Proposta de projeto - SeamPuppet

13 respostas
chun

Eu e meu amigo nunes estamos inclinados a iniciar um novo projeto… chamaremos ele de SeamPuppet… Estamavamos pensando… voce conhece o JBoss Seam ? Ele é um framework bem completo… e bem gigante… eu acredito que tenha certo tipo de coisa nele que eu acharia interessante usar em meus projetos… mas alem de grande ele tem alguma incompatibilidade com a JSF 1.2 R.I… mas independente… eu acho que para projetos menores ele é meio elefante branco…

Minha proposta… portar algumas funcionalidades BASICAS , porem muito legais e uteis para um projeto menor e que vá direto ao assunto…

A lista do que pretendemos portar é:

1. IoC de BackingBeans - @In do Jboss Seam
  2. Declaracao de BackingBeans diretamente via annotations da classe , sem faces-config.xml
  3. Declaracao de regras de navegacao diretamente via annotations da classe, sem faces-config.xml
  4. Declaracao de conversores diretamente na classe sem uso de faces-config.xml
  5. Declaracao de validadores diretamente na classe sem uso de faces-config.xml

Incialmente é isso… alguem tem conhecimento de algum projeto do genero por ae ? Nao queremos reinventar a roda !

Claro que poderemos portar mais coisas… mas especialmente falando… o que queremos é coisas simples e usuais…

Quem quiser participar… email para [email removido] , estamos precisando de cerebros hehehe…

Referencias:
http://www.go-java.com/blog/2007/03/21/1174501628502.html

13 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Movido para Off-topic

urubatan

vocês poderiam colaborar com o spring-annotation, ja tem bastante disto implementado :smiley:

chun

Pois é… como respondi no blog… vo colar aqui:

Fabio_Kung

Vale mesmo a pena chun?

Não seria mais proveitoso arrumar os problemas de compatibilidade com a JSF 1.2 RI do Seam?

Calma, não tô querendo jogar balde de água fria na sua idéia não!

chun

Fabio Kung:
Vale mesmo a pena chun?

Não seria mais proveitoso arrumar os problemas de compatibilidade com a JSF 1.2 RI do Seam?

Calma, não tô querendo jogar balde de água fria na sua idéia não!

Eu to calmo… hehehe
tanto que estou questionando a validade de um projeto assim…

O que nao me deixa a vontade no seam são as milhoes de dependencias… e a forma de trabalho dele obrigatoria usando Session beans como actions… acho que ele tá virando um super elefante branco… mas tem coisas muito boas… sakadas geniais… e que vivem no dia a dia do desenvolvedor JSF comum… IoC de BackingBeans é BASICO… a parte de mapeamento via annotations ia deixar nota 10 tambem…

Será que para ter coiass tão basicas eu deveria colocar todos os kilos de jars na minha app ?

urubatan

o seam, se tu configurar o tipo de projeto para war, não usa session beans, só anota os componentes com o @Name dele …

chun

e as duzias de dependencias ? vo ficar com um elefante apenas fazendo IoC ?

Fabio_Kung

Bom, pelo menos pra mim, essa coisa de dependências não é muito problemática.

Se você usa maven é só adicionar uma dependência no pom.xml, se não usa é só copiar todos os jars do lib (tá bom, é feio… mas quem se importa? :D).

Até onde eu sei, podem ser POJOs.

Ainda mais agora que existe a JSR-299 Web Beans, fortemente baseada no Seam, será que não vale mais a pena esperar ela sair e “quem sabe” fazer uma implementação mais leve?

Você mesmo sempre foi tão a favor de seguir os padrões…

chun

Acho que achei o que eu queria:

http://shale.apache.org/shale-tiger/index.html

Acho que o SeamPuppet esta morto. :stuck_out_tongue:

urubatan

ele não faz só IoC, faz controle de transações, gerenciamento do ciclo de vida do JPA, controle de contextos (implementar aqueles contextos de conversação é um inferno), integração com jBPM, …
(tem uma listinha com mais um monte de coisas que ele faz no meu blog … )

acho que tu ta olhando o Seam de uma forma simplista demais …

mesmo o IoC, tu vai gerenciar a criação e o contexto dos objetos como?

chun

ele não faz só IoC, faz controle de transações, gerenciamento do ciclo de vida do JPA, controle de contextos (implementar aqueles contextos de conversação é um inferno), integração com jBPM, …
(tem uma listinha com mais um monte de coisas que ele faz no meu blog … )

acho que tu ta olhando o Seam de uma forma simplista demais …

mesmo o IoC, tu vai gerenciar a criação e o contexto dos objetos como?

da mesma forma que o projetinho de cima faz :slight_smile: nao quero complicar… pra que jBPM ? quero algo bem simplista… nao quero abracar o mundo… se quisesse… uso o Seam direto :wink:

Fabio_Kung

De qualquer forma o Shale também é uma das bases da spec Web Beans.

Mauricio_Linhares

É uma pena que eu ainda não tenha consegiudo fazer esse Shale Tiger funcionar por aqui :frowning:

Criado 21 de março de 2007
Ultima resposta 22 de mar. de 2007
Respostas 13
Participantes 5