Proteção comercial de código fonte

9 respostas
R

Olá a todos

Sou um novato em JSP com bastante vicios de outras linguagens de programação e estou encontrando um problema.

O java ao ser compilado ou pré-compilado gera um byte code que por sua vez é executado pela JVM… Isso todo mundo deve tar careca de saber…

Ao executar um .jsp pela primeira vez ele cria um arquivo .java e posteriormente é compilado gerando o .class

A minha dúvida é: Seria possivel executar minha aplicacao só com o .class? Ou seja, gostaria de distribuir uma aplicacao sem o seu source… Isso é possivel?

Grato pela sua atencao…

9 Respostas

G

cara, acho que vc pode executar sua aplicação só com os .class sem problemas…

por que vc faz refêrencia às classes e não aos ponto java…

me corrijam se eu estiver errado!

:wink:

S

Bom,
pelo que eu sei, é necessário ter os arquivos .JSP para executar a sua aplicação, pois cada vez que o usuário entra na página o HTML gerado é alterado devido a interação do usuário.

Abraço!

G

“schroeder”:
Bom,
pelo que eu sei, é necessário ter os arquivos .JSP para executar a sua aplicação, pois cada vez que o usuário entra na página o HTML gerado é alterado devido a interação do usuário.

Abraço!

opa… me confundi, não tinha entendido muito bem!

eu pensei que ele estava se referindo a classes java que são usadas no JSP (Beans)…

bem… é necessário ter os .JSP!

:wink:

R

não faz muito sentido fazer isso, pois toda a mudança de visualização da pagina não vai ser possível… :roll:

R

Nao sou familiarizado com JSP…

Mas mesmo usando template engines nao seria possivel fazer modificaoes sem modificar o byte code!!! Até ASP (que eu considero a pior linguagem voltada pra Net) pode fazer isso tranquilamente…

A idéia é bastante simples…

Quero proteger o código fonte de aplicoes Web para serem vendidas…
Não seria possivel isso?

Valeu pela atencao de todos

D

Uma maneira seria usando Beans, a codificação pesada vai neles (já compilados) e os códigos simples, chamando os Beans em arquivos JSP normais.

Não sei se JSP também tem isso, mas no caso do PHP, tem como instalar um módulo no servidor, e encriptar o código com o programa da Zend (Zend Encoder).

R

“darkthales”:
Uma maneira seria usando Beans, a codificação pesada vai neles (já compilados) e os códigos simples, chamando os Beans em arquivos JSP normais.

Não sei se JSP também tem isso, mas no caso do PHP, tem como instalar um módulo no servidor, e encriptar o código com o programa da Zend (Zend Encoder).

Em php isso pode ser feito utilizando a dupla zend encoder/zend optimizer ou utilizando do mesmo artificio com o turk encoder…

Mas enfim a questão é como fazer isso com os JSP, pois se as páginas .jsp executadas no tomcat geram arquivos .java e .class seria muito estranho se nao pudesse ser utilizado somente os binários…

R

hum, tem o jakarta velocity, q vc gera templates… pode funcionar para vc e ainda ajudar vc a fazer view

M

Pessoal, desculpem se eu não entendi muito bem, mas vamos lá: Cada acesso a uma página .jsp, gera um arquivo .java que é o .jsp para compilação. Isso é feito pelo próprio servidor. Veja bem que isso é somente para páginas .jsp.
Já os seus códigos fonte, você pode fornecer só os arquivos .class. Porém (eu detesto esses poréns :sad: ) qualquer arquivo .class pode ser descompilado. O que o pessoal costuma fazer é usar um Ofuscador de códigos para proteger em caso de versões comerciais. Mas uma pessoa que conheça java a fundo, consegue “desofuscar” um código sem graaannndes complicações. Só é muito chato…
Se o código vai ser passado (vendido), é melhor diminuir um pouco o preço e fazer contrato de manutenção por um longo período. Se não vai ser vendido, utilize o modelo MVC que seu código estará automaticamente protegido…

[]'s

Criado 7 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 10 de fev. de 2005
Respostas 9
Participantes 6