Prova scjp, causa das reprovações?

19 respostas
S

pessoas um amigo meu me criticou disse que eu hoje no guj fiz perguntas muito basicas, mas o problema é que eu estou a estudar para a prova scjp e axo que muitas das causas da reprovação estão nas coisas mais simples que nos lemos bem rapido e ignoramos e não prestamos a devida atenção, porque acho que quase todos quando estudam para a prova estudam muito as partes mais dificeis(generics, collectionm threads) e banalizam as partes mais simples.

eu queria ouvir a opinião dos que ja são scjp e dos que ainda não são. :idea: :idea: :idea:

19 Respostas

AUser

Não digo nas coisas mais simples, mas nos detalhes.

O capitulo 3 do livro da Kathy, o 7, o 8 e o 9 se o cidadão não ler ou realmente não estudar, tá reprovado. A prova se concentra neles.

[]'s

Tiburcio_Mancha

posso estar enganado, mas o capítulo 3 é Atribuições, não?Não me lembro direito agora…

Tae um capítulo q todo mundo le, acha simples e chegam nas questões e se ferram…

L

Preocupação excessiva e se concentrar demais no estudo faz mal também, porque aí a pessoa se sente pressionada, e pode prejudicar o aprendizado.

slompo

Estude é confie no que aprendeu, tem duvidas não tenha medo de perguntar, quem nunca teve?

AUser

Tiburcio_Mancha:
posso estar enganado, mas o capítulo 3 é Atribuições, não?Não me lembro direito agora…

Tae um capítulo q todo mundo le, acha simples e chegam nas questões e se ferram…

Se não me engano o capitulo 3 é sobre regras de sobrecarga, sobrescrita, construtores, etc. Esse é difícil. Mas o de threads é realmente difícil.

ViniGodoy

E só um comentário. Na SCJP você está aprendendo a linguagem, não a programar.

Muitos contratadores (inclusive eu) reprovam candidatos que escrevam código “SCJP” like nas provas.
O código da SCJP é intencionalmente horrível e mal escrito, para testar se o candidato consegue entender até os meandros das estruturas sintáticas mais obscuras. Não é adequado para produção profissional (especialmente o de threads).

B

Tem que ter atenção em alguns detalhes chatos…As vezes você consegue entender a lógica de uma questão complicada,sobre threads por exemplo, e erra a questão por um erro bobo sobre strings…

rafaelpaz

O que pode ser óbvio para um, pode ser um mistério para outro… Todos nós estamos aqui para aprender e não acho legal alguém bombardear alguém só porque esse alguém fez uma pergunta básica, aliás isso aqui não é um fórum para ajuda?

V

Tiburcio_Mancha:

vi uma noticia no site da sun que como o número de questões da prova diminuiu esta parte de atribuições e controle de fluxo terão questãos mais elaboradas no exame, por isso é bom o pessoal estudar bem esta parte.

Raulen_Rodrigues_da_

O Capítulo 03 “Atribuições” realmente é terrível, junto com o 7 Coleções/Genéricos, são os que estão me dando trabalho,(O 7 dando mais trabalho por ser extenso e o 3 por ter itens que nos simulados confundem muito)…Vou estudar mais uns 15 dias antes de fazer a prova (estudo e simulado) e estou dando ênfase nesses dois capítulos + Threads. Acho que somado esses três capítulos eles formam o conteúdo que reprovam os candidatos.

rmala_ti

tem que fazer simulado, simulado e mais simulado.
nos simulados, cada hora eu encontro uma forma diferente de fazer a mesma coisa.

LPJava

substimar a prova, gera reprovacao.
E a respeito do nro de questoes terem diminuid, foi para o exame java 6. Ate hj nao entendi o por que?!

evertonsilvagomesjav

Quantas questôes estao no Java 6?

LPJava

veja:

Details
Delivered at: Authorized Worldwide Prometric Testing Centers
Prerequisites: None
Other exams/assignments required for this certification: None
Exam type: Multiple choice and drag and drop
Number of questions: 60
Pass score: 58.33 % (35 of 60)
Time limit: 180 minutes

tiram 12 questoes com relacao a scjp 5

maior_abandonado

pesquisa pelos resultados que o pessoal relatou aqui no guj…

pelo que eu tinha percebido na epoca que eu tava correndo mais atras disso, vi que a grande maioria ia mal em threads e generics sim (principalmente generics)… comigo aliais não foi exceção.

S

para ser sincero, eu axo generics um pouco mais simples em relação a fluxos

evertonsilvagomesjav

puts, eu vou fazer a 5

ralphsilver

O SCJP é complicado mesmo neste sentido: geralmente as pessoas estão acostumadas a botar a mão na massa e acaba esquecendo de alguns detalhes. Por exemplo: classe fantasma. Eu dei uma olhada no livro e vi que isso cai em prova. Já fazia muito tempo que eu tinha visto como que desenvolvia usando classe fantasma mas nem iria lembrar se caísse isso na prova.

sergiotaborda

ViniGodoy:
E só um comentário. Na SCJP você está aprendendo a linguagem, não a programar.

Muitos contratadores (inclusive eu) reprovam candidatos que escrevam código “SCJP” like nas provas.
O código da SCJP é intencionalmente horrível e mal escrito, para testar se o candidato consegue entender até os meandros das estruturas sintáticas mais obscuras. Não é adequado para produção profissional (especialmente o de threads).

++

Isso é muito importante que todos entendam.

Respondendo ao topico, realmente muita gente banaliza o mais básico da linguagem mas ai que está o verdadeiro entendimento. Collections ? fala sério é um objeto como qualquer outro, qual é o problema disso? Collections são muito usadas porque permitem exercitar muitas coisas (pois são objetos simples e conhecidos de todos).
São as regras da linguagem que importam e isso está nos detalhes.

Por exemplo, face a um problema de threads, muitas pessoas não entendem que qualquer linha de codigo que não esteja dentro de um syncronized é um possivel ponto de espera. Ou seja, nada garante que o codigo de um método seja todo executado e isso é pior se parar num while ou num for. É por isso que existe o syncronized. sem isto na cabeça qq analise de codigo sobre threads será falha. Outra é tentar saber a ordem em que determinado output acontece em ambiente multithread. é preciso partir do principio de que não ha garantia alguma de repetibilidade se não houverem mecanismo explicitamente colocados para isso ( como synchronized).

E sim, threads é realmente dificil. Eu sou certificado java 1.4 com 98% e a maldita foi exactamente sobre a ordem de output de threads. É por isso que hoje eu sempre uso o padrão produtor-consumidor e nunca tento procurar ordem nessas coisas… a probabilidade é que me engane :slight_smile:

Estudar para certificação não é decoreba, é entendimento. Se vc entende as regras e as tem na cabeça , vc resolve qualquer problema a qualquer momento. É comum para muita gente que programa java passar por uma faze em que só vê objetos e sonha com objetos e em “objetizar” o universo. Isso significa que o mecanismo interno à OO está mudando a forma como vc pensa. Depois de um tempo esses sonhos e essa sensação passa, isso porque pensar OO agora é algo inconsciente ( é um reflexo automático e não mais um esfoço). O mesmo acontece com as regas do java. Depois de um tempo é um reflexo e não um esforço.

Criado 13 de janeiro de 2010
Ultima resposta 14 de jan. de 2010
Respostas 19
Participantes 16