“Como você negocia a consultoria para um determinado projeto, você faz avaliações ou simplesmente embarca para o desenvolvimento,não importando tanto o escopo do cliente”
?
Isso é sério?
[quote=ViniGodoy]?
Isso é sério?[/quote]
Autor do tópico = Marcio Duran.
Bem, mas lendo duas vezes o que ele escreveu, isso se trata de uma pergunta.
Traduzindo:
[quote]Como você negocia a consultoria para um determinado projeto?
Você faz avaliações?
Ou simplesmente embarca para o desenvolvimento, não importando tanto o escopo do cliente?[/quote]
Respondo: Já cometi o erro de simplesmente embarcar, porque estava meio desesperado, e achava que a experiência seria legal. Pior, cometi esse erro duas vezes. Me arrependi.
Hoje, sem dúvida, fazer avaliações.
Eu já tinha percebido que era uma pergunta.
Mas me soou como algo do tipo:
“Você faz o óbvio, ou é realmente idiota de sair programando na louca?”
Claro que a gente vai admitir que já fez a segunda opção e se ferrou… mas vamos e venhamos, a maioria já sabe a resposta, não acha?
Nem o mais extremo dos XPs sai programando sem nenhum tipo de orçamento. Pode ser que estimemos 3 dias de implementação por vez, mas ainda sim é uma estimativa, orçada, implementada e medida.
Sem o escopo você não tem como precificar nada, como vai saber o esforço de algo que você desconhece.
Na boa para evitar cabelos brancos, so inicie a construção quando tiver uma idéia bem concreta do que o cliente quer realmente. 8)
Sds,
Não esqueça de um belo contrato e de validar os protótipos com o cliente
[size=18] É isso mesmo que você quer?[/size]
[quote=ViniGodoy]Eu já tinha percebido que era uma pergunta.
Claro que a gente vai admitir que já fez a segunda opção e se ferrou… mas vamos e venhamos, a maioria já sabe a resposta, não acha?
Nem o mais extremo dos XPs sai programando sem nenhum tipo de orçamento. Pode ser que estimemos 3 dias de implementação por vez, mas ainda sim é uma estimativa, orçada, implementada e medida.[/quote]
Nunca subestime os idiotas, já dizia meu sábio avô, pequeno gafanhoto.
O fato é que existem sim pessoas que caem nessa armadilha. Alguns perdem a alma nesse processo.
nossa, agora que eu me toquei no assunto do tópico e o título Projetos Vs Corporações
qual a ligação?
Velho, já cheirei três litros de baygon, bebi detergente com naftalina e rezei 2 novenas, mas até agora nao consegui embarcar nessa viagem do márcio… Qual a, ligação do título cm o assunto??? Alguém pode me dizer antes que eu fique mais louco e me mate??? rsrssrsrrrs
[quote=ViniGodoy]?
Isso é sério?[/quote]
Realmente esta esdruxulo a colocação mas você quando consultor visa o projeto como parte de algo que lhe interessa em particular ou não se importa se isso lhe agrega ou não e toca o desenvolvimento. Você se importa mais pelo o projeto que você se envolvendo ou com a Empresa que venha a lhe contratar.
[quote=dohko]nossa, agora que eu me toquei no assunto do tópico e o título Projetos Vs Corporações
qual a ligação?[/quote]
Sim, ligação é você entende que certos projetos são interessantes e esses podem lhe projetar até mesmo depois como uma empresa que possa também projetar soluções antes pouco vista no mercado. Então você deve procurar não só uma ótima empresa de Ti mas procurar avaliar se as tecnologias envolvidas se são algo à se investir também.
Cara, acho que agora entendi…
Você quis dizer
Você se importa com o negócio do cliente? Entende as regras de negócios para codificar ou tenta sair fazendo…
Achei estranho, pois para que algo tenha que ser desenvolvido ALGUEM tem que entender o negócio do cliente, seja o analista ou sei la quem.
E possível que seja desenvolvido um caso de uso sem entender NADA sobre o negócio, isso se chama pedreiragem, mas fazer o que…sendo que nem sempre você tem tempo de entender do que se trata ou as vezes acaba entrando no meio, ou até no fim do projeto.
eu sinceramente prefiro quando consigo entender, e não abstrair.
[quote=Gustavo Flores]Sem o escopo você não tem como precificar nada, como vai saber o esforço de algo que você desconhece.
Na boa para evitar cabelos brancos, so inicie a construção quando tiver uma idéia bem concreta do que o cliente quer realmente. 8)
Sds,[/quote]
Você antes de entrar na produção , a gerencia lhe deixou claro quais as tecnologias ou que projeto em termos de complexidade isso pode gerar, ela diz que você tem participação até com diretos autorais, que você apos termino do projeto poderia ganhar encima de uma solução e ter acesso até a linhas de código licenciadas por você pleitear no código algo patenteado pela sua empresa, já que você é consultor.
[quote=dohko]Cara, acho que agora entendi…
Você quis dizer
Você se importa com o negócio do cliente? Entende as regras de negócios para codificar ou tenta sair fazendo…
Achei estranho, pois para que algo tenha que ser desenvolvido ALGUEM tem que entender o negócio do cliente, seja o analista ou sei la quem.
E possível que seja desenvolvido um caso de uso sem entender NADA sobre o negócio, isso se chama pedreiragem, mas fazer o que…sendo que nem sempre você tem tempo de entender do que se trata ou as vezes acaba entrando no meio, ou até no fim do projeto.
eu sinceramente prefiro quando consigo entender, e não abstrair.[/quote]
Isso não é honesto porque você poderia ter participação nos lucros até pelas linhas de código(ou licença de uso) ou inovações que você gerou e acaba não sendo nem reconhecido e sim mastigado pela empresa que consumi toda uma mão de obra sem minima participação nos lucros e depois lhe descartando.
[quote=ViniGodoy]Eu já tinha percebido que era uma pergunta.
Nem o mais extremo dos XPs sai programando sem nenhum tipo de orçamento. Pode ser que estimemos 3 dias de implementação por vez, mas ainda sim é uma estimativa, orçada, implementada e medida.[/quote]
A participação dos lucros é justa pela inovação ou solução que você projetou durante anos em uma empresa.Uma coisa que por exemplo (você produz um determinado framework, ), o mesmo resolve um desenvolvimento extremamente acelerado e ainda produz soluções antes até então não vistas ou pensadas você ganha o plug in disso como partes de lucros sobre esse projeto.
Também já quebrei a caran ,não uma, mas algumas vezes. Hoje avalio se vale apena participar de projetos para os quais tenho sido chamado. Em grande parte das vezes é a maior furada.
[quote=victorwss]
Hoje, sem dúvida, fazer avaliações.[/quote]
Se a Google lhe convida para trabalhar na empresa dela e diz cara eu tenho uma vaga para programador, mas não lhe esclarece qual tecnologia; E a outra Empresa de pouco renome lhe diz , agente estamos desenvolvendo um software para controle de satélite para projetar uma determinada aplicação que monitore sistema mobile´s de varias operadoras telefônicas, pra qual você optaria, e porque ?
A de pequeno porte, acho que o aprendizado será bem mais interesante.
Isso é ser profissional, é saber você onde vai pisar, e se isso lhe traz determinado beneficio também, você sobrevive também sobre seus projetos de software e muitas vezes podem ficar gerando receitas durante muito tempo pra uma organização e você nem se quer viu a cor do dinheiro depois que foi desligado ou mandado embora.
Tomar precauções nunca é de mais, ainda mais quando não se sabe nada a respeito do projeto e da empresa. Tem empresas que não divulgam o projeto para pegar um encalto.