Prova da IBM

Caramba fiquei bobo, um monte de gente qualificada discutindo por uma bobeira dessa, a IBM é um bom lugar pra trabalhar. Isso porque nosso amigo perguntou como é uma prova de raciocínio lógico. Sobre a IBM, o que conheço sobre ela é o que eu vi no filme Piratas do Vale do Silício, no final eles tiram um sarro com a cara da IBM, tem até uma parte que o Steve Ballmer, fala como era a IBM da época. “Todos vestidos com terno preto, cantando o hino da empresa”, foi o que ele disse, achei engraçado, uma empresa que tem um hino próprio…Amigos deixem as discussões de lado e vamos ajudar aos novatos do Java, me incluo entre eles.

[quote=Gabriel]Fui selecionado para fazer a prova pra estágiário da IBM. A prova é dividida em 3 partes: raciocinio lógico, inglês e redação. Acredito que inglês e redação eu estou tranquilo, mas não faço a minima idéia de como será raciocínio lógico.

Alguém já fez essa prova? Sabe como é? O que cai de lógica e o que eu deveria estudar?

Obrigado! =)[/quote]

Voltando ao objetivo do tópico … (Tem muita discução sem nenhuma necessidade)

Como todos dizem, lógica não se estuda pois existem inumeras questões de lógicas que são utilizadas para testar profissionais de diversas áreas. Porém se você quer adquirir alguma noção de como pode ser essa prova indicaria você pesquisar testes de APPA (Teste de aptidão para programadores e analista). Esse tipo de teste geralmente é utilizado em consultorias multinacionais.

Mas de qualquer forma, Boa sorte!

O meu primeiro trabalho foi em um Bingo.

Estavam informatizando o jogo lá, placas de 486 soldadas embaixo de mesas usando calculadoras de 1.99 como teclado e monitores de procedência duvidosa auxiliavam velhinhos a jogar por horas e horas.

La eu aprendi a soldar, a compilar programas, a pensar em cabeamento, tive noções de teste de software, usei um tal de linux…

Não dá pra criticar uma empresa pelo que aparenta. Alem do mais, as oportunidades melhores só surgem pra quem tentou bastante e deu a cara a tapa.

E lidar com planilias Excel não dá choque (fontes velhas de 486, sim).

bom, o meu primeiro trabalho foi numa lan house, quando eu tinha 17 anos

ajudei a montar a lan e manter ela por um bom tempo, não tinha dia de folga e tinha vezes que tinha que trabalhar das 4 da tarde até as 6 da manhã :stuck_out_tongue: não aprendi assim tanta coisa, mas apliquei vários conceitos legais, como por exemplo simulação de drives de cd, esquemas de “ghost de softwares” (esse sim é legal) entre outros

depois fui pra um hospital, lá aprendi a erguer caixa, a empurrar carrinhos cheios de medicamentos, a carregar uns butijão de oxigênio pra não sei ainda e tal, mexer no computador? só depois de um ano, que eu pedi pra me mudarem de setor (foi ae onde eu comecei a lidar com Java). Fiquei lá de maio/2004 até novembro/2005 (não sei como aguentei, sério).

Depois disso, comecei a trabalhar como desenvolver .NET, mais especificamente em C# e um pouco de VB :frowning: to começando com C++, mas sei lá, não boto fé. Faz uns 6 meses que trabalho como “analista/arquiteto/desenvolvedor/escravo” de mim mesmo fazendo sistemas em Struts/JSF/Flex/SWT pra empresas de amigos, parentes e tal, conseguir uma graninha extra (tentando…)

acho que mesmo que seja só pra trabalhar com excel na ibm não tem nada de errado, sem contar que tu pode crescer lá, já que você “já tá dentro”. Quando me chamaram pra trabalhar na CPM em POA, eles falaram que eu poderia começar como desenvolvedor C# e depois passar pra java, não é muito diferente de passar de excel pra java na ibm (ou sei lá com o que tu vai trabalhar)

mas eu acho meio… “sei lá” esses esquemas de seleção de funcionários de uma empresa. Essas provinhas de inglês, redação, lógica, sei lá, vai chegar uma hora que não importa se você é SCEA, MCTS, SCBCD, OCP, master of java/oracle. Se você não passar na prova dos caras você não entra, daí vai lá um cara que trabalhou 6 meses como programador java, que não sabe bosta nenhuma, sendo que no trampo do cara o nego fazia praticamente nada, e tá na empresa. Chega uma hora que o conhecimento não vai mais valer a pena, tendo em vista que a necessidade das mulher do RH é só nego com experiência… Que mundinho…

Um colega que trabalhava comigo foi para a IBM, mas no caso acho que ele não é estagiário lá. Então ele disse que era muito legal trabalhar lá, e geralmente ele não se estressava muito, por ele ter uma boa base de inglês e ter morado fora, ele disse que lhe dava mais com clientes externos, e trabalhava em casa.

Que vida boa =D

Oi gente , blz ?

Eu estou em um dilema aqui e ao ler todas estas msgs do forum percebi que aqui tem muita gente com experiência no assunto e talvez possa compartilhar comigo suas experiências…
Acabei de fehcar com a IBM em Hortolândia para trabalhar na aéra de suporte internacional ( o on going inicialmente , mas mais tarde suporte nível 2 , só UNIX , Linux e shell scripts e PERL ) porém ir para lá hj para mim significaria um recuo em termos financeiros , mas ( e é aqui entra meu dilema ) um boa oportunidade de mudar de área convergir o curso que faço (Ciencia da Computaçao ) com o trabalho.
Gostaria então de saber se alguém realmente pode dizer algo sobre o que é trabalhar neste setor na IBM em Hortloândia e se almejar uma carreira na IBM é algo tão utópico assim . E no fim também queria saber …
Tá pra tirar mais de R$6000 lá estando formado hein ?

Vleu gente …
[]s
Alexadre

Alguém que trabalha na IBM pode confirmar se é verdade que eles usam CVS em vez de Rational ClearQuest? :slight_smile:

:stuck_out_tongue:
MAS e a prova ??
a galera especula muito sobre oque é e ninguem falou muito bem oque vai cair!!!

bom, vamo em frente!! :shock:

Só os puxa sacos e os marketeiros conseguem alguma coisa.
E tem os bons técnicos, q se vendem para o mundo gerencial e viram verdadeiros bundões.

Hoje eles so contratam macacos, q não sabem nada e são meros leitores de procedimento que ficam a todo momento puxando a saia do chafe e dizendo “chefe olha oq eu fiz, não é bunitinho?” Ou seja a IBm faz um trabalho de regressão comas pessoas até a idade maternal.

[quote=marciosnovaes]Só os puxa sacos e os marketeiros conseguem alguma coisa.
E tem os bons técnicos, q se vendem para o mundo gerencial e viram verdadeiros bundões.

Hoje eles so contratam macacos, q não sabem nada e são meros leitores de procedimento que ficam a todo momento puxando a saia do chafe e dizendo “chefe olha oq eu fiz, não é bunitinho?” Ou seja a IBm faz um trabalho de regressão comas pessoas até a idade maternal.

[/quote]

ressusitou o topico heim amigo…

pelo visto, parece q vc nao passou no exame, ne?

nao me contive… ahuaihauihiauhaiuh

eu trampei la

[quote=marciosnovaes]nao me contive… ahuaihauihiauhaiuh

eu trampei la[/quote]

setor de desenvolvimetno?

Conheci uma mulherada classe A que trabalhava la.
Todos os lugares que eu trabalhei so macho, que desgraca. :frowning:

Pow cara eu também fui chamado para fazer o teste da IBM mais não sei se é para estágio ou profissional no email não diz nada, tinha o titulo passaporte ibm

bom, a respeito da pergunta do topico, nesse caso nao há dicas, vas para prova tranquilo, sem ficar imaginando coisa demais, eh como uma prova de qualquer empresa q faz processo seletivo. Se mandar bem na prova nao zerar nada coisa do tipo, vc passa. Aqui na IBM está precisando de profissionais, o que nao falta sao vagas abertas, nao falo estagio e sim contratado.

Bom o meu processo foi um pouco diferente do seu, o meu foi apenas 4 entrevistas 1 em portugues e 3 em ingles sendo a ultima com os americanos, mas nesse caso sou funcionario. Entao veja se a de ingles vai ter entrevista, isso eh importante.

Bom eu sou suspeito de falar qualquer coisa sobre a IBM, porem como estudante formando, acredito que está sendo uma boa experiencia trabalhar aqui, muitos treinamentos, normalmente aprende de tudo um pouco coisas como:

  1. ter planejamento
  2. ter visao
  3. saber gerenciar o tempo lhe dado com as tarefas
  4. ser multitarefa
  5. proatividade
    Bom eu sou programador jr. java porem tenho que saber me comunicar bem, ter a disciplina de analisar agenda do projeto, saber gerenciar o tempo, nao gerar custo para o projeto e contribuir para atingir o objetivo projeto em areas nao referente apenas tecnica. e nao ficar so pensando em codigos, e gerando paginas java como um robo.
    Puts. E assim algo mais normal la eh vc hj comecar em 1 projeto e em x tempo estar em 2 ou 3, eu ja estou em 3 subprojetos q esta dentro do PROJETAO. Tenho que ser capaz de gerenciar tempo dado para distribuir dentro dos projeto, honrar meus compromissos (esquecer de reunioes?nem pensar) e cumprir com os prazos.

Acredito que seja uma das melhores experiencia que estou tendo nesse inicio de carreira. Agora vc pode perguntar em questao de salario qto será, bom estagio nao sei qto está rolando mais eu acho que definicao de salario existem muitas variaveis por traz. O que sei que programador jr esta na faixa de 2.800 a 3.200 clt, para fechar nos 3.200 acredito que o ingles define isso ai, eh algo muito cobrado aqui na IBM. a maioria dos projetos sao internacionais, e por um lado eh fantastico vc praticar o ingles direto com os americanos para q escola melhor?
flw! espero ter ajudado, e boa sorte, assim um detalhe depender do projeto dar para trabalhar homeoffice, eu mesmo fico 50% homeoffice e outra na ibm, depende do dia, se tiver chovendo nem vou. La tudo eh remoto tanto faz vc estar la o unao. o que precisa eh de uma boa net acima de 1 mb e pronto.

Steve Jobs, na época da startup da Apple não contratava nenhum ex. IBM , pq será ? :slight_smile:

Já fiz teste pra estágio lah…cara olha soh…

O teste de logica foi bem desafiante, dificil mesmo…vc tem 20 minutos p faze e tem umas 20 folhas soh com exercicio de logica.

No de matematica eu achei mta sacanagem o pessoal usa calculadora, eu nem tinha levado e resolvi quase td na raça…

No de ingles fui razoavel, a redação tbm…

Mas acho que a calculadora fez a diferença, quem levo se deu bem, porem nao acho prudente usa calculadora em testes assim, deveriam proibir. Detalhe, fiz esse teste em 2002, nao sei como esta gora.

boa pergunta :!:

Respondendo: Devido a visão conservadora da empresa.

Também trabalhei na IBM como terceiro e a unica coisa que posso dizer é que é uma empresa que dá muitas opurtunidades para quem é capaz.

[quote=aleck]Também trabalhei na IBM como terceiro e a unica coisa que posso dizer é que é uma empresa que dá muitas opurtunidades para quem é capaz.
[/quote]

… e tem os contatos certos. Sem um certo ass-kissing você só conseguirá bucha.