Eu fiz a prova SCWCD 1.4 sábado passado. Score 71%. Passei 
Na realidade eu não pretendia fazer a prova agora, mas fui obrigado porque o meu Voucher vencia dia 31/10.
Eu tive que ler o livro em aproximadamente 10 dias. Sendo que eu trabalho das 8:00 às 18:00 e estudo das 19:00 às 23:00.
Eu vou deixar aqui a minha contribuição para o pessoal que pretende fazer a prova.
Eu estudei pelo livro HeadFirst JSP & Servlets. O livro é muito bom, assim como a série toda. Eu deu uma olhada em outros livros para certificação, e o headfirst é, sem dúvida, o melhor. Infelizmente eu não tive tempo de estudar a parte de custom taglibs e jstl. Para poder fazer a prova, nos últimos dias antes da prova tive que ler um resumo desse livro mesmo.
A prova de uma maneira geral não foi difícil. Eu fiz a prova em aproximadamente 1 hora depois fiz uma revisão em aproximadamente 40 minutos. O tempo que eles te dão é mais do que suficiente.
Cairam pelo menos 20 questões(quase 1/3 da prova) de taglibs, justamente o assunto que eu menos tinha
estudado.
A parte de servlets foi bem tranquila. É importante memorizar a api de servlets, pois caem várias perguntas que te pedem para dizer à qual interface ou classe pertence tal método.
Eu achei a parte de JSP mais difícil. Justamente por não ter tempo de estudar melhor e fazer os exemplos do livro pra ajudar a aprender e a memorizar.
Filtros foi o assunto menos requisitado, 1 ou 2 perguntas, bem simples.
Segurança também foi simples.
Caíram mais de 5 perguntas de patterns, outro assunto que eu praticamente não estudei e acertei somente 50%.
Eu acabei de ler o depoimento de outro gujeiro que não passou na prova. Eu estava um pouco nervoso quando comecei a prova pq a maioria das questões do início da prova eram sobre taglibs, que eu não tinha estudado. Eu tinha certeza que não ía passar, mas daí eu tentei ficar tranquilo e fazer o melhor que eu podia, se eu não passasse tudo bem, era só tentar de novo.
Daí eu terminei de fazer a prova, comecei a revisão e percebi que eu tava nervoso à toa e que eu não estava indo tão mal.
Então, como conselho, tenta manter a calma pq muitas vezes o bicho é menor do que vc acredita que ele seja.
[]s
Marcos