ViniGodoy:
E só um comentário. Na SCJP você está aprendendo a linguagem, não a programar.
Muitos contratadores (inclusive eu) reprovam candidatos que escrevam código “SCJP” like nas provas.
O código da SCJP é intencionalmente horrível e mal escrito, para testar se o candidato consegue entender até os meandros das estruturas sintáticas mais obscuras. Não é adequado para produção profissional (especialmente o de threads).
++
Isso é muito importante que todos entendam.
Respondendo ao topico, realmente muita gente banaliza o mais básico da linguagem mas ai que está o verdadeiro entendimento. Collections ? fala sério é um objeto como qualquer outro, qual é o problema disso? Collections são muito usadas porque permitem exercitar muitas coisas (pois são objetos simples e conhecidos de todos).
São as regras da linguagem que importam e isso está nos detalhes.
Por exemplo, face a um problema de threads, muitas pessoas não entendem que qualquer linha de codigo que não esteja dentro de um syncronized é um possivel ponto de espera. Ou seja, nada garante que o codigo de um método seja todo executado e isso é pior se parar num while ou num for. É por isso que existe o syncronized. sem isto na cabeça qq analise de codigo sobre threads será falha. Outra é tentar saber a ordem em que determinado output acontece em ambiente multithread. é preciso partir do principio de que não ha garantia alguma de repetibilidade se não houverem mecanismo explicitamente colocados para isso ( como synchronized).
E sim, threads é realmente dificil. Eu sou certificado java 1.4 com 98% e a maldita foi exactamente sobre a ordem de output de threads. É por isso que hoje eu sempre uso o padrão produtor-consumidor e nunca tento procurar ordem nessas coisas… a probabilidade é que me engane 
Estudar para certificação não é decoreba, é entendimento. Se vc entende as regras e as tem na cabeça , vc resolve qualquer problema a qualquer momento. É comum para muita gente que programa java passar por uma faze em que só vê objetos e sonha com objetos e em “objetizar” o universo. Isso significa que o mecanismo interno à OO está mudando a forma como vc pensa. Depois de um tempo esses sonhos e essa sensação passa, isso porque pensar OO agora é algo inconsciente ( é um reflexo automático e não mais um esfoço). O mesmo acontece com as regas do java. Depois de um tempo é um reflexo e não um esforço.