Prova da IBM

Fui selecionado para fazer a prova pra estágiário da IBM. A prova é dividida em 3 partes: raciocinio lógico, inglês e redação. Acredito que inglês e redação eu estou tranquilo, mas não faço a minima idéia de como será raciocínio lógico.

Alguém já fez essa prova? Sabe como é? O que cai de lógica e o que eu deveria estudar?

Obrigado! =)

Nunca vi isso, estudar para prova de estágio. Não se preocupe, sendo a IBM fatalmente se você entrar será para fazer planilhas no Excel e outras tarefas edificantes.

Não sei essa prova de raciocínio lógico da IBM, mas algumas consultorias aplicam prova de raciocínio lógico parecida com a do GMAT. Dá uma olhada em exemplos de provas dele pra ver como é.
Outra coisa que pode te ajudar a praticar e sair fazendo esses testes de QI que tem na net.

Quanto ao comentário acima, não acho que seja bem assim… até tem alguns setores interessantes lá dentro pelo o que eu sei.

Olá

Para a prova a Bani já deu os conselhos adequados.

A IBM é uma excelente empresa para se trabalhar. Segundos muitos funcionários que conheci durante mais de um ano em que vivi lá dentro, o salário não é alto para técnicos, porém há alguns benefícios adicionais que compensam amplamente.

Se você entrar e o mandarem para um setor só de planilhas Excel, será sinal que sua carreira tem amplas chances de decolar. O filet mignon da IBM e onde os caras ganham mais (e são mais cobrados), são os setores dos gerentes de projetos. Há muitos gerentes de projetos na IBM porque ela coordena muitos projetos. Lembre-se que a IBM não faz quase nada, quase tudo ela compra de terceiros. Por exemplo: no projeto do Banco Postal que eu trabalhei e que a IBM vendeu para os Correios, eles tinham mais gerentes de projetos do que técnicos propriamente ditos. Um bom gerente de projetos da IBM consegue colocação com facilidade em qualquer grande empresa do Brasil ou mesmo do exterior.

Mas também há na IBM muitos cargos técnicos destes que o Tiago pensa que são bons e que deixam o cara para o resto da vida esquecido na baia do canto. Estágio lá também pode ser muito bom. Se possível tente obter uma certificação Websphere que não faz mal nenhum.

Melhor do que trabalhar na IBM, era trabalhar na IBM do Rio na Lauro Mueller com vista para o mar. Mas parece que muitos dos cariocas estão sendo transferidos para SP e a sopa está acabando.

[]s
Luca

Você ouviu o mestre, Excel é o filé mignon, hahahahahahaha (rindo de cair da cadeira).

[quote=Thiagosc]Você ouviu o mestre, Excel é o filé mignon, hahahahahahaha (rindo de cair da cadeira).
[/quote]

Não seja tão narrow-minded. O que o Luca falou faz sentido, além disso é uma estupidez muito grande ser um técnico sem nenhuma noção sobre gestão de projetos e economia. Mas, baahhh… não sei porque eu ainda insisto em responder :stuck_out_tongue:

Olá

[quote=Thiagosc]Você ouviu o mestre, Excel é o filé mignon, hahahahahahaha (rindo de cair da cadeira).
[/quote]

Quem falou que estagiário lá faz planilhas Excel foi você. Eu apenas imaginei que se ele faz planilhas não faz programação e então por este motivo tem mais futuro.

E por favor releia minha mensagem pois o filet mignon que citei é o setor de gerencia de projetos.

Tente imaginar o tanto de propostas boas que recebe um gerente de projetos da IBM com certificação PMI antes de de ter certeza de que bom mesmo é ser programador Java.

[]s
Luca

Eu me divirto muito nesse fórum, especialmente com essas “perseguiçõezinhas” onde o indivíduo entra apenas para contrariar e apenas porque fui eu que disse, se fosse outro seria aplaudido e levaria uma constelação de estrelas.

Cara, quem falou em gerente de projeto? O tópico é sobre de estágio! Apenas citei a “planilha Excel” porque eu tive colegas na época da faculdade que fizeram estágio na IBM de São Paulo e a reclamação era justamente essa. Eles saiam de lá mais burros do que se tivessem ficado em casa.

Mas se quiser ir treinando para PM sendo o mestre do Excel, hahahahaha, vai que é sua Taffarel!

Luca vou ter que descordar de voce,

nos projetos da IBM que eu acompanhei tinha 1/32 avos de gerente de projetos, ou seja um cara super sobrecarregado que fazia uma intereface com o cliente.

Nos (empresa) eramos terceiros da IBM ou seja a IBM pega o projeto Nao gente qualificada lá dentro pra fazer contrata outra empresa e bota o pessoal pra trabalhar e pra nao dizer que nao ta acompanhando, coloca um gerente cuidando de 32 projetos simultaneos o qual vc nunca consegue achar.

A cultura das pessoas que trabalha dentro da IBM é uma merda, quando voce entrar vai entender.

A piada mais ouvida nos corredores de-lá é … “Cara … to com medo … ouvi dizer que estão pra privatizar a IBM” Pra voce ver o nivel de ASPONES que existem la dentro, ja compete com uma estatal

Olá

Fernando, você mais ou menos repetiu o que eu disse: a IBM quase não faz nada, ela contrata terceiros. E os caras da IBM em geral gerenciam projetos.

O gerente é um cara apedrejado de todos os lados pois serve de interface entre o terceiro e o cliente final. E ainda é cobrado por seus chefes porque o projeto precisa dar lucro. Mas quando sobrevive se dá muito bem.

Nos projetos que partipei, havia mais de um gerente, cada um com seu nível de abrangência desde o gerentão que raramente alguém via até o que todo dia estava do nosso lado.

No andar que eu ficava (15o) a cultura das pessoas era muito boa e o ambiente bastante bom. Conheci gente que tinha quase 30 anos de IBM e estava super satisfeita. Em geral o trabalho é tranqüilo mas a tranqüilidade vai sumindo a medida que o cara assume projetos mais importantes.

Mas o principal é que um bom gerente de projetos da IBM geralmente sai de lá para ganhar muito mais fora da IBM pois lá de certa forma é uma das melhores escolas de gerentes que existem no mercado.

Onde você trabalhou? Na fábrica do 1o andar onde só tem terceiro?

[]s
Luca

Eu já fui estagiário da IBM.

A prova de raciocínio lógico não dá para estudar. São questões do tipo:

abcaabcbabccabc Qual a próxima letra?

Só que o grau de dificuldade vai aumentando… isso foi somente um exemplo. Existem várias que são bem piores e diferentes.

E não só de planilhas do Excel vive o estagiário. Você vai aprender várias coisas, é muito bom trabalhar lá, apesar do que o povo está falando. Eu acho legal ter conhecimento de empresarial. Eles têm vários clientes diferentes, de diferentes segmentos, e você acaba percebendo que cada um pensa de um jeito… e que COBOL é o Jason, nunca morre hehehe

Boa sorte na prova, não chute - cada 4 erradas anula uma certa. Espero que você consiga ir para a dinâmica.

Tem uns bons anos eu fiz a seleção apra o programa de estágio da IBM aqui no Rio. Como o balarini falou, lógica s~çao questões simples, geralmente envolvem vetores.

O ponto é que mesmo tendo uma ótima colocação nas provas, não fui contratado junto com uma menina na segunda etapa porque éramos os únicos dos 20 candidatos da turma que não havíamos morado fora.

Dica: Capacidade técnica não quer dizer nada, experiência internacional e inglês sim.

Dica 2: mesmo com isso, nem todo mundo na IBM fala inglês. Hoje em dia eu lido com IBM Global Services, WebSphere e tudo mais como cliente e sei que mesmo este mínimo requisito nem sempre é seguido.

Olá

Infelizmente algumas empresas adotam este critério. Meu primo trabalhou na Shell muitos anos (já saiu também há anos). Uma vez ele me disse que se fosse na data que ele falou não teria entrado lá porque a Shell só contratava engenheiros que já tivessem morado em país de língua inglesa.

No meu convívio com funcionários da IBM não conheci nenhum que não falasse inglês bem. Mas a empresa também facilitava o estudo. E não conheci ninguém que trabalhasse com programação (só em casa como lazer). Quando muito conheci caras muito bons em shell script, iptables, DNS e coisas assim.

Os caras técnicos de lá geralmente trabalham com suporte. Eles estudam um sistema e ficam especialistas neles. Lá há suportes de vários níveis. Por exemplo: no Websphere 4 que era novo na época, talvez eu soubesse mais do que os técnicos da IBM. Mas os caras de suporte trabalham com uma base de conhecimentos do mundo inteiro. Então quando eu ia perguntar uma dúvida, ele podia não saber a resposta mas entrava no tal sistema, encontrava a mesma dúvida respondida lá na Conchinchina e então resolvia meu problema. Se ele não resolvesse, entraria em contato com outro funcionário mais graduado que tinha licença de perguntar à outras IBMs (são os tais de suporte de 2o nível) com a resposta voltando em 24 ou 48 horas.

Porém quando a gente estava lá em Brasília trancado na sala cofre dos Correios sem acesso a Internet, o que me valiam mesmo eram meus parcos conhecimentos.

[]s
Luca

[quote=Thiagosc]Eu me divirto muito nesse fórum, especialmente com essas “perseguiçõezinhas” onde o indivíduo entra apenas para contrariar e apenas porque fui eu que disse, se fosse outro seria aplaudido e levaria uma constelação de estrelas.

Cara, quem falou em gerente de projeto? O tópico é sobre de estágio! Apenas citei a “planilha Excel” porque eu tive colegas na época da faculdade que fizeram estágio na IBM de São Paulo e a reclamação era justamente essa. Eles saiam de lá mais burros do que se tivessem ficado em casa.

Mas se quiser ir treinando para PM sendo o mestre do Excel, hahahahaha, vai que é sua Taffarel![/quote]

Não é questão de perseguição, e sim desinformação. Há quanto tempo se formou?

Tenho um primo trabalhando dentro de uma área técnica na IBM de Hortolândia e alguns amigos de faculdade que trabalham aqui na IBM de São Paulo e que adoram o lugar e o trabalho que fazem. E não tem nada disso de planilha de Excel… e mesmo se tivesse, como o Luca disse, existem outras áreas além das técnicas, e cada um sabe o que quer, e onde pisa. E acredito que entrar na IBM, em áreas técnicas, ou pra fazer planilhas Excel seja um bom negócio.

Mas é claro que um estágio na empresa do Dr. Chatoff do forum, deve ser muito melhor…

Eu não disse que “ninguém gosta da IBM”, eu conheci pessoas que estudaram Ciência da Computação e fizeram estágio na IBM e adoraram o lugar, mas por quê? Porque eles eram do tipo “quero trabalhar com vendas ou marketing” e programação ou outras coisas técnicas não lhes eram muito interessantes.

Eles adoravam o lugar. Existem também o fator “trabalho em empresa grande”. Para alguns só o nome da IBM é suficiente.

Eu sempre perguntava pro pessoal que fazia estágio lá o que eles faziam, geralmente tinha pouco a ver com Ciência da Computação.

[quote=Thiagosc]
Eu não disse que “ninguém gosta da IBM”, eu conheci pessoas que estudaram Ciência da Computação e fizeram estágio na IBM e adoraram o lugar, mas por quê? Porque eles eram do tipo “quero trabalhar com vendas ou marketing” e programação ou outras coisas técnicas não lhes eram muito interessantes.

Eles adoravam o lugar. Existem também o fator “trabalho em empresa grande”. Para alguns só o nome da IBM é suficiente.

Eu sempre perguntava pro pessoal que fazia estágio lá o que eles faziam, geralmente tinha pouco a ver com Ciência da Computação.[/quote]

E eu não disse que você disse isso. O fato é que conheço pessoas que realizam trabalhos técnicos e gerenciais lá dentro, e estão satisfeitas profissionalmente. E ao contrário do que você diz, sim, são estudantes, ou foram, de cursos de computação.

Perguntei há quanto tempo você se formou, mas não respondeu, mas tudo bem. O fato é que suas afirmações podem ser até verdadeiras, mas não condizem com a realidade atual, ou você tem pouco conhecimento do que fala a respeito. Mas isso tem sido uma constante nos seus posts…

Deveria se preocupar um pouco mais em ajudar as pessoas que aqui procuram ajuda, do que criticar desrespeitosamente o trabalho dos outros. Tem 250 mensagens, e se tiver meia dúzia de posts ajudando outros usuários é muito. Lamentável.

Bom, não foi há tanto tempo assim, pode ter certeza que os “causos” que citei são relativamente recentes. Claro que são de anos atrás, mas não tantos assim.

Não estou criticando ninguém, apenas fiz um comentário sobre o que ouvi dos estágios da IBM. Apenas isso. Você diria que lá é um lugar excelente para alunos de Ciência da Computação?

Eu diria que é, se você escolheu o curso errado e não gosta de computação lá é um ótimo lugar para se dar bem mesmo assim.

Se você realmente gosta de Ciência da Computação, lá é último lugar na Terra onde você se sentirá feliz.

Olá

Não sei bem o que é isto. Mas na minha opinião o gerente de projetos de um sistema é um desenvolvedor. O analista é um desenvolvedor. O arquiteto do sistema é um desenvolvedor. O DBA é um desenvolvedor. O diretor de TI também em geral faz parte dos projetos de desenvolvimento. Até mesmo o programador que não precisa de faculdade nenhuma também é um desenvolvedor.

Ciência da computação forma desenvolvedores? Lá se aprende como administrar um projeto, como acompanhar um cronograma, como dialogar com o cliente e como fazer projetos que vendam?

[]s
Luca

[quote=Luca]Não sei bem o que é isto. Mas na minha opinião o gerente de projetos de um sistema é um desenvolvedor. O analista é um desenvolvedor. O arquiteto do sistema é um desenvolvedor. O DBA é um desenvolvedor. O diretor de TI também em geral faz parte dos projetos de desenvolvimento. Até mesmo o programador que não precisa de faculdade nenhuma também é um desenvolvedor.

Ciência da computação forma desenvolvedores? Lá se aprende como administrar um projeto, como acompanhar um cronograma, como dialogar com o cliente e como fazer projetos que vendam?[/quote]

Eu considero como “desenvolvedor” o indíviduo que, usando conhecimentos gerais de computação e com base nas necessidades do cliente, desenvolve um sistema, ou um sistema de sistemas. Na maioria das vezes isso é um Arquiteto, mesmo que seu título na carteira de trabalho seja o de “Programador”. O programador, propriamente dito, apenas faz o que lhe é ordenado.

Igualo isso ao trabalho de criar um obra de arte, embora nesse caso seja muito mais uma questão de inclinação, e no desenvolvimento de sistemas dependa mais de terceiros.

Visão = poder = criar = arquitetos desenvolvedores

Baseado nisso nem todo trabalhador de TI é um desenvolvedor. DBAs não são desenvolvedores, nem técnicos e tampouco administradores de sistema, pois eles não criam nada, apenas mantém. E desenvolver é igual a criar.

Estou para conhecer um gerente de qualquer coisa que crie algo além de uma carreira para si próprio. Nesse caso a “criação” não é mais importante, apenas o “aparecer bem na foto” importa.

Olá

O bom do fórum é que cada um tem seu ponto de vista. Se todo mundo pensasse igual a gente nem precisava de raciocínio.

E quem dá a idéia não cria? Em muitos projetos que participei a idéia veio lá de cima, em vários casos do presidente da empresa. Em alguns casos, não só a idéia como a análise do negócio foi feita pelo presidente da empresa como grande e maior conhecedor do seu negócio.

E a criação das bases de dados não envolve criação? Deve ser por isto que em quase todos os projetos que participei o maior salário era do DBA (às vezes até maior do que o gerente do projeto).

Para mim que não tenho oportunidade de codificar mas participo de projetos de desenvolvimento assumindo vários papéis, em todos eles me sinto desenvolvedor. Mesmo se o meu papel for de projetar a rede que servirá de infra-estrutura ao sistema ou apenas coordenar a homologação junto ao cliente.

Comparando com um time de futebol, se tivesse bicho por vitória no fim do projeto acho que todo mundo deveria ganhar.

[]s
Luca