[quote=Mauricio Linhares]Agora eu realmente fiquei triste viu Vini, logo você que tem vivência no mercado falando um absurdo desses?
A primeira coisa errada é que os dois jogos pra console são importados, enquanto que o jogo pra PC já sai por um publisher nacional, só isso já seria motivo o suficiente pra a distância no preço mas é claro que não pára por aqui. Jogos pra console tem um atravessador que não existe nos pcs, que é a empresa dona do console. Cada jogo precisa ser licenciado pra que seja lançado, além dos custos de se comprar SDK, suporte e tudo mais que normalmente não existe no PC, já que você não precisa pagar uma licença a microsoft pra lançar um jogo pra Windows.
Some-se a isso que o mercado de consoles no brasil é infinitamente menor que o mercado de PCs e voilá, você tem a explicação dos preços irreais de jogos no brasil. Obviamente, quem realmente compra jogo original procura e-bay e lojas fora do brasil pra fazer suas compras, eu não conheço ninguém aqui que compre jogos de PS3 no submarino.
Pra se perceber a diferença entre o jogo com atravessador ou não, é só ver isso aqui -> http://www.amazon.com/Need-Speed-Undercover-Pc/dp/B001AVTY1Y
Vejam as versões pros consoles.[/quote]
Na verdade, me fiz de desentendido. Claro que conheço os motivos pelos quais os jogos do console são absurdamente mais caros (eles já até foram comentados nesse mesmo post, há umas 15 ou 20 páginas atrás). Mas, infelizmente, esse absurdo é mesmo o mercado que vivemos.
Você ser obrigado a importar o jogo via e-bay, não é exatamente a melhor das práticas comerciais. E muita gente compra o jogo na loja ou, pelo menos, gostaria de comprar.
O que acaba acontecendo é o aumento da pirataria no console. E muita gente chega ao cúmulo de não colocar o preço do jogo nas contas, já que efetivamente não pagará por ele. E a pirataria, afasta ainda mais o estúdio do nosso mercado e, ironicamente, afasta ainda mais o interesse do publisher nacional. Um ciclo vicioso difícil de corrigir.
Agora, será que o mercado de consoles é tão menor assim? Se você for numa loja, peceberá que 2/3 das prateleiras estão destinadas única e exclusivamente aos consoles. Se é um mercado pequeno e tão pouco atrativo, porque será que as lojas ocupam tanto espaço com ele? Na verdade, a FNAC aqui de Curitiba vem diminuindo ano-a-ano o espaço do PC, e dando lugar ao console. Até as prateleiras enormes de The Sims já estão menores.
Acho que os custos de SDK não se aplicam aqui. As empresas produtoras distribuem esse custo na venda total, inclusive os ports. Tanto que no mercado americano a diferença de preço entre as plataformas é praticamente irrisória. Por mais que exista um custo, esse custo é fixo, e acaba diluído na venda dos produtos.
Talvez estejamos padecendo pela falta de um publisher nacional, que traga esse jogo para cá, em escala e preços compatíveis.