Protected x Default

10 respostas
C

Olá Pessoal, sou bem iniciante em java, estou lendo o livro da katy sierra e fiquei com uma dúvida: Qual a lógica de membros de uma classe com o modificador protected só terem sub-classes no pacote porém podem ser herdados em outros pacotes ?

Desde já, grata.

10 Respostas

dfsilva86

Os membros protected somente estarão disponíveis para outras classes por meio da herança, tanto fora como dentro do pacote.

Membros Default são de nível de pacote.

tnaires

dfsilva86:
Os membros protected somente estarão disponíveis para outras classes por meio da herança, tanto fora como dentro do pacote.

Membros Default são de nível de pacote.

Não. Membros protected estão disponíveis tanto para classes do mesmo pacote quanto para subclasses.

dfsilva86

tnaires wrote:
Não. Membros protected estão disponíveis tanto para classes do mesmo pacote quanto para subclasses.

Obrigado pela correção!

C

Mas qual seria porque disso. Em termos de modelagem porque existe essa regra ?

adriano_si

Do que você está precisando Claudia ?? Pense comigo… porque eu iria querer uma classe onde seus membros só podem ser acessados por quem o herde ou estejam no mesmo pacote. ??

Eu desenvolvo minha aplicação aqui em casa que vc, por algum motivo pessoal… quer usar… afinal, você gostou da minha idéia inicial… O problema é que eu fiz só a idéia inicial… vc quer mais coisas vc quer ampliar meu universo… vc precisa usar minha classe como se os membros dela fizessem parte de sua classe que vc vai extender… logo os membros de minha classe precisam estar protegidos pra que vc possa herdá-los… não quero apenas lhe disponibilizar acessos a eles por getters e setters… quero que a sua classe possuam os atributos que ei criei… sacou ?? Se não… vou tentar exemplificar, apesar da preguiça…

adriano_si

Um exemplo que fiz agora:

package br.com.guj.exemploheranca;

public abstract class Pessoa {

protected String nome;
    protected String endereco;
    protected int idade;