Vc sozinho não faz o seu salário. O máximo que vc pode fazer é estudar e se dedicar para ser um bom profissional. Mas o salário mesmo quem determina é o mercado. Essa é a realidade. Agora nada te impede também de querer baixar uma canetada exigindo salário mínimo para programador Java Senior em 10 mil. O tiro sai pela culatra e tudo que isso gera é desemprego e informalidade. Para aumentar salários tem que criar mais empregos reduzindo impostos e burocracia.
Realmente ligar para um cara empregado para oferecer emprego sem antes perguntar quanto ele está ganhando é burrice da pessoa de RH da Accenture. Se bem que a Accenture é assim mesmo. Oferece nome, benefício e vitrine ao invés de $$$. Tem gente que topa, principalmente mais no início de carreira. É tudo uma questão dos objetivos da pessoa… e se ela gosta de viajar…
Conheço bem a lei da oferta/procura, mas em Economia temos o que é chamado de Cartel. Uma empresa do tamanha da Accenture pode influenciar o mercado, sim. É claro que depende de outros fatores, então, espero que isso não aconteça e eles caiam na realidade.
Espero que o de esquerda citado não seja eu.
Primeiro, porquê não sou - nem de longe - de esquerda; segundo, porquê não estou brigando com ninguém.
Agora fechei contigo.
Abraço!
Tudo bem que o salário é definido pelo mercado, mas dizer que os dois lados - empresas e empregados - tem a mesma força nesta batalha é no mínimo uma ingenuidade utópica idealista adolescente.
Até imagino a cena do pai de família desempregado discursando para esposa e filhos:
- Pessoal, o papai aqui está no meio de uma luta para reforçar o peso dos trabalhadores na balança que rege a lei da oferta e da procura, para conquistarmos uma remuneração melhor. Não vou aceitar nenhuma proposta enquanto o salário não for digno do valor que e penso merecer. Então, vamos ficar alguns meses ou anos sem água, luz, e comida. Agora, todos juntos: “Trabalhador unido, jamais será vencido!”…
Estamos falando do mundo real, não do mundo romântico. Se vc coloca família no meio aí saímos da razão e caímos na emocão. Concordo que não é nem 8 nem 80, estou apenas enfatizando um lado para reforcar o argumento. Não tem como lutar contra o mercado. O máxmio que vc pode fazer é comecar um emprego e se depois te oferecerem mais vc renegocia com o seu atual empregador ou muda de emprego. Se tivessem oferecido 8 mil ao invés de 4 talvez o desfecho teria sido outro.
Fazendo uma mea-culpa, a luta entre empregados e empresas é desproporcional. Se falta empregado no mercado, o que acontece é que a empresa elava os salários. Ou em última estância fecha as portas. O mercado eventualmente atinge o equilibrio pela elevacao de salários ou pelas empresas fechando. Agora se falta emprego (caso Brasil) o cara passa necessidade, ficando desempregado ou ganhando pouco. É complicado. A solućão é incentivar empresas oara criacao de empregos com menos impostos e burocracia. Tudo que o governo não faz. Quem cria emprego no Brasil, com todas as dificuldades, deveria ser homenageado.
Acho que deve haver um piso salarial.
Baseado em que nós podemos dizer se o salario é bom ou não? E quem vai colocar um piso é o sindicato.
Sei que nossa área é “muito nova”, mas se o sindicato já existe, ele que tem que por ordem na casa.
Se deixar em aberto, as empresas podem contratar um desenvolvedor senior por 2000,00 ou menos e o cara que estiver desempregado e com as contas vencendo, ele vai ter que se submeter, não por querer e sim por necessidade.
Continuo com minha “mal-criação” kkkk é o sindicato sim… Mas claro que sou totalmente aberto a novas opniões.
Infelizmente para 90% das empresas TI é despesa e não investimento principalmente aqui no Brasil…
Mas se eles forem ver mesmo a TI é como o ar que respiramos para as empresas porem infelizmente a grande maioria ainda não se deu conta disso…
Faz falta empresas como o Google aqui no brasil…
Se chegar o dia em que um sênior aceitar ganhar 2mil, um junior vai aceitar 700… e nesse dia, um motoboy vai ganhar mais que um desenvolvedor junior.
Se isso acontecer, com certeza mudarei de profissão
Se chegar o dia em que um sênior aceitar ganhar 2mil, um junior vai aceitar 700… e nesse dia, um motoboy vai ganhar mais que um desenvolvedor junior.
Se isso acontecer, com certeza mudarei de profissão[/quote]
[2]
Se isso acontecer, com certeza mudarei de profissão[/quote]
[/quote]
[3]
Em Ribeirão Preto já está assim faz tempo…
Assim, como? motoboy ganhando mais que desenvolvedor? :lol: :lol: :lol:
Assim, como? motoboy ganhando mais que desenvolvedor? :lol: :lol: :lol: [/quote]
E se for um Motoboy Senior?
Se não tiver um controle ( ainda acho que é trabalho do sindicato ehehe ) as empresas vão pagar o que querem.
[quote=Jose111]
E se for um Motoboy Senior?[/quote]
Boa ideia, viu… a proxima vez q a garota do RH me ligar vou indicar um motoboy da pizzaria da minha rua… :lol: :lol: :lol:
Normalmente as pessoas nivelam o mercado vendendo a alma, tipo “qual é o preço do meu sofrimento?”. Se uma empresa estiver oferecendo além do mercado também é um motivo para ficar com um pé atrás.
Assim, como? motoboy ganhando mais que desenvolvedor? :lol: :lol: :lol: [/quote]
Tinha um cara que trabalhava comigo, que era analista/programador pleno, que ele ganhava tão pouco que depois das 18:00 ele ia entregar pizza como motoboy para complementar o salário, e o triste que apesar de parecer comédia é a vida real…
Conheço motoboy que tira 1500, empregada que ganha 3 mil…, é muito relativo.
Concordo com o pinto (sem trocadilhos): lei da oferta e procura é bonito na teoria, mas só funciona se as forças envolvidas são razoavelmente equilibradas. Quando não é verdade, as empresas conseguem forçar o salário lá pra baixo, ou os trabalhadores começam a abusar e produzir cada vez menos e ganhando cada vez mais. Em vários mercados acontece isso.
Em qualquer lugar do mundo, independente de ser esquerda ou direita, sindicato é feito pra tentar dar mais força pro lado do trabalhador e equilibrar o mercado. E as leis trabalhistas, idem.
As pessoas pensam que países de direita o mercado age sozinho, que só comunista pensa em leis trabalhistas, etc. Mercado americano o governo sempre interferiu em várias horas, seja com tarifas, subsídios ou leis escabrosas pra conseguir equilibrar o mercado. Uma vez o Bill Clinton chegou a cancelar contratos legíticos com empresas elétricas porque julgaram que iriam contra os interesses maiores.
Concordo que nossas leis são exageradas, mas achar que o outro extremo é furada também, se não for pior.
caraca quanto preconceito… motoboy ou empregada doméstica tem que ganhar parecido com a gente. é o futuro se quisermos uma melhor distribuição de renda.
se vcs reclamerem que eles não estudam, é porque vcs não veem isso como um privilegio, mas sim um sacrificio.