
Não se pode generalizar desta forma. Eu vi poucos sources de OSS (Webwork, Tomcat, Axis e AspectWerkz) e, devo concordar, o código-fonte de alguns deles (Tomcat e Axis) não são obras-de-arte. Porém, todos me satisfazem bastante, em todos os quesitos.
O maior problema de construção de software OSS está na falta de planejamento inicial. Ok, xP brigade, don’t curse on me, mas planejamento (da forma mais tradicional) é necessário para que seu projeto de liquidificador não acabe resultando numa lava-louças. Talvez o Tomcat não se encaixe como exemplo de OSS sem planejamento, mas eu não ponho minha mão no fogo pelo Kernel do Linux.
Mas o fundamental dos OSS é que, finalmente, temos uma escolha!! E uma escolha que não nos leva à marginalidade da pirataria. Oras, se eu não tenho US$600,00 para comprar uma licença do Windows, eu vou até banca de jornais e compro uma revista por R$10 com uma distro do linux. Se eu não tenho US$5000,00 para comprar um 9iAS, eu simplesmente uso minha conexão dial-up e baixo o JBoss (ou, melhor ainda, esqueço J2EE e uso Jini!!).
Qualidade? Se o software atende as suas necessidades satisfatoriamente, então o software tem qualidade. Ficar analisando os fontes para ver se há ou não gambiarras é purismo excessivo. Afinal, lembre-se que o MULTICS, que seria O sistema operacional, foi um grande fracasso. E, como seu substituto, nasceu um outro sistema operacional “meia-boca” chamado Unix
.
[]s
Bom, também tem que, como não se pode ver o código de softwares proprietários, não se sabe como são feitos.
No entanto, por ser proprietário, não podemos inferir que sejam bem escritos e que tenham qualidade. Certo? 
E seja por experiência ou por talento, eu vejo uma claríssima falta de elegância em praticamente todo open source de que já vi o código.By the way, por que essas tags nao funcionam comigo? Eu não consigo fazer negrito nessa coisa.
By the way por talento ou elegância nós sabemos usar as tags do forum 
Existem projetos open source que o código é excelente, aliás códigos que eu olho e digo “poxa gostaria de ter feito isso” mas por nao ter sido eu quem fez prefiro nao ficar julgando o código pois no momento que aquele codigo foi escrito era a melhor saida pro caboclo que se dispos a escreve-lo e doar pra comunidade.
E tem outra … como você acha que é o código do Windows & cia? Eu poderia apostar que é bem pior que os open-sources que eu eu já vi (não são tantos assim) com muito mais gambiarras … :roll:
Paz!
Putz, dá para ver que tu entendes horrores de Engenharia de Software, afinal, é óbvio que J2EE e Jini são equivalentes.
Não lembro de ter falado de qualidade de software proprietário, então, por que entramos nesse assunto?
Então aposte, eu pelo menos estou falando do que conheço, não fico aqui em exercício de adivinhação.
Olha, eu não defendo software proprietário, eu sou contra a porcalhada que são os códigos open source, é isso.
A escolha entre ficar com o roto ou com o rasgado.![]()
De qualquer forma a qualidade pode ser definida. Na verdade essa definição é muito clara, pois a ciência da computação vem da matemática, e o princípio básico da matemática é a solução de problemas de forma elegante e provada.
Claro, a definição de elegância, tanto em matemática como na computação, é bem subjetiva, mas nada que pessoas talentosas ou experientes não consigam perceber.
E seja por experiência ou por talento, eu vejo uma claríssima falta de elegância em praticamente todo open source de que já vi o código.
By the way, por que essas tags nao funcionam comigo? Eu não consigo fazer negrito nessa coisa.
Quer exemplos de códigos muito mal feitos?
Olha o fonte das primeiras versões do Tomcat, lixo, lixo. Agora quem escreveu aquilo? Engenheiros da Sun.
Aceita o acordo da MS e baixa o fonte do WinCE, voce vai ver coisas tão medonhas quanto as gambiarras do kernel do linux, apesar de ter muito menos humor.
Olha o fonte da C RTL da microsoft, os fontes vinham no MSVC 6. Lá tem mais estilos de formatação que membros nesse forum.
E por ai vai.
Moral da historia, código proprietario é tão ruim ou pior que open-source.
A grande diferença ta da liberdade de escolha
Putz, dá para ver que tu entendes horrores de Engenharia de Software, afinal, é óbvio que J2EE e Jini são equivalentes. (Inkubus)
.
p.s.: É, eu não manjo muito de engenharia de software. Por isso que estou fazendo iniciação científica nesta área. quem sabe eu aprendo um pouco mais, não? 
Entramos nesse assunto pq, se vc esta falando mal da qualidade de software opensource em geral, entao é pq vc tem alguma base de comparacao. E a unica deducao que podemos tirar de qual é essa sua base é a de que vc está comparando opensource a software proprietário… logo, eh necessario trazer esse assunto à tona.
Bom, entao vc precisa se informar melhor, ou entao parar com a generalizacao, que nao leva a nada. Se vc nao gosta do que ve, entao mexa esse traseiro gordo, vá lá e mude, e nao fique reclamando do que os outros fizeram. Se vc pode fazer melhor, mas nao faz (e nem sugere mudancas!) por preguica, voce esta ainda mais errado que eles.
Ah, boa idéia fazer isso mesmo.
Ops, terei de colocar uma tag de ironia quando sou irônico para que tu entendas?
Moral da historia, código proprietario é tão ruim ou pior que open-source.A grande diferença ta da liberdade de escolha
Ok, concordo, mas por que diabos estamos falando de software proprietário??
Entramos nesse assunto pq, se vc esta falando mal da qualidade de software opensource em geral, entao é pq vc tem alguma base de comparacao. E a unica deducao que podemos tirar de qual é essa sua base é a de que vc está comparando opensource a software proprietário… logo, eh necessario trazer esse assunto à tona.
Minha nossa Carlos, de onde tu tiraste isso?
Só porque não gosto do Diabo não significa que eu amo Deus.
Deveria analisar as coisas separadamente.
Eu não, não estou interessado em fazer a merda ficar perfumada.
E eu tenho toda a liberdade do mundo para criticar código ruim, porque o meu não é, seja ele open source ou não.
Não, é melhor você tratar o assunto com mais seriedade para que pessoas que não saibam o que é J2EE nem Jini fiquem pensando que ambas são/servem para a mesma coisa.
Perfeito, mas, afinal, qual seu parâmetro de perfeição? Se você diz que os códigos OSS são um lixo, qual o “nirvana” para você?
E eu tenho toda a liberdade do mundo para criticar código ruim, porque o meu não é, seja ele open source ou não.
Não percam, domingo à tarde, no GUJ-TV, o grande concurso “O Meu é Melhor Que o Seu, Mas Eu Não Mostro Pra Ninguem”! O Gugu e o Faustão já ligaram aqui pra produção do programa avisando que se a gente bate-los no IBOPE, vamos nos meter em encrencas! Domingo, das 15 horas até a hora em que ainda sobrar alguém vivo!
hahaha essa thread tava precisando de um pouco de humor! 
Não lembro de ter falado de qualidade de software proprietário, então, por que entramos nesse assunto?
[/quote]
Amigo.
É o seguinte.
Até onde se sabe tem software open source e proprietário, por isso a colocação.
Hummm, também tem os que eu faço ( que suporto ), os dos outros e os teus, que ( fazendo um exercíco de advinhação - brincadeirinha tá ) devem ser bons.
Um abraço.
Estamos todos aqui para aprender um pouco mais …
‘Be happy’ e não compre brigas sem glórias…
Inkubus
Acho que você está no fórum errado… 98% dos programadores JAVA querem o OPEN-Source… você deveria procurar um site de satânismo, ou vb, notNET e coisas afins…
Ah! Saiba que TODAS, ou no mínimo 99,99%, das grandes invenções e teconologias que revolucionaram o século XX e nossa sociedade atual, surgiram de projetos “open-source”. Começou com os matemáticos do início do século XIX e vem se estendendo até hoje… veja Alan Turing, Church, os primeiros hackers no MIT, veja o protocolo TCP/IP, o navegador mozaico, o linux, hahaha… são tantos…
Gustavo Guilherme BacK
Acho que você está no fórum errado… 98% dos programadores JAVA querem o OPEN-Source… você deveria procurar um site de satânismo, ou vb, notNET e coisas afins…
Ai que medo.
Tu estás certo, um milhão de lemings não podem estar errados.
By the way, obrigado pela aula, tenho tanto a aprender contigo…
PS: Adoro estatísticas precisas, que vem de estudos científicos. Claro que as patentes são só um empecilho nesse mundo, afinal nunca ninguém patenteou nada bom.Diga senhor filólogo e Escritor… mostre seus poderosos conhecimentos para que eu possa aprender com você… eu uma humilde alma, que vive em florianópolis, ainda nem fala alemão e se limita a escrever em fóruns pois sabe as limitações que ainda possui…
Gustavo Guilherme BacK
Diga senhor Filólofo e Escritor… mostre seus poderosos conhecimentos para que eu possa aprender com você… eu uma humilde alma, que vive em florianópolis, ainda nem fala alemão e se limita a escrever em fóruns pois sabe as limitações que ainda possui…
Não temas , os anos passar-se-ão e o conhecimento há de chegar a ti 
Sim… um deslise na digitação… sei muito bem o que é a filologia… dois passos para cair no abismo da filo… nessas horas tenho saudades de Nietzsche e de Zaratustra…
Gustavo Guilherme BacK
Todo codigo dos outros, eh ruim por default 
Desde que as interfaces (no sentido OO da coisa) )sejam bonitas e bem definidas, a maneira como eh implementado, TO NEM AI. Pq vc ainda pode mudar sem maiores problemas
puts… que tópico hein… auhauhauha… tá virando guerrinha, tipo o povo contra inkubus… so que num vale a pena discutir pq se vc ver as mensagens desse cara (inkubus) vai ver que ele nao adicionou nada ao forum e so cria confusao… nem acredito q esse forum chegou a ter tantos replies… dureza…
concordo qdo falam q todo codigo q nao seja o meu é um lixo!!! auhauha… perfeito… eh uma m**** entender codigo dos outros…
bjunda
Bah, o que existe de código que foi deixado como está para ser melhorado depois. Acho quase impossível alguém se dignar a reescrever uma implementação de algo open source se aquilo já está funcionando, mesmo que não da melhor forma.
Hmmm é, tens razão, tua opinião foi muito importante para esclarecer tudo 
Ok, pessoal. Antes que isso comece a virar baixaria, é bom lembrar que há um botãozinho chamado “pm”, de “private messages”. Se quiserem se degladiar, usem esta função. Mas sem insultos aqui, senão vão ficar de castigo.
Hmmmm… Mas pelo menos você tem a possibilidade de consertar o “código-burro” de alguém. O que acaba atrapalhando bastante aqueles que gostariam de ajudar com o refatoramento (ou refatoração?!) do código é a falta de uma documentação decente.
Mas concordo com o Paulo. Dando uma interface boa, não me importa nem um pouco se vão ou não mudar a forma como tal método é executado, desde que ele continue fazendo a mesma coisa.
E nao precisa nem ser codigo dos outros pra ser uma merda de entender. Ja tentou pegar um codigo-fonte seu, aquele primeiro programa que vc olhou e disse “tai, trabalhei direitinho nesse, valeu a pena”, pra olhar hoje? 
A menos que vc tenha escrito mais comentarios do que codigo, e a documentacao esteja tinindo, existem grandes chances de que vc tambem va’ torcer o nariz durante alguns minutos 
A licao que a gente pode tirar disso eh: esse papo de “nenhum codigo presta, a nao ser o meu” e’ coisa de burro xucro. Porra, e aquele papo de reuso de codigo e nao reinventar a roda? Vai pro vinagre sempre que alguem diz isso… e eu, sinceramente, prefiro passar alguns dias depurando e/ou refatorando um programa que ja existe e que eu acho que foi meio mal-feito do que passar semanas refazendo.
E nao sou so’ eu que penso assim, claro:
Sendo assim, eu encerro meu caso.
Tô com o CV.
E mais, esse papo já deu!
Vamos às coisas produtivas.
Snceramente Diueine, isso demonstra seu deconhecimento COMPLETO pelo fonte de qualquer projeto open source de algum renome. Dizendo isso, voce mostra que realmente nunca acompanhou o desenvolvimento de nenhum software do jakarta (por exemplo), através das discussões -dev e verificando o cvs diariamente. Eh exatamente o CONTRARIO do que voce falou.
O codigo que funciona eh refatorado tantas vezes que chega a ser chato, se voce se pergunta “Pra que melhorar denovooooo?”.
Nem eu nem ninguém falou isso aqui até agora.
É impressionante como a imaginação das pessoas voa.
Só esclarecendo, eu disse que uso meu código como parâmetro, porque acho ele bom. Isso não significa que faço o melhor código do mundo, muito menos que ninguém mais faça.
O que defendo é que não considero, de jeito nenhum o open source como geralmente um código de qualidade.
Olha, renome é jargão desconhecido para mim. Não dou a mínima.
Quanto ao código, conheço sim, mais do que tu imaginas. Já li muito código open source e raramente gostei de alguma coisa.
Quanto a acompanhar desenvolvimento e discussões, definitivamente nunca foi de meu interesse, e não acho que seja relevante para avaliar o resultado final.
Finalmente, acho que não entendeste minha colocação. Apenas disse que se, por exemplo, resolvo usar um ant da vida, seguramente eu não vou me coçar para reimplementar as merdas que estão lá, portanto essa de “interface boa o resto eu resolvo” é balela.
Sem contar em design OO não se resume a interfaces.
Diueine. Nao sei o quanto voce ve de codigo opensource por ai, mas como eu disse, voce realmente nao acompanha progressivamente. Porque eles mudam como DOENTES o fonte de um codigo que funciona SECULOS. E voce disse que achava IMPOSSIVEL isso acontecer a poucos posts atras.
Sem contar em design OO não se resume a interfaces.
“Program to an interface, not an implementation”
“Commit only to an interface, no concrete classes”
sao a base de um bom design OO.
Com certeza nao se reume a isso, mas eh super necessario bolar bem as interfaces.
O que nao se resume eh a design patterns. Isso sim eh ridiculo Tem gente que rabisca o primeiro UML ja tentando encaixar o maior numero possivel de Patterns e idiomismos.
Porque eles mudam como DOENTES o fonte de um codigo que funciona SECULOS. E voce disse que achava IMPOSSIVEL isso acontecer a poucos posts atras.
Eu não disse eles, eu disse nós outros, que usamos open source.
Lê de novo o que escrevi, talvez tenha ficado ambíguo, mas era isso.
Ô mente fértil que vocês têm. Novamente, eu falei algo sobre Patterns até agora??
Meu comentário foi somente que OO não se resume a Interfaces, eu nem tinha pensado em Pattern.
Voce participa de algum projeto open-source? Gostaria de dar uma olhada no codigo. Sem ironia.
Marcio Kuchma
Nao falou nao! Eu soh estava aproveitando e desabafei 
Bom? Você pra ser um “bom” programador java deveria se atentar mais às API’s da linguagem.
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=4917&highlight=
Gustavo Guilherme BacK
Como diz meu pai… “Não gosto de bater de frente com os outros, agora quando tocam na minha ferida, não hesito em dar uma boa cutuvelada como resposta, mas uma das boas mesmo, que é pra machucar.”
Bom? Você pra ser um “bom” programador java deveria se atentar mais às API’s da linguagem.http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=4917&highlight=
Gustavo Guilherme BacK
Como diz meu pai… “Não gosto de bater de frente com os outros, agora quando tocam na minha ferida, não hesito em dar uma boa cutuvelada como resposta, mas uma das boas mesmo, que é pra machucar.”
Essa foi disparado a melhor mensagem da thread.
Parabéns Gustavo!