Prova PosComp

76 respostas
rocha

Alguém tem algum material para a prova do poscomp? ou algum site q tenha?

76 Respostas

L

Cara…
Eu fiz a prova do PosComp ano passado…

Cai muito calculo, geometria e principalmente expressões regulares…
mas na boa… foi uma decepção…

Thiago_Senna

Pós Comp é só mais um vestibular que continua beneficiando aqueles que tiveram as melhores oportunidades! Se vc por mais esforçado que fosse vier de uma facu mais ou menos, saiba que o pós comp está ai exatamente para desqualificar você!!!

Abraços!
Thiago

danieldestro

Acho que o POSCOMP é uma das piores coisas que impuseram em alguns mestrados.

Eu acabei tentando o mestrado profissional do IPT/USP. Passei, mas não fiz pq não to afim de gastar 30 mil pra me graduar.

Mesmo assim ainda existem mestrados gratuitos que não necessitam de poscomp.

W

No site da SBC tem algumas provas de exemplos

Bani

Recomenda algum em São Paulo?

danieldestro

Bom, se não em engano o mestrado da Poli não pede POSCOMP.
Em São José dos Campos tem o INPE.

Bani

Em relação a pergunta original do tópico, quando fui tentar descobrir o preço da inscrição no POSCOMP pelo google acabei achando uma loja que vende apostilas: http://www.centraldeensino.com.br/loja/produtos_descricao.asp?codigo_produto=17

1112

Por coincidência, estava fazendo a mesma pesquisa. Segundo http://www.sbc.org.br/index.php?language=1&subject=191 , é R$ 18,00 .

rocha

danieldestro:
Bom, se não em engano o mestrado da Poli não pede POSCOMP.
Em São José dos Campos tem o INPE.

apartir deste ano no INPE tb será exigido o POSCOMP

rfpsatin

Fiz ela ha uns 2 anos atraz e apesar de minha nota não ter sido ruim, não consegui passar na seleção.

na boa, o poscomp veio a ajudar em algumas universidades onde o critério de seleção era muito duvidoso. Assim sendo, se um “indicado” se ferrar no poscomp não tem como o professor colocar o cara lá dentro.

tentei na UEM - www.uem.br. No ano anterior que tentei, (qdo ainda não era poscomp e sim uma prova local) vi cada absurdo q nem te falo.

a partir de ano q entrou o poscomp, o método passou a ser menos duvidoso. Todo mundo sabe quanto o povo que entrou tirou, e com isso, vi alguns “pré-selecionáveis” ficarem de fora hehehehehe. tá, tb vi carinha que tirou menos q eu entrar + foi menos abusrdo q antes.

Mas na boa, ainda assim sei lá rs…

agora, com relação ao materia, poxa, daqui a pouco tem até cursinho pra poscomp - igual os exames da oab rs…

danieldestro

Fiquei sabendo que o POSCOMP é mais “dequalificatório” do que qualificatório, ou seja, se existem dois candidatos potencialmente iguais, o que foi melhor no POSCOMP é selecionado.

O que não tira ainda o mérito das “escolhas” duvidosas.

rocha

rfpsatin:

agora, com relação ao materia, poxa, daqui a pouco tem até cursinho pra poscomp - igual os exames da oab rs…

Já tem… :mrgreen:

E

POSCOMP é foda…como os critérios de seleção do mestrado são meio soltos, serve pra uma comissão de seleção de uma universidade saber se alguém de “Coxa de Carocinho” (sim, existe uma universidade com nome parecido com esse, e a propaganda dela parece propaganda de night club, com uma miss-alguma-coisa dizendo “venha estudar comigo”) tem nota boa no histórico pq é bom de serviço, ou se é pq a universidade é só sentar no pudim…

Mas sei lá…não espere tirar nota muito boa no POSCOMP não…eu fiz no 8º período, não tinha tempo pra estudar pra prova, então acabei indo meio mal na prova de matemática e tal…

Quando eu passei, a média do pessoal aprovado no mestrado da UFMG, onde o POSCOMP ainda não era obrigatório, foi em torno de 50%…mas também passei na UNICAMP, onde era obrigatório, então não acho que seja exigido muito mais do que isso pra passar – e, sinceramente, dá pra tirar 50% da prova na boa se você tiver se dedicado na graduação (seja onde for)

Thiago_Senna

Sinto muito, mas eu discordo escodeiro! Depende muito da universidade!
A minha universidade por exemplo eles eliminaram o máximo que podiam de matemática para que os alunos conseguissem se manter no curso até o último ano!

90% do que sei hoje aprendi sozinho, sem universidade!

rocha:

PQParil… até o INPE!!! :twisted: :twisted:
Tá ai mais uma prova desta selvageria que é conseguir boas condições de estudo…

Vou ter que continuar nesta vida de fazer cursos porcaria e compensar o tempo perdido comprando e lendo uma renca de livro durante meu trajeto no trem de trampo até em casa!

Abraços!
Thiago Senna

danieldestro

Os EUA, que ao meu ver, tem um ótimo ensino, não exige nem vestibular e nem poscomp.

Tá certo que a base do nosso sistema de ensino é um lixo (escolar públicas), mas porque não implementar coisas que funcionam ao invés de querer inventar?

boaglio

danieldestro:
Os EUA, que ao meu ver, tem um ótimo ensino, não exige nem vestibular e nem poscomp.

Tá certo que a base do nosso sistema de ensino é um lixo (escolar públicas), mas porque não implementar coisas que funcionam ao invés de querer inventar?

Se você tem uma verba limitada para o ensino superior, vai liberar as vagas sem critério nenhum? Duvido…

Nos EUA é diferente, os alunos são avaliados desde o ensino básico, e mesmo assim precisam de dinheiro para estudar nas melhores faculdades, senão sem chance.

O POSCOMP é um mal necessário, assim como a FUVEST e a VUNESP.

O que eu acho errado é esse ser o único critério de avaliação na maioria dos casos.

Deveria haver por exemplo um número X de vagas para assalariados com melhor colocação nos exames.

fzampa

Aí cara, sinto mto… uma facul dessas nao serve pra mim…

Thiago_Senna

fzampa:
Thiago Senna:

Sinto muito, mas eu discordo escodeiro! Depende muito da universidade!
A minha universidade por exemplo eles eliminaram o máximo que podiam de matemática para que os alunos conseguissem se manter no curso até o último ano!

Aí cara, sinto mto… uma facul dessas nao serve pra mim…

Felipe!

Experimente acordar todo dias 04:30 da manhã e dormir 24:00 da noite! Você vai mudar de opinião rapidinho! :mrgreen:

A questão não é somente estudar em uma faculdade bém conceituada. Assim como há quem gosta de enrolar, há quem deve se submeter a estas condições, exatamente por que teve que começar a trabalhar cedo, e naum teve tempo para fazer um bom colégio!

Sem um bom colégio ou cursinho, esquece a faculdade pública. Então vc se submete a faculdade de qualidade boa ou ruim, que seja, mas que está disposta a receber $$$$ a qualquer preço!

Pronto, vc se forma, mas agora para conseguir a pós, vc novamente não está em pé de igualdade com aqueles q se formaram em boa universidades!

É a desigualdade! Quem tem mais, pode mais!

Abraços!
Thiago Senna

C

Olá,
também vou prestar o POSCOMP. Alguém tem algum material pra estudar…
Tem umas apostilas a venda por R$ 60 cada. Tá muito caro. Será que não tem no EMULE(por exemplo). Se alguem puder procurar eu agradeceria. Eu estou sem acesso a EMULE e demais compartilhadores de arquivos pois estou atrás de um firewall e nada disso funciona aqui. Ou se alguem sabe como burlar esses firewalls, … seria de mais valia…Meu mail pra contato e [color=red]“PIRATARIA É FEIO E É CRIME”[/color]. qualquer coisa…Valeu

boaglio

Estou fazendo o curso de póscomp oferecido pela Central de Ensino.

O curso em si é bom, os professores são pessoas que estão estudando mestrado/graduação lá no IME, mas as apostilas tem alguns erros.

Então se vcs forem comprar as apostilas, lembre-se disso.

Ano passado a média geral de acertos foi 20 (a prova tem 70 questões),
ano retrasado foi 22.

Esse ano a prova é dia 17/9, vamos ver no que dá…

Fabricio_Cozer_Marti

Alguém sabe dizer se é possível fazer essa prova mesmo depois de um certo tempo de formado ?

danieldestro

Tem um limite de idade de 999 anos.

Fabricio_Cozer_Marti

obrigado pela sua resposta! Foi muito útil, aliás, qual o prazer que você teve de responder essa babaquice no fórum ? Estou perguntando isso, porque pretendo me formar agora e não estou com expectativas de fazer essa prova em seguida, mas se não puder fazer depois de um certo tempo formado , faço agora,pois não to com um pouco de paciência para estudar calculos e algebras novamente…

boaglio

Fazer a prova é uma coisa, fazer o mestrado é outra, quem decide isso é seu futuro orientador… converse com ele antes.

Pelo que fui informado poucos lugares pedem POSCOMP, muitas outras universidades até consideram o POSCOMP mas tem exame próprio (exemplo: IPT-USP).

Eu me formei há 10 anos. Avalie bem se vc quer fazer um mestrado… todo mundo que faz fala pra vc pensar 10x antes… mas eu te digo por experiência própria: quer fazer? Não demore muito pois essas coisas q vc não usa no dia a dia q a gente aprende na faculdade vão saindo do nosso cérebro com a velocidade da luz!

Paulo_Silveira

danieldestro:

Sinceramente nao sei o que voces tanto acham “duvidoso”.

No IME-USP tem gente fazendo mestrado em computacao da UNIP, da Anhembi Morumbi, da FEI, da USP, da Unicamp, da UEM, da UFRN e da PUC. gente fazendo E concluindo, o que é mais importante.

Quem quer fazer um mestrado realmente academico tem que se sujeitar a matematica…

E as faculdades publicas estao cada vez mais abertas as outras faculdade, é nitido isso.

esb

Aproveito a oportunidade pra perguntar: quais são os melhores cursos de mestrado do país atualmente? Mestrados em universidades particulares, como PUC, Mackenzie são bem vistos?

Valeu…
[]s
Eduardo

R

E ai blz, moçada ja fiz duas provas poscomp e Este Site pode ajuda pouco mas ajudar

http://www.di.ufpb.br/~ulysses/poscomp/index.htm#sites

estou lendo tudo sobre o assunto e se alguem sob de mais informações manda ai, blz

t+

A

Por quê?

danieldestro

Porque eu não vou bem. Hahahaahahahaah…

Mas veja bem, é como um vestibular. Nem sempre é justo.

Thiagosc

danieldestro:
Porque eu não vou bem. Hahahaahahahaah…

Mas veja bem, é como um vestibular. Nem sempre é justo.

Uma dúvida a matéria do curso de Ciência da Computação é fixada para todas as faculdades, nem mais nem menos? Ou seja, teoricamente todas deveriam dar aquilo que está na prova?

Ou foi a prova elaborada tendo em mente a exata matéria de determinadas faculdades epenas?

Se o segundo caso é correto talvez não seja justo mesmo.

Thiagosc

Paulo Silveira:
danieldestro:

Sinceramente nao sei o que voces tanto acham “duvidoso”.

Acredito que o pessoal acha “duvidoso” é o processo de “apadrinhamento” para se conseguir um mestrado.

Um camarada meu, que trabalha numa área totalmente diferente de computação, ficou espantado quando eu disse que não faria mestrado, pois na facu dele, uma universidade federal, o professor apenas precisava convidar o aluno a fazer o mestrado. Portanto, o aluno apenas continuava na faculdade após o término do curso normal para fazê-lo.

Outro caso, esse eu ouvi de um ex-aluno de uma universidade de nome do estado de São Paulo, era que para fazer um mestrado você precisava conhecer algum professor lá de dentro para ele te indicar.

Agora se o POSCOMP veio para tornar o processo não tão escandaloso, já é uma evolução ao meu ver.

danieldestro

Thiagosc:

Um camarada meu, que trabalha numa área totalmente diferente de computação, ficou espantado quando eu disse que não faria mestrado, pois na facu dele, uma universidade federal, o professor apenas precisava convidar o aluno a fazer o mestrado. Portanto, o aluno apenas continuava na faculdade após o término do curso normal para fazê-lo.

Mas é assim mesmo que funciona.
O POSCOMP não é classificatório, mas sim para “desempate”.

Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.

boaglio

danieldestro:

Mas é assim mesmo que funciona.
O POSCOMP não é classificatório, mas sim para “desempate”.
Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.

Não é bem assim, na realidade o interessado no mestrado deve passar por algum filtro em algum momento. O aluno do IME já fez o vestibular e já tem condições de acompanhar o mestrado.

Quanto aos alunos do fora, o IME não tem como verificar se eles tem condições de acompanhar o que for ensinado. O POSCOMP é justamente pra isso… é um filtro alternativo, além da FUVEST.

Mas não é radical assim, dado nota X vc passa, se for X-1 leva pau… tem que conversar com o orientador…cada caso é um caso.

danieldestro

REITERANDO: Mas quem tem o orientador-padrinho praticamente nem precisa de boa nota no POSCOMP.

Thiagosc

boaglio:

Não é bem assim, na realidade o interessado no mestrado deve passar por algum filtro em algum momento. O aluno do IME já fez o vestibular e já tem condições de acompanhar o mestrado.

Então na verdade a Fuvest não é apenas uma vaga para um curso superior, mas também para um mestrado?

Não entendo o que aquelas matérias do ensino médio “provam” sobre alguém para um mestrado de Ciência da Computação.

boaglio

Sim.

Elas provam que você consegue aprender e usar o que aprendeu da maneira correta. Não está sendo medido o conhecimento, mas a capacidade de aprender. Essa avaliação na realidade é feita ao longo dos anos pelo professor, logo essa regra não se aplica a todos, apenas os alunos que o professor achar que conseguem tocar o mestrado.

Paulo_Silveira

boaglio:
Thiagosc:

Então na verdade a Fuvest não é apenas uma vaga para um curso superior, mas também para um mestrado?

Sim.

Fernando e Thiago, tem VARIAS pessoas que se graduaram na usp e NAO acompanharam/aguentaram o mestrado.

danieldestro

Todo mundo sabe que o vestibular não prova nada disso.

Thiagosc

Isso está escrito no manual do candidato e nos meios oficiais como objetivo do vestibular?

Se não está escrito não é.

Eu discordo. O vestibular prova quem teve financiamento paterno para:

1 - estudar em escola particular a maior parte, senão toda a vida;

2 - ter tempo livre para cursinhos;

3 - ter como única resposabilidade na vida estudar, e mais nada;

4 - morar numa república (o que as vezes envolve se mudar para outros estados) e sobreviver (aluguel, comida, roupas, etc) até os 25 anos sem precisar trabalhar;

MAS ainda não é impossível entrar na faculdade sem esses pré-requisitos, mas você concorda que tem gente que corre atrás muito mais do que outras?

O mundo é assim e sempre será, principalmente em se tratando de Brasil, onde o público é privado (vide as universidades públicas, são “privadas”!), mas apenas quis elucidar a tamanho da falta de senso de alguns comentários aqui.

No mundo normal, ou seja, não-Brasil, as insitituições públicas geralmente são para aqueles que realmente não possuem os meios e não para favorecimentos pessoais e Q.I. (quem indica). O problema da “avaliação do professor ao longo do curso” é que não provê transparência alguma para um processo que se passa numa insitituição pública, o que acredito ser errado.

Se o POSCOMP realmente fosse um exame classificatório, ainda não seria perfeito, pois seria elaborada por esses mesmos professores que indicam, mas seria um começo.

danieldestro

Fico embasbacado com a capacidade de certos indivíduos de balbuciarem tanta besteira de uma só vez.

Luca

Olá

Concordo com o Tiago de que infelizmente no Brasil o vestibular seleciona aqueles que por um motivo ou outro tiveram mais condições de estudar. Um pobre que mora mal e longe de tudo, oriundo do atual ensino público precisa ter MUITO talento para conseguir entrar para uma boa faculdade. Mas isto foge do tópico e não é sobre isto que quero opinar.

Meu conselho a vocês todos que são jóvens é investir MUITO na pós graduação ou no mestrado. Só com a faculdade vocês podem ser bons técnicos. Mas isto pode significar ser substituídos por outro recem formado daqui a no máximo 10 anos.

Uma pós graduação de qualidade pode exigir muitos sacrifícios e eventualemente sacrificar um pouco dos seus atuais ganhos. Mas a abertura de horizontes pode ser enorme.

Para aqueles com perfil eminentemente técnico sugiro mestrado que pode conduzir a uma futura carreira acadêmica que em termos salariais não é tão ruim quanto dizem por aí. O passo seguinte do mestrado é o doutorado que abre a possibilidade de ser professor titular com ganhos médios ao longo da vida superiores ao da carreira muito técnica em TI. Até hoje me arrependo de ter saido da COPPE porque meus amigos que ficaram estão todos muito bem e com melhor qualidade de vida do que eu.

Para os demais uma opção mais voltada para administração, finanças ou marketing pode criar as oportunidades de crescimento na carreira que evitem serem sugados e descartados como normalmente ocorre com todos os técnicos puros.

Pensem bem no seguinte: programar é muito bom, é lúdico e estimulante. Porém pouca gente consegue se valorizar nesta área por muito tempo. A maioria ganha uma mixaria e mesmo assim, só quando consegue se manter empregado. Preparem seu futuro para não terminarem isolados no cubículo dos fundos cuidando de software legado.

[]s
Luca

Daniel_Quirino_Olive

Sei não. Como tudo, a área acadêmica é mais uma questão vocacional (ou deveria ser) do que uma questão de retorno financeiro. Correr atrás de uma pós-graduação strictu-sensu só porque ela pode lhe garantir mais ganhos é algo tão ruim quanto este monte de gente que está entrando para o mercado de TI pela “porta dos fundos” sem preparação adequada só porque “TI dá dinheiro”. Mas, baah!, melhor deixar quieto e sair um pouco do meu “mundinho das maravilhas” :frowning:

A

O problema, que já foi comentado várias vezes por aqui, é que quem tem vocação para tecnologia e não tem vontade e/ou talento para gerência tem dificuldades em subir na carreira no Brasil. O mundo acadêmico pode ser uma alternativa para quem deseja passar a vida produzindo tecnologia e não tem saco para ler o PMI book.

lucao

Pelo que sempre ouvi, na realidade esse pos-comp não é tanto o problema. O que todo mundo reclama é do pré projeto. Porque, creio eu, que para iniciar um mestrado é necessário que você mostre que tem capacidade de pesquisar e escrever artigos.

Me parece que muita gente aqui tem vontade de fazer um mestrado. Durante um tempo eu fiquei em dúvida se tentava ou não o mestrado já que na área academica geralmente os salários são menores.

boaglio

Não, isso é apenas minha teoria.

Claire

Na boa, apadrinhamento funciona ainda e muito, nem conta muito a sua nota na POSCOMP.
Fiz a prova há 2 anos atrás obtive 52 pontos, a média foi de 49 se não me engano na época. Participei de 2 anos na Maratona de Programação, estudei Computabilidade por fora e mais bando de mátérias de matemática e meu TCC foi sobre Grafos… Tinha 3 cartas de professores Doutores com grande reconhecimento na região de Campinas. Mas, nada disso contou, porque primeiro… me formei em Tecnologia de Processamento de Dados (na Fatec - Americana), e segundo… não tive muito contato com os professores QI.
Não sei como as coisas tão hoje… desisti do meu mestrado e fui fazer Engenharia Mecatrônica. Pelo menos, na “panelinha” que é o IC da Unicamp eu não me meto mais. Talvez eu tente alguma coisa na Engenharia Elétrica lá.

Bani

Voltando ao assunto original do tópico…
Alguém por acaso já achou mais algum material para estudar para a prova?
Eu comprei as apostilas da Central de Ensino, mas estou odiando.
A impressão que dá é que tentaram fazer a apostila totalmente às pressas e sem dúvida não teve revisão alguma. Erros de digitação, frases em português que não fazem o menor sentido, erros nos exemplos, etc.
Serve pra quem já estudou o assunto dar uma relembrada, mas para alguém que como eu está se formando em outra área (no caso Matemática Aplicada), realmente muita coisa da matéria fica meio obscura.
Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.

Claire

Acho melhor você pegar mais ou menos a matéria que cai e estudar por livros dando uma geral nos assuntos. Estude circuitação, maquina de turing, computabilidade, grafos, matemática computacional no geral. Sistemas Operacionais, um pouco de redes distribuidas e centralizadas. Banco de Dados, modelo relacional, Orientação a Objeto. Se você souber uma geral de tudo acho que não precisa se preocupar com esta ou aquela apostila específica… e acho mais confiável. Confie no que você já sabe e tome por base algumas das publicações da SBC. Muitas das coisas dá pra responder usando lógica e bom senso, se você souber o geral.

zica

Sugestão de livros pelo ICMC:
http://www.icmc.usp.br/~posgrad/index.php?id=69#biblio

Mas creio que para fazer uma prova teste já ajuda ter uma base das matérias citadas no post acima.

boaglio

Bani:

Nunca foi minha intenção aprender todo o conteúdo de um curso de computação em 1 mês e meio, mas para fazer uma prova teste eu acho que daria pra aprender o suficiente para conseguir uma nota boa se eu encontrasse um material melhor escrito.

Vanessa, o material realmente não é dos melhores, mas ajuda principalmente por ter as questões da prova corrigidas.

Se vc tiver tempo de ler livros sobre o assunto, recomendo os livros da Sagra Luzzatto, que é a editora da UFRGS.

Vc não terá tempo de ler o livro de Sistemas Operacionais do Tanenbaum de 760 páginas, então é melhor ler o resumido da editora Sagra de 240.

Ironlynx

Eu li e gostei.(Apesar das trocentas páginas)
Putz… eu tenho altos resumos aqui do tanembaum da época da facul, coisa de umas 30-40 páginas bem-feitas, se eu achar(acho que vai ser difícil) eu posto no meu blog para a Bani ler.

andre.dourado

Estou reunindo textos, apostilas e notas de aulas tiradas de diversas universidades, referentes às disciplinas do programa do POSCOMP 2006, e colocando em meu site. O endereço é: http://www.adsystems.com.br nos grupos “POSCOMP - Fundamentos de Computação” e “POSCOMP - Tecnologia da Computação”. Estou acrescentando os tópicos conforme vou achando material interessante. Notem que o intuito não é ter uma referência completa sobre os assuntos, mas apenas disponibilizar material para complementação dos conhecimentos obtidos em nossos cursos universitários. Ou pelo menos uma forma de recordarmos conceitos já esquecidos.

aedler

Puxa, André, muito legal mesmo! >) Estou procurando oportunidades para por também alguns materiais sobre Álgebra matemática, não só para o Poscomp mas para tudo :slight_smile: O povo apenas estuda o que vai cair, o que nao é o correto. Todos os dias pipocam por aí teorias novas, e ‘velhas’ mas nao conhecidas.

Tem que estar antenado a isso tudo!
Eu fiz a prova da semana passada no IME e só tenho a dizer que lembrei de 1997, quando fazia o Christus em Fortaleza. Muita, mas muita coisa nao mudou. Mas ainda hoje é assunto de escolas particulares :frowning: Voce nao encontra nem em algumas universidades particulares (eu fiz O RESTANTE do ‘curso’ de Ciencia da Computaçao na Unibennett). O que aprendi lá nao chega nem aos pés dos primeiros semestres da UERJ. Dos 17 livros que me referenciaram, durante as aulas 5% é falado :evil:

Uma vez formado, nao vou parar na vida fazendo projetos para empresas, seja em banco de dados, linguagens de programação ou suporte Linux. Muita gente diz que ´ah vou ganhar bem porque Linux é pouco explorado´ e esquece os automatos finitos nao determinísticos, as noçoes de integral segunda e todo aquele mundo mágico da álgebra que tornou possível milagres hoje.

Empresas mestras das novas tecnologias nem é mais a NASA, mas sim a Microsoft, a Siemens e outras grandes empresas. E nós aqui, lutando para fazer uma pós, um mestrado, um doutorado, PARA Aí sim ´COMEÇAR a viver´ MESMO! :slight_smile: Essa é a verdade.

1. grau -> técnico para sempre
  2. grau -> tecnico, criaçao de casos de uso, programador Java, banco de dados relacionais. Ainda há mta ´cultura do conformismo´.
    mestrado -> ciencia
    doutorado -> ciencia
jmp

boaglio:
Bani:

Vanessa, o material realmente não é dos melhores, mas ajuda principalmente por ter as questões da prova corrigidas.

Se vc tiver tempo de ler livros sobre o assunto, recomendo os livros da Sagra Luzzatto, que é a editora da UFRGS.

Vc não terá tempo de ler o livro de Sistemas Operacionais do Tanenbaum de 760 páginas, então é melhor ler o resumido da editora Sagra de 240.

o projeto e implementacao do tannenbaum nao tem nem 300, no total tem umas 900 por que colocaram o codigo fonte de minix no final… (nao sei pra que)

H

Problema acabado, depois de tanto tempo finalmente decidiram liberar as provas. Olhem no site oficial (em publicações) que estão todas lá (fora 2006).
http://www.sbc.org.br/index.php?subject=189

C

As provas estão todas em um zip para download, na página da Central de Ensino:

http://www.centraldeensino.com.br/poscomp.asp

Bani

A propósito… estou vendendo minhas apostila da Central de Ensino.
As três juntas por R$100,00.
A de matemática está em estado de nova, pois realmente acabei nem lendo, já as outras duas estão sublinhadas com marca texto amarela, destacando as partes mais importantes do texto (agregação de valor totalmente grátis! :stuck_out_tongue: ). As repostas dos exercícios não estão marcadas no enunciado, propiciando melhor auto-estudo.

Contato por e-mail: [email removido]
Por favor não respondam no fórum para não poluir e terem que trancar o tópico.

RenataFA

Eu já fiz, achei muito ruim!

Eu estava fazendo facul ainda quando prestei, fiz sem estudar nem nada, pra ver como era. Tive uma nota mediana, Não acho que ela represente grau de qualificação de alguém, msm pq, as provas são alternativas e não dissertativas! Ou seja, se o kra “der sorte” e tiver um “chutômetro” calibrado ele acerta mais questões que vc que pode ter estudado e vai ficar em dúvida entre os itens das alternativas…

Prova alternativa não qualifica ngn!

phladeira

Provas de 2002 a 2005

http://www.centraldeensino.com.br/download/Poscomp/Provas_2002_a_2005_POSCOMP.zip

luistiagos

Desculpe minha ignorancia mas o que é e para que serve esta prova?
pelo que vejo tem bastante matematica e isto realmente nao e meu forte…

fsquadro

Luis,

Digamos que é um “vestibular”, para entrar no programa de mestrado das principais universidades públicas do país.
Resumindo, é mais ou menos isso.

T

boaglio:
Bani:

Muito bons mesmo para a prova. Eu também não sou muito da área de computação (por formação) e quanto prestei ano passado tirei uma nota que eu realmente não esperava que fosse tirar…
Se ajudar alguém segue lista de livros que eu usei:

TODOS os livros de computação da sagra Luzzatto;

Estruturas de dados em C - Tenembaum;
Algoritmos: Teoria e Prática CHARLES E. LEISERSON CLIFFORD STEIN RONALD L. RIVEST THOMAS H. CORMEN

Cálculo - vol. 1 JAMES STEWART
Cálculo - vol. 2 JAMES STEWART

Vetores e Geometria Analítica PAULO WINTERLE (muito bom esse livrinho)

Engenharia de software - PRESSMAN

Os outros eu posto depois com mais calma… Tive alguns problemas com cálculo e Geometria Analítica, uma vez que não tive sequer o cheiro delas na graduação…

luistiagos

Calculo e geometria e coisa do capeta

T

pode crer, mas cai na prova e bastante!

laserista

Finalmente meus sacrifícios deixarão de ser em vão :smiley:

Gauss

Bom, por ironia do destino estava googlando sobre poscomp e acabei achando um tópico aqui no guj, para não criar outro tópico estou meio que revivendo esse, perdão pelo incomodo.

Sinceramente, a parte de matemática peca bastante, eu curso ciência da computação e acho ridiculamente fácil o conteúdo abordado na prova e até tive que estudar grande parte dele até para passar no vestibular.

A prova realmente não parece ser difícil, se começar a estudar um ano antes com dedicação, considero como certeza você tirar uma nota boa.

O que eu gostei é que ela cobra algumas coisas de eletronica, ultimamente ando estudando um pouco só por diversão e agora descobri que não vai ser em vão heheh!

Alguém tem uma ideia de como conseguir cartas de recomendação? Eu ainda não estou no último ano, mas já estou começado a me preocupar, pois meus professores não ligam para a capacidade dos alunos e sim p/ os salários deles. E por alguns posts que eu li, parece que ela tem um peso até maior do quê a prova.

Também alguém sabe se porventura eu gabaritar a prova ou chegar perto disso, eu seria aceito com facilidade mesmo sem cartas de recomendação?

Obrigado.

E

Bicho…Gabaritar? Conheço um cara que acertou 55…E ele era maluco…Gabaritar, acho brabo…

Estou pra fazer este ano também…Comecei a estudar agora! :wink:

victorwss

Cara, ela tem 70 questões. A média NACIONAL gira em torno de 21 a 24.

A prova é extremamente difícil. Sei porque já a fiz três vezes, em 2005 acertei 33, em 2006 acertei 38 e em 2007 acertei 41 questões. O tempo da prova é de quatro horas, o que dá menos de 4 minutos por questão, mas há muitas questões que se precisa de pelo menos uns 20 minutos para resolver.

A prova não é elaborada para você tirar uma média e passar, ela é elaborada para tirar uma medida do seu nível em relação a outras pessoas, não existe aprovado ou reprovado. Por isso as questões são super ferradas e extremamente difíceis. As provas do POSCOMP são sem a menor dúvida as mais difíceis que já fiz em toda a minha vida. Muito, muito, muito mais difíceis que provas de certificação ou vestibulares.

Se você acertar 60 questões, então você realmente é um gênio brilhante (ou então colou na prova ou teve uma sorte excepcional no chutômetro).

Gabaritar então, você tem que ser o maior e melhor gênio em computação que já apareceu na face da Terra.

Gauss

É dificil mas não tao dificil como vc diz… dúvido que se vc preparar bem em quanto faz faculdade nao consegue uma nota boa. Prova sempre foi totalmente dependente de dedicação.

Já comecei a estudar pra parte de matemática e os tópicos e as questões não tem nível muito alto… mas pelo o que vi, tem MUITA matéria… ou seja, é necessário começar a se preparar com uma boa antecedencia, só isso.

Isso é claro se o cara trabalha fica meio difícil conseguir uma nota boa, visto a falta de tempo para se dedicar aos estudos, mas se alguem está se preocupando só em fazer uma pós, que normalmente é a tarde(usp), e realmente quer isso, realmente n vejo limites pra nota em prova :stuck_out_tongue:

Bom, cada um cada um… prometo que quando fazer a prova eu do um toque ;p

victorwss

Gauss:
É dificil mas não tao dificil como vc diz… dúvido que se vc preparar bem em quanto faz faculdade nao consegue uma nota boa. Prova sempre foi totalmente dependente de dedicação.

Já comecei a estudar pra parte de matemática e os tópicos e as questões não tem nível muito alto… mas pelo o que vi, tem MUITA matéria… ou seja, é necessário começar a se preparar com uma boa antecedencia, só isso.

Isso é claro se o cara trabalha fica meio difícil conseguir uma nota boa, visto a falta de tempo para se dedicar aos estudos, mas se alguem está se preocupando só em fazer uma pós, que normalmente é a tarde(usp), e realmente quer isso, realmente n vejo limites pra nota em prova :stuck_out_tongue:

Bom, cada um cada um… prometo que quando fazer a prova eu do um toque ;p

Uma coisa é conseguir uma nota boa. No POSCOMP 30 já é uma nota considerada boa (mesmo sendo menos que 50% de acerto). Tem um colega meu que está fazendo mestrado e tirou 30.

Outra coisa beeeeeem diferente é gabaritar (ou chegar perto, tipo errar 2 ou 3). Tem que ser extremamente genial.

L

Gauss:
Bom, por ironia do destino estava googlando sobre poscomp e acabei achando um tópico aqui no guj, para não criar outro tópico estou meio que revivendo esse, perdão pelo incomodo.

Sinceramente, a parte de matemática peca bastante, eu curso ciência da computação e acho ridiculamente fácil o conteúdo abordado na prova e até tive que estudar grande parte dele até para passar no vestibular.

A prova realmente não parece ser difícil, se começar a estudar um ano antes com dedicação, considero como certeza você tirar uma nota boa.

O que eu gostei é que ela cobra algumas coisas de eletronica, ultimamente ando estudando um pouco só por diversão e agora descobri que não vai ser em vão heheh!

Alguém tem uma ideia de como conseguir cartas de recomendação? Eu ainda não estou no último ano, mas já estou começado a me preocupar, pois meus professores não ligam para a capacidade dos alunos e sim p/ os salários deles. E por alguns posts que eu li, parece que ela tem um peso até maior do quê a prova.

Também alguém sabe se porventura eu gabaritar a prova ou chegar perto disso, eu seria aceito com facilidade mesmo sem cartas de recomendação?

Obrigado.

Cartas de recomendação são pré-requisitos em quase todos os programas de mestrado decentes. Sem elas você nem consegur se inscrever…

Mesmo que seus professores não liguem muito, peça pra eles escreverem uma carta baseado nas suas notas por exemplo. Acho dificil algum professor se recusar a escrever.

Acertando 40 você tá dentro, mesmo com cartas fracas.

E

Pois é…É amanhã gurizada…

E

E então…O que acharam da prova deste ano?

victorwss

Estava um pouco (só um pouco) mais fácil que a do ano passado. Pegaram mais leve em matemática.

Acho que fui bem. Superando a minha pontuação de 2007, fico feliz. :slight_smile:

fgs4ntos

Cara aew nesse site que encontrei tem todas as provas …

Blz

Espero que isso te ajude ate mais !!

fgs4ntos

Cara aew nesse site que encontrei tem todas as provas …

Blz

Espero que isso te ajude ate mais !!

Criado 6 de julho de 2005
Ultima resposta 12 de mar. de 2009
Respostas 76
Participantes 40