Prova da IBM

Acho que se o mar fosse de tubarão muitos aqui do GUJ se sentiriam em casa. O problema é que a IBM é um mar de puxa-sacos e preenchedores de planilhas.

Quem tiver estômago para agüentar isso consegue se dar muito bem lá. Mas se você já parte com esse intuito, acho que uma faculdade de Ciência da Computação é um desperdício de tempo, pois qualquer malandro tem o que é necessário para se crescer lá dentro. Talvez uma faculdade em outra área?[/quote]

bem nao sei sua experiencia aqui, mas tudo depende de projeto eh dificil falar por mais de 10 mil funcionarios so no brasil. E puxa-saco, ahh sempre tem meia-duzia, na empresa pequena ja tem, quanto mais em uma grande. Ou vc nao acha que tem aqueles caras que adora viver de status e nome de cargo bonito e para esses caras puxar o saco faz parte do processo.
Agora o final da sua frase fiquei confuso em entender, ja que nao foi especifico. Ahh respeito de preencher planilhas eu faco mesmo, tenho uma planilha de minhas Horas extras, para no final poder comparar com a da companhia, nao largo essa planilha por nada.

LPJava.

Você entrou como estágio ou como junior já?!
Porque como vc disse, já tava quase acabando a facul.

Eu quero tentar entrar lá no último ano, mas queria alguma coisa como jr.
Porque atualmente to trabalhando com RoR e um pouco de Java.
E estou como trainee.

E se fez prova se entrou como Jr?!

ABraços

[quote=Adriano_Asca]LPJava.

Você entrou como estágio ou como junior já?!
Porque como vc disse, já tava quase acabando a facul.

Eu quero tentar entrar lá no último ano, mas queria alguma coisa como jr.
Porque atualmente to trabalhando com RoR e um pouco de Java.
E estou como trainee.

E se fez prova se entrou como Jr?!

ABraços
[/quote]

ja entrei como programador jr. e efetivo. Como faltava apenas 1 mes para terminar a faculdade deu para entrar. Mas o que vejo mais aqui eh sem a graduacao completa, o primeiro passo eh estagio e dai pode ser contratado.

Ah, Valeu LPjava,
Mas eu acho que tentarei apenas no fim da faculdade para entrar como JR.
E por enquanto tentar aproveitar o maximo. Aonde estou atualmente.

Abraços;

[quote=LPJava]
bem nao sei sua experiencia aqui, mas tudo depende de projeto eh dificil falar por mais de 10 mil funcionarios so no brasil. E puxa-saco, ahh sempre tem meia-duzia, na empresa pequena ja tem, quanto mais em uma grande. Ou vc nao acha que tem aqueles caras que adora viver de status e nome de cargo bonito e para esses caras puxar o saco faz parte do processo.
Agora o final da sua frase fiquei confuso em entender, ja que nao foi especifico. Ahh respeito de preencher planilhas eu faco mesmo, tenho uma planilha de minhas Horas extras, para no final poder comparar com a da companhia, nao largo essa planilha por nada.[/quote]

Não, não depende. Os projetos são o menor problema e os IBMistas que contribuem mais para a companhia estão neles, porque quem realmente trabalha não tem tempo para inventar moda.

A cultura da IBM de uma forma geral e a gerência de nível departamental para cima é que são responsáveis pelo puxa-saquismo. Quando o departamento todo fede, sim, é responsabilidade da empresa.

Bom pessoal,

Realizei a primeira faze do processo seletivo da IBM hoje, a prova de lógica e de Inglês, devo ter ido mal, pois assim que ela informou o salário, ja não me importava mais em passar ou não passar, não querendo tirar minha responsabilidade, pois devo ter errado bastante, chutei quase todos, por descaso, mas mesmo as provas sendo faceis, há muito pouco tempo para responder as perguntas, como exemplo, em uma parte da prova de lógica, que são dividida em 3 partes, o candidato tem 10 min. para responder 45 questões, e segue tudo neste padrão, média, cada 4 quetões erradas, anula uma certa na prova de lógica, e na de inglês, 1 errada, anula uma certa.
Eles baseiam o salário no nível de inglês, infelismente, eu tenho só o básico, riscando um intermediário, cujo sera meu objetivo este ano, mas voltando ao assunto, e visto pelo nível de inglês, e pelo ano de curso na faculdade, onde um estagiario com o inglês avançado, ou fluente, no 3º ou 4º ano, pode ganhar até 800 e uns quebrados, quem está no 2° ano, também com o nível de inglês avançado ou fluente, ganha 600 e uns quebrados, tinha um salário de 400 ou 500 quebrados também.
Ao ouvir o salário, desanimei, pois apesar de ser a IBM, onde posso ter um grande crescimento, ganhar experiência, não posso largar meu atual emprego, para trabalhar a preço de banana.Se fosse a 2 anos atras, acho que até aceitaria, pois os beneficios são ótimos, mas até para quem está em um 4º ano de faculdade, com inglês fluente(Não é o meu caso, que estou no 2° e inglês básico), não almeja ganhar apenas 800 reais, apesar de ser a IBM.
Na minha opnião, está extremamente baixo o salário para uma IBM, mesmo sendo estágio.
Foi uma grande decepção, fiz a prova só por experiência e educação.

[quote=alvear]Bom pessoal,

Realizei a primeira faze do processo seletivo da IBM hoje, a prova de lógica e de Inglês, devo ter ido mal, pois assim que ela informou o salário, ja não me importava mais em passar ou não passar, não querendo tirar minha responsabilidade, pois devo ter errado bastante, chutei quase todos, por descaso, mas mesmo as provas sendo faceis, há muito pouco tempo para responder as perguntas, como exemplo, em uma parte da prova de lógica, que são dividida em 3 partes, o candidato tem 10 min. para responder 45 questões, e segue tudo neste padrão, média, cada 4 quetões erradas, anula uma certa na prova de lógica, e na de inglês, 1 errada, anula uma certa.
Eles baseiam o salário no nível de inglês, infelismente, eu tenho só o básico, riscando um intermediário, cujo sera meu objetivo este ano, mas voltando ao assunto, e visto pelo nível de inglês, e pelo ano de curso na faculdade, onde um estagiario com o inglês avançado, ou fluente, no 3º ou 4º ano, pode ganhar até 800 e uns quebrados, quem está no 2° ano, também com o nível de inglês avançado ou fluente, ganha 600 e uns quebrados, tinha um salário de 400 ou 500 quebrados também.
Ao ouvir o salário, desanimei, pois apesar de ser a IBM, onde posso ter um grande crescimento, ganhar experiência, não posso largar meu atual emprego, para trabalhar a preço de banana.Se fosse a 2 anos atras, acho que até aceitaria, pois os beneficios são ótimos, mas até para quem está em um 4º ano de faculdade, com inglês fluente(Não é o meu caso, que estou no 2° e inglês básico), não almeja ganhar apenas 800 reais, apesar de ser a IBM.
Na minha opnião, está extremamente baixo o salário para uma IBM, mesmo sendo estágio.
Foi uma grande decepção, fiz a prova só por experiência e educação.[/quote]

Fiz a prova tambem, e concordo.

Me decepcionei muito com o salario…

Na area de IT do santander, eles tao pagando 1200 estagio 6h.

[quote=marcio.neto][quote=alvear]Bom pessoal,

Foi uma grande decepção, fiz a prova só por experiência e educação.[/quote]

Fiz a prova tambem, e concordo.

Me decepcionei muito com o salario…

Na area de IT do santander, eles tao pagando 1200 estagio 6h.[/quote]

Sim, vale lembrar que eles não dão vale refeição pra estagiário (vc pode levar comida e esquentar lá) e dão R$ 100 (valor fixo) de vale transporte em dinheiro por mês.

Opa galera, blz?

Pois é, tambem fiz a 1 etapa hj… achei facil as questoes de logica e de ingles… o foda era o tempo, nao dava para revisar e pegar todas as pegadinhas das questoes.

O salario/bolsa tambem achei pouco… 800 e tralala para penultimo/ultimo ano… eu faco Engenharia da Computacao 5/6 anos… ganhar 800 conto é foda!

Ja trabalho em outra empresa… deixar o salario q ganho para ganhar isso é foda… só a facul tah 1140!!!

Bora esperar o resultado… mas valeu ter ido sim!!!

ALguém recebeu o email da IBM sobre esta ultima seleção???

Disseram que passando ou não avisariam…

Trabalhei lá.
Já fiz essa prova um dia rs.
Realmente não há o que estudar. E não é dificil. Só tome cuidado pois na minha época havia questões que as alternativas eram erradas. Com o passar do tempo o rh foi corrigindo.

Quanto a empresa, é igual a todas as outras na essência, sem tirar nem por. Haverão fascinados (e muitos), haverão esquerdistas,direitistas e anarquistas (me refiro em carater profissional) e milhares de horas extras por falta de organização na gerência dos projetos e o famoso ‘abraçar o mundo com as pernas’.
´
Tudo oscila de acordo com a área q vc for trabalhar. Geralmente estagiário de nível superior pega áreas de médias para boas. Estagiários de nível técnico (quando havia) pega os ossos pra roer.

Nas vantagens, vale aprender o ‘profissionalismo’, não no sentido qeu a palavra tem hoje, mas no sentido de sbaer conviver, negociar, fazer o networking etc.

E há bons treinamentos e ter contato com a tecnologia deles que tem um grande mercado, e vale ainda se surpreender com o número de patentes que eles fecham todos os dias (tem que caçar as notícias internas na intranet).

Ah, e reze para eles terem mudado a rede de token ring para ethernet ! :slight_smile:

Abraços.

guilherme, até onde sei, nunca avisaram qeu você é reprovado.

Espero que mudem isso… é bem desagradável isso.

Recebi um email hoje, vo fazer essa prova, pelo que li aqui a prova não é dificil…
Entrar la é bom, ja ouvi dizer… Eles pagam cursos…

Boa sorte, cara.

Torceremos!

Estou reativando o tópico, pois gostaria de ouvir a opinião de vocês. Primeiramente tenho que dizer que não sou da área de TI.

Em 2008 fiz parte do processo seletivo da IBM. Passei pelos primeiros testes (raciocício lógico, inglês e redação), depois fiz a dinâmica de grupo (onde fiquei achando que não iria voltar, pois a grande maioria tinha se formado fora e eram de áreas diferentes), fiz a prova oral de inglês e para concluir a entrevista com o gestor da área (fui entrevistada por 03 duplas). Até então minha amiga que tinha me indicado disse que eu estava dentro. Estou esperando uma resposta até hoje.

Fui chamada para refazer todo o processo essa semana. Vale ressaltar que sou formada em jornalismo, tenho pós-graduação em mkt e falo inglês fluente. Parece que na última etapa os gestores me avisaram que eu estava concorrendo às vagas no depto. de finanças. Como na época tinha acabado de me formar e não tinha carteira assinada fiquei achando que por isso não me chamaram. Porém, uma empresa como a IBM deve dar um retorno aos candidatos. Muitos trabalham e não podem sair a hora que quiserem para fazer entrevistas.

Gostaria de saber a opinião das pessoas que trabalham por lá.

Abçs

[quote=nique1504]Estou reativando o tópico, pois gostaria de ouvir a opinião de vocês. Primeiramente tenho que dizer que não sou da área de TI.

Em 2008 fiz parte do processo seletivo da IBM. Passei pelos primeiros testes (raciocício lógico, inglês e redação), depois fiz a dinâmica de grupo (onde fiquei achando que não iria voltar, pois a grande maioria tinha se formado fora e eram de áreas diferentes), fiz a prova oral de inglês e para concluir a entrevista com o gestor da área (fui entrevistada por 03 duplas). Até então minha amiga que tinha me indicado disse que eu estava dentro. Estou esperando uma resposta até hoje.

Fui chamada para refazer todo o processo essa semana. Vale ressaltar que sou formada em jornalismo, tenho pós-graduação em mkt e falo inglês fluente. Parece que na última etapa os gestores me avisaram que eu estava concorrendo às vagas no depto. de finanças. Como na época tinha acabado de me formar e não tinha carteira assinada fiquei achando que por isso não me chamaram. Porém, uma empresa como a IBM deve dar um retorno aos candidatos. Muitos trabalham e não podem sair a hora que quiserem para fazer entrevistas.

Gostaria de saber a opinião das pessoas que trabalham por lá.

Abçs[/quote]

mas o que de fato vc queria saber?eu trabalho na ibm e normalmente damos o feedback ao candidato e informamos ate onde ele foi desclassificado. Mas, quando tem um multirão querendo entrar, nao dar pra ligar para todos que participaram e perderam, somente os aprovados mesmo. O nro de candidatos que a empresa recebe para uma vaga é altissimo.

Gostaria de saber pq as pessoas passam por todo o processo seletivo e mesmo assim não recebem um retorno negativo.

Acho que o processo seletivo deve ser mais objetivo eliminando assim 90% dos candidatos na PRIMEIRA fase e não na última. Por isso deve dar trabalho…

[quote=nique1504]Gostaria de saber pq as pessoas passam por todo o processo seletivo e mesmo assim não recebem um retorno negativo.

Acho que o processo seletivo deve ser mais objetivo eliminando assim 90% dos candidatos na PRIMEIRA fase e não na última. Por isso deve dar trabalho…[/quote]

Bom, cada fase avalia algo.
Os candidatos serão eliminados na fase em que não forem aprovados. Imagine você que 2 mil participaram da primeira fase e na segunda só passam passar 20 pessoas. Isso é péssimo, você terá que eliminar pessoas não porque elas mereçam ser eliminadas. Eu fiz duas entrevistas na IBM. A primeira não fui aprovado e recebi um retorno do gerente. Na segunda eu fui aprovado, mas eu liguei para meu entrevistador depois de 2 semanas perguntando a situação da minha candidatura. Você perguntou ao seu entrevistador qual prazo ele precisava para lhe dar uma resposta? Você tem algum contato dele? O interesse deve partir de ambas as partes.

Eu entrei em contato sim. Tanto que o RH me enviou outro e-mail para participar do processo seletivo e eu tive que entrar em contato novamente para perguntar se deveria entrar em outra seleção. Mas eles disseram que se eu tuvesse participado do processo em menos de 01 ano deveria aguardar. E eu estou aguardando até hoje…

Mas amanhã eu farei o processo novamente. Fingers crossed!

Obrigada pelas respostas.

o