Estou com um problema com a segurança do meu software, irei mandar ele para o cliente, porem gostaria de ofuscar meu codigo para que ele nao tenha acesso nenhum a ele.
Ja baixei alguns ofuscadores aqui e estou testando, a minha duvida é se ofuscar o codigo é a melhor coisa a se fazer nesse caso?!
E se alguem ja ofuscou, qual o software que foi utilizado?
Acho que melhor que ofuscadores é usar código aberto.
O ofuscador já dificulta bastante a reversão do código. Não é tão difícil quanto um código C++ compilado, mas já deixa o custo da reversão bem caro, geralmente o suficiente.
Sad7
O meu problema, é o cliente poder usar uma engenharia reversa e ter na cara dele o codigo inteiro do meu software.
ViniGodoy
Acho que esse medo você tem que ter com seus concorrentes, não com seu cliente. Se ele te contratou, é porque não quer fazer ele mesmo o software. E se depois ele puder abrir o código para fazer integração ou só ajustar uma ou outra coisa, melhor para você.
De qualquer forma, como eu falei, o ofuscador dificulta um bocado o processo. Certamente um cliente teu não vai querer meter a mão em código ofuscado, a menos que ele esteja muito determinado.
Sad7
Eu quero ofuscar, pois nao quero que ele tenha acesso ao codigo de controle de licenças, é o unico problema que eu tenho, o restante do codigo nao seria um problema se isso acontece. Porem uma vez que ele ver a como funciona a protecao das licenças, o cliente podera tentar burlar isso.
Sobre o proguard, voce se lembra como funciona?!
pois eu fiz o processo na minha jar, mas quando eu abro a jar e faço a engenharia reversa no meu .class, consigo ver tudo normalmente, acho que nao fiz correto :S
Obrigado.
ViniGodoy
Que eu me lembre você usa ele sobre os fontes, não sobre os .jars. Os .jars só servem para você indicar as dependências.
Mas faz tempo que usei, pode ter mudado. Só lendo o manual mesmo.
Sad7
Blz,
eu to dando uma olhada nesse manual…e fuçando um poucoo…