Projetos pessoais

10 respostas
Gabriel

Olá a todos.

Vejo que tanto aqui quanto em outras comunidades que frequento, grande parte das pessoas têm projetos pessoais, que são coisas que eles fazem por fora do trabalho normal, para aprender algo novo, vender algo novo ou só pra passar o tempo mesmo.

Desde que eu venho estudando algumas coisas mais a fundo eu venho pensando em desenvolver alguma coisa pra mim, mais pra praticar e aprender mesmo. Só que ai é que está o problema: eu não sei o que fazer! hahahaha
Sei que existem inúmeras possibilidades…mas eu gostaria de alguma coisa que pudesse ser utilizada pelo menos por mim, não sei.

Outra coisa que tento fazer é ter um blog de tecnologia. Tenho um criado já há tempos…mas não sei o que escrever hahaha

Quais são as fontes de inspiração de vocês, para ambas as coisas?

10 Respostas

Felagund

No meu blog costumo escrever algo que descubro e axo legal compartilhar em meus estudos.

O que estudar ai é um misterio sempre vem alguma ideia ridicula na cabeça que a gente faz. :slight_smile:

janjan

Acredito que em projetos pessoais uma coisa que quase todo mundo pensou em fazer e se puxo fazendo
é um para controlar suas finanças pessoais.
Acredito que seje padrao dos desenvolvedores. hehehehe
mas as ideias podem vir desde querer fazer uma calculadora muito doida ao seu estilo até um jogo da velha.
podem ser coisas inuteis mas que agragam conhecimento.
e conhecimento É MUITO BOM.

Andre_Brito

Gabriel:
Desde que eu venho estudando algumas coisas mais a fundo eu venho pensando em desenvolver alguma coisa pra mim, mais pra praticar e aprender mesmo. Só que ai é que está o problema: eu não sei o que fazer! hahahaha
Sei que existem inúmeras possibilidades…mas eu gostaria de alguma coisa que pudesse ser utilizada pelo menos por mim, não sei.

Outra coisa que tento fazer é ter um blog de tecnologia. Tenho um criado já há tempos…mas não sei o que escrever hahaha

Quais são as fontes de inspiração de vocês, para ambas as coisas?


Acho que a melhor maneira de se decidir isso é perguntando a você mesmo: “O que eu gosto de fazer?”.
Tem gente que gosta de preparar pratos de comidas, mas não sabe onde escrever mais receitas. Faz um negócio desse.
Tem gente que gosta de controlar bem a alimentação. Dá pra fazer um sistema bem legal em cima disso.

Se você só gosta de programar e nada mais (o que eu acho complicado daí), pergunta pra sua namorada, mãe, tia, pai ou amigo do que ele gosta, conversa com ele mais a fundo e vai desenvolver.

Sobre o blog, escreve de alguma coisa que você goste. Acha que falta tutorial de alguma coisa na Internet? Escreve um. Eu estou pensando em fazer um essencialmente sobre algoritmos, computação gráfica e matemática, mas o tempo tá bastante corrido.

Enfim… a única coisa que pode faltar mesmo é tempo, porque tendo saúde… o resto a gente se vira :slight_smile:

Abraço.

R

Ultimamente para projetos rápidos pessoais, uso como fonte aqueles e-mails com situações e idéias legais.
Por exemplo, estou estudando rails e também não sabia o que fazer para treinar. Recebi um e-mail falando sobre o “Business Bingo” … me identifiquei bastante com a situação, ai resolvi fazer um “Business Bingo! Generator”.

Acho que o grande lance de projetos pessoais é ser uma idéia simples que deve ser implementada rapidamente e já colocar “em produção”, senão perde a graça.
Pra quem quiser usar o Business Bingo nas próximas reuniões, já podem acessar! :smiley:

http://business-bingo.heroku.com/

Ainda está faltando alguns detalhes, mas já está usável. O legal é que eu e um truta o implementamos em dois dias!

Sobre idéias para blogar … durante a implementação destes projetos rápidos, surge naturalmente, muitos temas. Por exemplo, somente neste projeto super simples eu aprendi novas artimanhas do git, tive que usar um Model sem table, usei pela primeira vez o Heroku, tive idéias para novas gems … e assim vai!

Espero ter ajudado! Sucesso!
Roger Leite

Andre_Brito

Roger,
Excelente essa sua idéia do Business BINGO! Generator. Quaiei de rir :slight_smile:
Abraço.

L

Quando eu aprendo coisas que não são relacionadas à Java, eu busco integrar essa coisa ao ecossistema Java EE e vejo como é que fica. Nem sempre dá certo, mas ocorre um aprendizado no caminho.

A última minha é aprender a usar o Memcached (tá, é babaquice total, não existe muito o que aprender). Aí, eu vejo o que existe de plugin para o Java que usa o esse cache. Eu descobri que existe uma biblioteca que usa o Memcached como cache de segundo nível do Hibernate. E descobri também que ninguém usa Memcached como sessão de usuário. Por causa disso, resolvi desenvolver minha própria implementação de Session para o container Jetty que usa o Memcached ( http://code.google.com/p/jetty-session-memcached/ )!

Parece coisa impossível, do outro mundo. Mas, incrivelmente, não é. Precisa ter paciência para analisar códigos que não é seu e descobrir os “hooks” para injetar o seu código. Talvez eu nunca termine (bem provável), mas no meio do caminho aprendi muita coisa sobre Session que eu não saberia apenas fazendo programas web.

Então fica aí a sugestão: procure coisas distintas e tente integrá-las de um jeito “suave”.

jingle

Pro meu projeto foi algo ± assim:

Estava a tempo querendo fazer um “Sistema de gestão financeira pessoal” (meu dinheiro vai embora sempre mais rapido do que eu imagino e no final do mês sempre fica a questão. “QUE DIABOS, onde foi para o meu salario?” ).

E neste semestre tenho uma cadeira onde o principal trabalho é simplesmente desenvolver um projeto de porte “médio”, conversei com professor e meu professor aceito tranquilamente o meu “Sistema de gestão financeira pessoal”.

Pra mim foi uma maravilha mato dois cuelho em uma caxada só =], fazia tempo que queria usar Hibernate + java desktop e essa foi opurtunidade perfeita.

Então fica a pequena dica,
“fique atento as oportunidades de que possa junta o util ao agradavel.”

Gabriel

Acho que as dicas de vocês são bem válidas.
Tentarei prestar mais atenção nas situações do dia-a-dia para ver se tenho algumas idéias :slight_smile:

fantomas

Ontem fiquei com vontade de brincar com este dispositivo http://www.sunspotworld.com/.

flws

GabrielCardelli

Se um dia eu for fazer um …certeza que pensarem em fazer algo tipo… Controle de Estoque…

Criado 8 de abril de 2009
Ultima resposta 11 de abr. de 2009
Respostas 10
Participantes 9