Proxy é pattern J2EE?

Olá Sr.

Não sei se poderia fazer esse tipo de pergunta, mas minha questão é a seguinte, fiz uma prova e tinha a seguinde questão:

Por erro de um usuário, foi incluído um item na lista de especificações da plataforma J2EE que NÃO a constitui. Essa especificação é:
(A) JDBC
(B) JSP
© Proxy
(D) EJB
(E) ASP

Colocaram a letra C como, mas proxy não é pattern j2ee? Alguem pode me apontar uma bibliografia referenciando? Do contrário, existe algum tipo de especificação que tenha a sigla “ASP”?

Grato.

O Proxy Pattern é um design pattern do GoF (Gang of Four).
Eu não encontrei o Proxy na lista do J2EE Pattern http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html, mas esse padrão é muito utilizado principalmente com EJB e JPA.

Agora sobre a pergunta, como ele pede um item da lista, o mais sensato seria a resposta E, ASP.

Bem provavel que a pergunta esteja errada.

A) JDBC não é um pattern, mas sim uma API do Java. Faz parte da especificação JSE, não JEE.
B) JSP também não é um pattern, mas uma API do Java. Faz parte da especificação JEE.
C) É um pattern GOF, porém faço coro ao Jair: é usado mas não está especificado nos Java Patterns. E faz sim especificação JEE já que EJB usa.
D) EJB é uma API também, não exatamente um pattern. Faz parte da especificação JEE (obvio, hehe).
E) ASP é uma linguagem.

Para mim essa pergunta tá muito sem vergonha.