Prototipação utilizando Facelets/JSF

Pessoal,

eu trabalho numa empresa onde nós temos alguns projetos em JSF e atualmente, nossos analistas de requisitos fazem o protótipo dessas aplicações em html utilizando ferramentas visuais de edição, como o dreamweaver.

Só para não gerar confusão, a escolha de JSF é exigência do cliente, então o ponto aqui não é o porquê da utilização do framework.

O ponto aqui é que os html’s gerados na prototipação são raramente são aproveitados no desenvolvimento e talvez nós poderiamos estar trabalhando com esses protótipos diretamente em xhtml/facelets/jsf/richfaces, utilizando as mesmas classes, skins, etc a partir de um blank bastante similar ao da aplicação para que posteriormente essas “telas” fossem aproveitadas e os desenvolvedores não perdessem muito tempo “refazendo” as telas. Inclusive no livro JSF In Action, o autor dedica um capítulo a essa abordagem utilizando JSF e JSP, mas ele também cita, se eu não me engano, que isso deve ser feito por um papel de web designer, UI developer, ou algo assim…

Um dos problemas nessa abordagem, além do fato de eles terem que entender um pouquinho das tags do JSF, é a visualização do protótipo que hoje não necessita de um container. O JBoss Developer Studio até tem um bom suporte para visualização das telas em tempo de codificação, mas de qualquer forma seria necessário um container como tomcat ou jetty para visualização do protótipo.

O que vocês acham? Alguém trabalha ou já trabalhou de maneira similar? Acham uma boa idéia prototipar em JSF?

ps: Eu não gosto muito de utilizar a tag jsfc no html pela falta do auto-complete na IDE para o componente que será posteriormente gerado e mesmo assim só os componentes do JSF padrão poderiam fazer uso dele.

Não precisa usar jsf pra fazer protótipo. Desenha tudo em tag html pura e mostra pro cliente.

O certo mesmo é primeiro desenhar o site inteiro, deixar quem faz isso livre para trabalhar do jeito que faz melhor e só depois transformar o resultado em jsf (ou php, ou qualquer outra coisa). Isso dá mais liberdade pra quem faz a diagramação da página e permite os desenvolvedores usarem os componentes jsf do melhor jeito possível.

A ideia é simples, depois que mostrarem a página e o cliente aprovar, o trabalho que vai ter são coisas do tipo: <input type=“text”… é substituído por um <h:inputText…

é melhor deixar para os programadores mexer em coisas como facelets e jsf (tb por causa do ajax). não é questão de apenas programador ser capaz de fazer isso, é apenas uma questão prática.