Próximos passos da carreira

Olá. Sou membro desse fórum a algum tempo, mas não costumo postar muito. Entretanto, ciente da capacidade dos colegas aqui, gostaria de pedir um auxílio para os próximos passos da minha carreira.

Possuo 22 anos, moro em Campinas, faço SI na PUC, sou OCPJP e trabalho a um ano como desenvolvedor Java. Na primeira metade desse ano eu fiz o básico: CRUDs com JSF e JDBC (sim, sem JPA). Na segunda metade do ano eu comecei a trabalhar num projeto mais complexo que envolve EJBs, Connectors, WebServices, JCA (arquitetura de criptografia), ou seja, muita coisa legal. Só que esse projeto já ficou pronto e agora estou naquela parte chata de preparar o ambiente para produção, ou seja, estou desenvolvendo muito pouco.

Eu estou meio preocupado porque uma das minhas metas é poder alcançar o conhecimento de um programador pleno em dois anos. Só que a um tempo não sinto que cresci profissionalmente. Pensei em estudar para a prova de EJBs ou para a TOEFL, também pensei em estudar um terceiro idioma ou desenvolver artigos científicos (com ênfase na matemática-computacional). Mas estou um tanto perdido.

A questão é: o que eu devo fazer daqui pra frente? O que eu devo fazer para possuir gabarito e trabalhar com desenvolvimento complexo e longe de CRUDs?

Desde já agradeço!

Quer continuar a ser desenvolvedor? Certificação, EJB, Struts, JSF e assim vai.
Quer entrar na área acadêmica? Artigo, Mestrado, Pós e assim vai.

Eu quero continuar a ser desenvolvedor, também quero fazer mestrado em computação, mas a minha dúvida maior é sobre o que fazer agora, mais especificamente nessas férias da faculdade (até março): continuar ou não no emprego, estudar quais tecnologias, o que eu devo aprimorar no âmbito profissional, etc.

Continuo no aguardo das respostas dos meus colegas. Abs.

Olha, se eu fosse você o melhor que podes fazer nessas férias é estudar pra tirar uma certificação nova.

Na parte de Web ou de Persistência. Acho que no seu caso é um ótimo adendo ao currículo!

:wink: